Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouElisa Caldas Affonso Alterado mais de 9 anos atrás
1
Modelo MCP O modelo criado em 1943 funciona de modo semelhante. Os sinais de entrada são números (dados), os neurotransmissores são “pesos” numéricos associados às entradas do neurônio, as entradas multiplicadas por seus respectivos pesos são somadas, e quando esta soma tinge um limite teta (Ө), um sinal numérico de saída é produzido
2
Esquematicamente, cada entrada xi tem um peso wi a ela associado, o neurônio funciona com um parâmetro Ө, limite para acionamento da saída. O valor da saída y no neurônio MCP é binário, zero ou um, conforme a soma ponderada das entradas ultrapassa, ou não, o limite Ө.
4
Função de Ativação A função do tipo degrau não é a única usada em neurônios artificiais. Há outros tipos de função que são comuns em RNA. Todas elas recebem como argumento a soma das entradas, ponderadas por seus respectivos pesos.
5
São exemplos de outras formas de função de ativação:
8
Classificador Um neurônio MCP recebe valores xi de entrada e produz uma saída y=0 ou y=1. Isto é, para cada entrada há duas possibilidades de saída, o que significa que o resultado coloca a entrada em uma de duas categorias, as que produzem saída y=0 e as que produzem saída y=1. Se considerarmos um neurônio MCP com entradas formadas apenas por dois valores, x1 e x2, cada entrada corresponde a um ponto em um plano com eixos de coordenadas para x1 e para x2.
9
Isto significa que o neurônio MCP classifica os pontos do plano em duas categorias. Essas categorias equivalem a duas regiões do plano. Os pontos em uma categoria estão em uma região e os pontos da outra categoria estão na outra região.
10
Se observarmos a função de ativação:
Vemos que os pontos que estão na fronteira entre as duas regiões são aqueles que satisfazem a equação abaixo: Ou seja, são os pontos que estão sobre a linha que divide o plano nas duas regiões equivalentes às saídas 1 e 0.
11
Questão: qual é a forma dessa linha divisória?
Vamos escrever a equação e isolar x2: Chamando as frações à direita do sinal de igual de A e B, temos: E esta é uma equação de uma reta!
12
Podemos achar exemplos de programas que desenham os pontos do conjunto de treinamento e desenham a reta separadora. Inicialmente essa reta não divide corretamente os pontos porque os pesos e teta não estão calibrados. Depois que o treinamento termina, a reta estará corretamente posicionada.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.