A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração"— Transcrição da apresentação:

0 Baseado em nossas experiências, sabemos que empresa e grupo de pessoas estão preocupados em sobreviver e vencer. Se você está cansado de lutar sem ter muitos resultados, talvez seja porque você ainda não tem seus horizontes claramente definidos. Na verdade, você deverá saber e ajudar a si mesmo a construir o seu futuro. Se você levar a sério e desenvolver sua persistência, encontrará alguns caminhos que poderão conduzi-lo ao sucesso. Só você poderá encontrar o seu caminho para o futuro e alcançar o sucesso... “Nossa maior fraqueza está em desistir. A maneira mais segura de ter sucesso é sempre tentar mais uma vez”. Thomas Edison.

1 O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
A capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas. É um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas. Administração Uso da autoridade inerente a uma determinada posição dentro de uma hierarquia formal para obter o comprometimento dos demais membros da organização.

2 O LÍDER E A LIDERANÇA Stogdill (1948) afirmou que “uma pessoa não se torna líder por possuir alguma combinação de traços; o padrão das características pessoais do líder precisa manter alguma relação relevante com características, atividades e objetivos dos seguidores”. Principais problemas do cotidiano de um líder: Responsabilidade e a autorizadade; Delegação e o estabelecimento de objetivos; Controle e a avaliação de desempenho; Formação de equipes e o manejo de conflitos

3 LIDERANÇA E PODER Liderança e poder são elementos interligados no processo de influenciar pessoas. O poder é a força do direcionamento dos sistemas e das situações sociais através dos recursos organizacionais. Tipos de poder: Poder legítimo: inerente à estrutura organizacional. Poder de recompensa: reforço e reconhecimento. Poder coercitivo: relaciona-se com a autoridade. Poder de especialização: conhecimento e experiência. Poder de referência: associado ao carisma pessoal. Poder de informação: posse de dados estratégicos.

4 O MOMENTO DE LIDERAR Para Michael Useem, o momento de liderar requer as seguintes atitudes: Ter visão clara dos objetivos e saber transmití-los; Guiar-se por seus valores e pelos valores da organização mantendo a coerência na adversidade; Estimular e criar as condições objetivas para o compartilhamento de informações, conhecimento e experiências; Preparar as pessoas para situações adversas, capacitando-as para tanto e criando o suporte da equipe para cada um de seus integrantes;

5 O MOMENTO DE LIDERAR Esperar e cobrar alto desempenho da equipe;
Manter as pessoas focadas no essencial; Estimular as pessoas a usarem seus pontos fortes e a desenvolvê-los; Conquistar aliados que o apóiem nas situações difíceis; Possuir coragem para tomar as decisões necessárias – a indecisão pode ser tão danosa quanto decisões ineptas.

6 TEORIAS DE LIDERANÇA As teorias de liderança representam as tendências contemporâneas mais utilizadas nos modelos gerenciais e têm subsidiado práticas e políticas de gestão de pessoas nas empresas.

7 TEORIA DOS TRAÇOS Teorias dos traços de liderança Traços de liderança:
Teorias que buscam traços sociais, físicos, intelectuais ou de personalidade que possam descrever os líderes e diferenciá-los dos demais. Esses traços auxiliam em seu papel. Fatores físicos; Habilidades; Aspectos da personalidade. Traços de liderança: Ambição e energia Desejo de liderar Honestidade e integridade Autoconfiança, introversão Inteligência Elevado automonitoramento Conhecimentos relevantes para o trabalho Altura, peso, aparência física Idade Fluência verbal

8 TEORIAS COMPORTAMENTAIS
Teorias comportamentais de liderança Teorias que propõem que comportamentos específicos diferenciam os líderes dos liderados. Teoria dos traços: Líderes já nascem líderes. Teoria comportamental: A liderança pode ser ensinada.

9 Estrutura de iniciação
Estudos da Universidade Estadual de Ohio Estrutura de iniciação A extensão em que um líder é capaz de definir e estruturar o seu próprio papel e o dos funcionários na busca do alcance dos objetivos. Consideração A extensão em que uma pessoa é capaz de manter relacionamentos de trabalho caracterizados por confiança mútua, respeito às idéias dos funcionários e cuidado com os sentimentos deles.

10 Líder orientado para o funcionário
Estudos da Universidade de Michigan Líder orientado para o funcionário Enfatiza as relações interpessoais, demonstra interesse pessoal nas necessidades de seus funcionários e aceita as diferenças entre os membros do grupo. Líder orientado para a produção Enfatiza os aspectos técnicos e práticos do trabalho.

11 Líder orientado para o desenvolvimento
Estudos escandinavos Líder orientado para o desenvolvimento Valoriza a experimentação, busca novas ideias e gera e implementa mudanças. Pesquisadores da Finlândia e da Suécia começaram a reavaliar se existiam mesmo apenas duas dimensões para capturar a essência do comportamento de liderança. A premissa básica é que, em um mundo em mudanças, os líderes eficazes devem exibir um comportamento orientado para o desenvolvimento.

12 TEORIAS DAS CONTINGÊNCIAS
Modelo da contingência de Fiedler Propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona. Questionário do colega menos preferido Instrumento cujo propósito é avaliar se uma pessoa é orientada para os relacionamentos ou para as tarefas.

13 Relação entre líder e liderados
O modelo de Fiedler: definindo a situação Relação entre líder e liderados O grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros do grupo têm por seu líder. Estrutura da tarefa O grau de procedimentos estabelecidos no trabalho. Poder da posição O grau de influência que um líder tem sobre as variáveis de poder; inclui o poder de contratar, demitir, tomar ações disciplinares, conceder promoções e aumentar salários.

14 Teoria do recurso cognitivo
O modelo de Fiedler: teoria do recurso cognitivo Teoria do recurso cognitivo Teoria sobre liderança que propõe que o estresse afeta desfavoravelmente a situação e que a inteligência e a experiência do líder influenciam a sua reação ao estresse. Embasamento de pesquisas: A inteligência do líder tem uma relação positiva com o desempenho sob baixa tensão e negativa com o desempenho sob alta tensão. A experiência do líder tem uma relação negativa com o desempenho sob baixa tensão e positiva com o desempenho sob alta tensão.

15 Teoria da liderança situacional (SLT)
A teoria situacional de Hersey e Blanchard Teoria da liderança situacional (SLT) Teoria contingencial que enfoca a prontidão dos liderados. Incapaz e desmotivado Incapaz mas motivado Capaz mas desmotivado Capaz e motivado Prontidão do liderado: habilidade e disposição Líder: necessidade decrescente de apoio e supervisão Apoiador, participativo Diretivo Alta orientação para a tarefa e o relacionamento Monitoramento

16 Teoria da troca entre líder e liderados
Os líderes criam “grupos de dentro" e “grupos de fora”. Os liderados que fazem parte do "grupo de dentro" recebem avaliações de desempenho melhores, apresentam rotatividade menor e são mais satisfeitos com seus superiores.

17 Teoria da meta e do caminho
Teoria que argumenta que é função do líder ajudar os subordinados no alcance de suas metas, fornecendo orientação e/ou apoio necessário para assegurar que tais metas sejam compatíveis com os objetivos da organização.

18 QUADRO 11-4 A teoria da meta e do caminho

19 ADMINISTRAÇÃO DO SENTIDO: LIDERANÇA CARISMÁTICA, TRANSFORMACIONAL E TRANSACIONAL
A liderança carismática está associada ao carisma, que de acordo com a origem da palavra grega, significa inspiração divina, que tem a capacidade de realizar milagres e predições. Entre as características do líder carismático temos a confiança nos seguidores e a similaridade de crenças. Os liderados apresentam aceitação incondicional dos líderes, obediência espontânea, envolvimento emocional com a missão, alto nível de desempenho e crença na capacidade de contribuição.

20 ADMINISTRAÇÃO DO SENTIDO: LIDERANÇA CARISMÁTICA, TRANSFORMACIONAL E TRANSACIONAL
Na liderança transformacional líderes e seguidores elevam um ao outro a níveis mais altos de moralidade e motivação. Esse tipo de influência aumenta o grau de conscientização e envolvimento e ativa a busca da auto realização. Além de ter carisma, o líder desperta fortes emoções e mudanças, e os valores são compartilhados no contexto da cultura da empresa.

21 ADMINISTRAÇÃO DO SENTIDO: LIDERANÇA CARISMÁTICA, TRANSFORMACIONAL E TRANSACIONAL
Na liderança transacional, o processo é compreendido como a ocorrência de transações mutuamente gratificantes entre líderes e seguidores em determinado contexto situacional. O líder transacional guia seus seguidores na direção das metas e esclarece as exigências de papel e de tarefa.

22 Muito se tem discutido sobre as vantagens da participação
DESAFIOS E PARADIGMAS DA LIDERAÇA Muito se tem discutido sobre as vantagens da participação Mais efetiva dos empregados na organização e seus benefícios, como crescimento da motivação e do comprometimento com a organização, aumento da produtividade, identificação com os valores da empresa, auto realização. Um ponto a ser questionado, porém, é que nem todo grupo está preparado para ser participativo. Essa participação pode ser sistematizada em programas e políticas de gestão que viabilizem o amadurecimento das pessoas a fim de que elas possam se sentir seguras para tomar decisões.

23 DESAFIOS E PARADIGMAS DA LIDERAÇA
A inteligência emocional, amplamente difundida nas obras do psicólogo Goleman, tem sido um conceito importantíssimo no desenvolvimento de habilidades de convivência social. Em síntese, é a capacidade de a pessoa intuir através de sentimentos, emoções e sensibilidade social. É a capacidade de compreensão do universo de cada um e seu modo de perceber a realidade em que vive, os valores que possui, o grau de motivação que o impulsiona e o tipo de comprometimento estabelecido com o trabalho e a organização.

24 DESAFIOS E PARADIGMAS DA LIDERAÇA
O líder empresarial tem adquirido novos perfis, deixando de ser controlador e passando a ser facilitador. Busca uma visão estratégica do negócio, e não só soluções de curto prazo. Em lugar de pretender a disciplina de seus subordinados, cultiva o comprometimento deles. O comportamento individual passou a ser focado na valorização das ações em equipe e formações de times. Não existe um líder universal. O líder só se mantêm líder enquanto estiver atendendo às expectativas e às necessidades de seus liderados e grupos relacionados com o processo de influência em que está inserido.

25 As relações entre Autoridade e Responsabilidade
Autoridade: é o poder que se tem sobre alguém. Esse poder é legítimo e que a pessoa que tem esse poder pode fazer cumprir as leis, a obediência a demanda e até mesmo punir. Alguém que tem poder de autoridade é responsável pelas pessoas que ele controla e é também responsável por seus atos. Autoridade conota uma função ou título. Quando a autoridade e a responsabilidade se confundem, o conflito e a tensão ocorrem.

26 As relações entre Autoridade e Responsabilidade
Responsabilidade: Se refere a um dever ou obrigação de ter alguém para executar uma tarefa. É o poder autoritário, que prende você responsável por algo. A pessoa responsável por um projeto não é necessariamente a mesma pessoa que é permitida a alteração dos requisitos do projeto. Responsabilidade é a obrigação de cumprir as metas relacionadas à posição e organização.

27 As relações entre Autoridade e Responsabilidade
Autoridade é o direito da pessoa ou superior a comandarem os seus subordinados, enquanto a responsabilidade é a obrigação do indivíduo de realizar suas funções.

28 As diferenças entre Autoridade e Responsabilidade
É o direito legal de uma pessoa ou de um superior para comandar seus subordinados. É obrigação do subordinado para realizar o trabalho que lhe for atribuído. Autoridade é anexada à posição de um superior em preocupação. Responsabilidade decorre da relação de superior e subordinado em que o subordinado concorda em executar direito dado a ele. Autoridade pode ser delegada por um superior para um subordinado. A responsabilidade não pode ser mudada, é absoluta. Ela flui de cima para baixo. Ela flui de baixo para cima.


Carregar ppt "O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google