A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Educação Subsecretaria de Ensino Coordenadoria de Educação AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA 2011

2 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ORIENTAÇÃO INICIAL Professor aplicador Preencher os dados do aluno na capa. Disponibilizar o material a ser usado com antecedência: lápis com ponta, borracha limpa, lápis com as cores solicitadas no material. Ao apresentar cada atividade, orientar sua execução, de forma tranquila, a fim de que a criança se sinta confiante e segura em relação aos seus saberes. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

3 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE Compreender as diferenças existentes entre os sinais do sistema de escrita alfabético-ortográfico e outras formas gráficas e sistemas de representação. (ATIVIDADES 1-2) CANETA # ? * 8 BOLA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA A – PINTAR DE AZUL O QUADRINHO ONDE APARECE UM NÚMERO. B – PINTAR DE AMARELO O QUADRINHO COM A PALAVRA “CANETA”. C – MARCAR X ONDE HÁ DESENHOS.

4 ATIVIDADE 1 Sondar a criança sobre a ideia do que consta em cada quadro. Orientar a execução da ação considerando : se a criança pintar BOLA e não CANETA , indica que reconhece palavra. Mesmo que pinte CANETA, solicitar que leia a outra palavra. É importante observar/explorar as informações de cada quadrado, para compreender melhor as informações que a criança revela ter. Se ela reconhece alguma letra já é sinal de que distingue letra de outras representações gráficas.

5 ATIVIDADE 1 NÍVEL1 Não diferencia os diferentes elementos. NÍVEL 2 Não diferencia letra de nº, mas sim do desenho. NÍVEL3 Diferencia

6 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE 2 A G R M P B E AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CIRCULAR TODAS AS LETRAS QUE APARECEM NO QUADRO.

7 ATIVIDADE 2 Solicitar que a criança nomeie o que está vendo, Em seguida, solicitar que aponte o que é letra (orientando a execução da ação) ou ainda, apontar para ela cada forma, indagando-lhe se é letra ou não (orientando, em seguida, a execução da ação). Atenção! Alguns desenhos são parecidos com letras. Procure observar se isto interfere no pensamento da criança.

8 Confunde alguns desenhos com letras NÍVEL 3 Reconhece a letra
ATIVIDADE 2 NÍVEL 1 Não diferencia NÍVEL2 Confunde alguns desenhos com letras NÍVEL 3 Reconhece a letra

9 ATIVIDADE 3 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Conhecer o alfabeto. A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z AVALIAÇÃO DIAGNÓSTIA A-PINTAR DE AMARELO OS QUADRINHOS COM AS LETRAS QUE FORMAM O NOME DO ALUNO. B-PINTAR DE VERDE OS QUADRINHOS COM OUTRAS LETRAS CONHECIDAS PELO ALUNO, MAS QUE SEJAM DIFERENTES DAS DO SEU PRÓPRIO NOME (AS LETRAS IDENTIFICADAS/PINTADAS PELO ALUNO DEVERÃO SER NOMEADAS POR ELE).

10 Errata 3 e 4 – habilidade: conhecer o Alfabeto.
ATIVIDADE 3 Errata 3 e 4 – habilidade: conhecer o Alfabeto. Indagar sobre o conteúdo do quadro , apontar as letras, aleatoriamente, sondando o conhecimento sobre as mesmas, solicitar que escreva seu nome e em seguida que encontre as letras do mesmo. Obs. : importante atentar para a ordem em que pinta as letras do nome, solicitar que observe as letras que não foram pintadas, indagando-lhe o nome das mesmas e solicitar que pinte as que conhece (executando a ação B).

11 NÍVEL 1 Não reconhece NÍVEL 2 Reconhece algumas NÍVEL 3 Reconhece
ATIVIDADE 3 NÍVEL 1 Não reconhece NÍVEL 2 Reconhece algumas NÍVEL 3 Reconhece

12 ATIVIDADE 4 Conhecer o alfabeto.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCREVER, EM CADA QUADRINHO, AS LETRAS QUE FOREM DITADAS PELO PROFESSOR.

13 1º Fazer rememoração oral das letras que a criança conhece.
ATIVIDADE 4 1º Fazer rememoração oral das letras que a criança conhece. 2º Solicitar a escrita 3º Solicitar que a criança diga o nome das letras que ela conhece e em seguida pedir que escreva. NÍVEL 1 - Não escreve NÍVEL 2- Escreve algumas NÍVEL 3- Escreve todas

14 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE 5 Dominar convenções gráficas: orientação da escrita, alinhamento da escrita e segmentação dos espaços em branco. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA A- LEITURA DO TEXTO PELO ALUNO OU PELO PROFESSOR. CASO SEJA LIDO PELO PROFESSOR, O ALUNO DEVERÁ APONTAR AS PALAVRAS LIDAS, IDENTIFICANDO RECONHECER QUE A LEITURA É FEITA DA ESQUERDA PARA A DIREITA. B- ENVOLVER CADA PALAVRA DA FRASE. C- MARCAR, COM BOLINHAS COLORIDAS, OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS.

15 1º- Explore as informações da frase, letras palavras
ATIVIDADE 5 Importante que o professor leia a frase ( explorando seu sentido) e só depois leia palavra por palavra, pausadamente, solicitando que a criança corra o dedo sob as mesmas, a fim de que a criança revele sua lógica em relação a direção da leitura. Em seguida, solicitar que a criança conte as palavras(apontando uma a uma) e só depois execute as ações B e C. 1º- Explore as informações da frase, letras palavras 2º- Pedir para o aluno passar o dedo enquanto lê.

16 NÍVEL 1 Lê com ajuda NÍVEL 2 Lê palavras NÍVEL 3 Lê a frase
ATIVIDADE 5 NÍVEL 1 Lê com ajuda NÍVEL 2 Lê palavras NÍVEL 3 Lê a frase

17 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE 6 Identificar letras que se repetem nas palavras. LEI AZUL A) AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA MICO BONECA B) A-LEITURA, PELO PROFESSOR, DE CADA PALAVRA DO QUADRO (UMA DE CADA VEZ). B-PEDIR PARA QUE O ALUNO IDENTIFIQUE E RISQUE AS LETRAS QUE SÃO IGUAIS NOS PARES DE PALAVRAS.

18 NÍVEL 2 - Identifica uma das semelhanças
ATIVIDADE 6 Durante a leitura (realizada pelo professor) é importante destacar o par em questão (escondendo o outro), a fim de preservar o foco da criança. Em seguida, solicitar que a criança aponte e nomeie letra por letra de cada palavra, e assim execute a ação B. NÍVEL 1 - Não identifica NÍVEL 2 - Identifica uma das semelhanças NÍVEL 3 – Identifica todas as semelhanças

19 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE 7 Reconhecer palavras ou segmentos sonoros como rimas, sílabas, em diversas posições. CADEIRA SAPATEIRA BANANA SABÃO PANELA JANELA COLHER CORAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA LEITURA, PELO PROFESSOR, DE CADA PAR DE PALAVRAS, PEDINDO PARA QUE O ALUNO PINTE OS PARES QUE RIMAM (LER UM PAR DE CADA VEZ).

20 O professor pode explorar oralmente algumas palavras com rimas.
ATIVIDADE 7 O professor pode explorar oralmente algumas palavras com rimas. Proceder à leitura dos pares de palavras com clareza sonora. Conversar com a criança sobre o som das palavras, pronunciar algumas palavras que rimam diferente das que aparecem e em seguida pedir para que execute a ação. NÍVEL 1 - Não reconhece NÍVEL 2 - Reconhece um par NÍVEL 3 –Reconhece os dois pares

21 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE 8 Ler e compreender palavras compostas por sílabas canônicas ( CV – ex: sí-la-ba) e não canônicas ( CVC – ex: tor-ta, CCV – ex: flo-res-ta, V – ex: a-ra-ra). AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA FAZER UM X, EM CADA QUADRO NUMERADO, NA PALAVRA QUE O PROFESSOR DITAR.

22 ATIVIDADE 8 Importante que o professor peça para que a criança conte quantas palavras têm no quadro (apontando). Que o professor leia todas as palavras do quadro para depois destacar a que deseja que a criança risque. Após a palavra riscada, solicitar que a criança leia a palavra apontando as partes sonoras. Observar se ela evidencia a sonoridade. NÍVEL 1- Não lê NÍVEL 2- Lê somente palavras com sílabas canônicas NÍVEL 3- Lê palavras com sílabas canônicas e não canônicas

23 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE 9 Ler e compreender pequenos textos. A) B) AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA LER O QUE ESTÁ ESCRITO EM CADA QUADRO (LEITURA PELO ALUNO).

24 NÍVEL 1- Não lê NÍVEL2- Lê com ajuda NÍVEL 3- Lê com sentido
ATIVIDADE 9 NÍVEL 1- Não lê NÍVEL2- Lê com ajuda NÍVEL 3- Lê com sentido

25 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE 10 Escrever o nome com apoio. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PEDIR PARA O ALUNO ESCREVER O NOME NO QUADRO, USANDO COMO APOIO: TELHADINHO, CHAMADINHA OU FICHA.

26 NÍVEL 2- Escreve faltando letras NÍVEL 3-Escreve todas as letras
ATIVIDADE 10 NÍVEL 1- Não escreve NÍVEL 2- Escreve faltando letras NÍVEL 3-Escreve todas as letras

27 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE 11 Escrever palavras de cor. ______________________________________ AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PEDIR PARA O ALUNO ESCREVER PALAVRAS CONHECIDAS POR ELE.

28 ATIVIDADE 11 NÍVEL 1- Não escreve NÍVEL 2- Escreve invertendo ou faltando letras NÍVEL 3- Escreve palavras

29 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE 12 Escrever palavras de cor. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PEDIR PARA O ALUNO ESCREVER O SEU NOME NO QUADRO (SEM APOIO).

30 ATIVIDADE 12 NÍVEL 1- Não escreve NÍVEL 2- Escreve invertendo ou faltando letras NÍVEL 3- Escreve palavras

31 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE 13 Escrever palavras com grafia desconhecida. _________________________________________ AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCREVER PALAVRAS DITADAS PELO PROFESSOR (SERÃO ESCOLHIDAS A PARTIR DO QUE O PROFESSOR OBSERVOU NAS ATIVIDADES ANTERIORES REALIZADAS PELO ALUNO).

32 NÍVEL 2- Escreve invertendo ou faltando letras
ATIVIDADE 13 NÍVEL 1- Não escreve NÍVEL 2- Escreve invertendo ou faltando letras NÍVEL 3- Escreve palavras Obs.: Indicar e usar palavras com sílabas canônicas ou não canônicas.

33 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ATIVIDADE 14 Escrever pequenos textos. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCREVER UMA LISTA COM BRINCADEIRAS OU BRINQUEDOS PREFERIDOS.

34 NÍVEL 2- Escreve invertendo ou faltando letras
ATIVIDADE 14 NÍVEL 1- Não escreve NÍVEL 2- Escreve invertendo ou faltando letras NÍVEL 3- Escreve palavras

35 Capacidades já desenvolvidas pelo aluno
LEGENDA NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 Capacidades ainda não desenvolvidas Capacidades em desenvolvimento Capacidades já desenvolvidas pelo aluno AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

36 “Espera-se que o trabalho docente produza resultados positivos e duráveis sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os alunos.” (Ceris S. Ribas da Silva)


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google