A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão dos Recursos Humanos no Sistema Toyota de Produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão dos Recursos Humanos no Sistema Toyota de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão dos Recursos Humanos no Sistema Toyota de Produção
Com a difusão do Sistema Toyota de Produção (TPS), o mundo já fala a mesma língua das ferramentas da produtividade: JIT, jidoka, kaizen, etc. Mas pouco se fala sobre como gerenciar os recursos humanos para atingir tais níveis de eficiência.

2 O fato do TPS produzir de acordo com a demanda (atuar sob o JIT), incluir a qualidade do produto no processo de produção (jidoka) e dar enfoque à melhoria contínua (kaizen) torna imprescindível uma boa Gestão de RH para obter a participação de todos os envolvidos e manter o moral elevado.

3 Gestão de RH no TPS Toyota no Japão:
2ª Guerra – Crise, problemas de mão de obra e acordo com sindicatos resultou em numerosas demissões e acordo de emprego vitalício para os que ficaram na empresa. Desde então a Toyota vem aplicando um modelo de Gestão de RH próprio, influenciado pela cultura do Japão.

4 Objetivo Conquistar cada vez mais a participação dos funcionários na melhoria das atividades no processo de produção, redução de custos e responsabilidade sobre a qualidade, garantindo assim, o crescimento da empresa como um todo.

5 Filosofia da empresa Melhoria contínua e respeito à vida humana.
Hoje, com a Toyota entrando em vários países, é necessário explicar essa filosofia, e por isso foi escrito em 2001 o Toyota Way, ou seja, a formalização dessa filosofia.

6 Toyota Way Diz respeito à postura ou valores que os envolvidos com a empresa devem ter. Assim como o TPS, o Toyota Way também baseia-se em dois pilares que são a melhoria contínua e o respeito às pessoas.

7 Melhoria Contínua (ou sabedoria)
Kaizen 1- Challenge (desafio) Entende-se como o incentivo à criação, inclusive ao erro. O ser humano aprende o conhecimento com o acúmulo de acertos e erros e, se existe o medo de errar, a possibilidade de acertar também é restrita, assim, os funcionários são encorajados a criar, ter uma visão a longo prazo e tomar decisões bem avaliadas.

8 Kaizen É a idéia de que não existe nada perfeito, que a melhoria é infinita, ou seja, jamais deve se acomodar com a conquista atual e tudo sempre pode ser melhorado. O melhoramento deve ser contínuo, jamais ter um fim.

9 Genchigenbutsu Retrata o espírito do TPS de valorização da produção.
Todas as decisões devem ser tomadas a partir de uma avaliação real do fato ou das coisas, ou seja, através da visão, tato, etc. Isso significa que, se o foco da empresa é o produto, todos os envolvidos devem conhecer pessoalmente o processo de produção do mesmo.

10 Respeito às pessoas Fundamenta-se no respeito ao próximo, aos acionistas e aos funcionários e o teamwork. Incentiva-se à comunicação e a criação da confiança e responsabilidade mútua entre a empresa e seus funcionários, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento.

11 Gestão de RH na Toyota (GRHT)
Características que envolvem o relacionamento dos funcionários com o TPS: - Estreita relação entre o gerenciamento da qualidade e o gerenciamento de pessoal. Impecabilidade no prazo de entrega (JIT) Redução de custos (eliminação de desperdícios. Polivalência E respeito à vida humana e às atividades de melhoria contínua.

12 Garantia do Emprego Trabalhadores com emprego vitalício
Trabalhodores temporários Trabalhadores Part-Time Trabalhadores externos (via empreiteira ou sub-contratados) Trabalhadores sem vínculo.

13 Salário O cálculo é feito de forma a umentar a flexibilidade funcional, aumentar a flexibilidade do sistema para adaptações estratégicas, aproveitar ao máximo a capacidade dos funcionários e desenvolver a capacidade criativa dos mais jovens. Assim para os funcionários da produção preza-se a capacidade/habilidade e para os executivos, os resultados.

14 Cálculo do salário: Salário base (40%) + salário por produtividade (20%) + salário idade (20%) + salário por habilidade (20%) Funcionários de escritório e especialistas: Salário base (60%) + salário por habilidade (40%)

15 Promoção Dupla Hierarquia
1ª- Representa a hierarquia dos cargos que é equivalente ao que vem sendo praticada no Brasil, descrita através de organograma da empresa no qual cada nível superior tem um poder de decisão maior.

16 2ª - Hierarquia do salário Diz respeito ao salário por habilidade.
Toyota – 10 categorias -Geral básico -Intermediário e avançado - Pré-especialista - Especialista básico Intermediário e avançado - Super especialista - Intermediário e avançado - Super especialista superior

17 Treinamento Tendência de nivelar funcionários , refletindo o novo programa de treinamento dos funcionários da produção. Objetivo – Desenvolver o espírito de desafio nos trabalhadores, melhorar o planejamento das habilidades de forma a adequar às alterações da produção e reconhecer e retribuir o esforço individual.

18 Relações Trabalhistas
Alto nível de confiança e reciprocidade entre a empresa e o sindicato dos trabalhadores. Sindicato coopera com o crescimento e desenvolvimento econômico e social da Toyota, engloba atividades de assistência social, educação, etc.

19 Pontos fortes: Base comum para todos os trabalhadores
Garantia da confiança e responsabilidade mútua. A empresa tem candidatos para participar do processo de eleição do sindicato. Ser representante do sindicato da empresa faz parte do programa de promoções (carreira).


Carregar ppt "Gestão dos Recursos Humanos no Sistema Toyota de Produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google