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Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral

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Apresentação em tema: "Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral
UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral A Política de Educação Integral no Brasil e os Desafios de uma Educação Libertadora Setembro / 2015

2 Hannah Arendt: Compreender não significa negar nos fatos o chocante, eliminar deles o inaudito, ou, ao explicar fenômenos, utilizar-se de analogias e generalidades que diminuam o impacto da realidade e o choque da experiência. Significa, antes de mais nada, examinar e suportar conscientemente o fardo que o nosso século colocou sobre nós – sem negar sua experiência, nem vergar humildemente ao seu peso. Compreender significa, em suma, encarar a realidade sem preconceitos e com atenção, e resistir a ela – qualquer que seja. (Origens do Totalitarismo : 12)

3 “A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse a renovação e a vinda dos novos e dos jovens”. Hannah Arendt

4 “A educação tem caráter permanente. (
“A educação tem caráter permanente. (...) Existem graus de educação, mas estes não são absolutos. O homem por ser inacabado, incompleto, não sabe de maneira absoluta. (...) A sabedoria parte da ignorância. Não há ignorantes absolutos”. Paulo Freire

5 - Dialogando com os 4 pilares da educação-
Dimensões humanas - Dialogando com os 4 pilares da educação- APRENDER A SER A CONVIVER A FAZER A CONHECER DIMENSÃO COGNITIVA DIMENSÃO AFETIVO-RELACIONAL DIMENSÃO SOCIO-CULTURAL DIMENSÃO ESPIRITUAL Desenvolver um processo de preservação sustentável dos bens culturais, incrementando atividades auto-sustentáveis. Despertar a dimensão mais profunda que nos torna sensíveis à solidariedade, à cooperação, à compaixão, à fraternidade universal, à justiça para com todos, à veneração e ao amor incondicional. Saber Estar - Saber Ser e resulta de interações que permitem aos seres humanos envolvidos no cuidado expressarem suas subjetividades relacionadas às suas vivências. Permite a aquisição e a manutenção do conhecimento por meio de imagens, noções, ideias e representações. Permite ainda registrar e rever o passado, fixar e analisar o presente e projetar futuros possíveis e imaginários.

6 CARACTERÍSTICAS DA PÓS-MODERNIDADE
Tudo é fluido; ‘Modernidade líquida’ - nada mais é realmente concreto na era atual; Tempo e espaço são reduzidos a fragmentos; A individualidade predomina sobre o coletivo e O ser humano é guiado pela ética do prazer imediato como objetivo prioritário - hedonismo. Levar sua liberdade ao extremo - opção infinita de probabilidades - circuito perverso do consumismo. A subjetividade ser incessantemente fracionada.

7 “A relação eu - outro pode ser muito conflituosa, quando não há aceitação do outro como legítimo outro na convivência. Na falta de habilidade de se lidar com os conflitos comuns, do dia a dia, e superá-los implica um desafio imbricado em questões políticas, econômicas sociais e pedagógicas (...). Vivemos uma cultura que desvaloriza as emoções, e não vemos o entrelaçamento cotidiano entre razão e emoção, que constitui o viver humano, e não nos damos conta de que todo sistema racional tem um fundamento emocional”. Maturama “O desrespeito à educação, aos educandos, aos educadores e educadoras, corrói ou deteriora em nós, de um lado a sensibilidade ou a abertura ao bem querer da própria prática educativa e de outro, a alegria necessária ao fazer docente. É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e o gosto da alegria sem a qual a prática educativa perde o sentido”. Paulo Freire

8 A escola é um espaço amplo, onde se encontra diferentes valores, experiências, concepções, culturas, crenças e relações sociais se misturam e fazem do cotidiano escolar uma rica e complexa estrutura de conhecimentos e de sujeitos. Essa rica heterogeneidade que permeia a escola acaba por se confrontar com uma estrutura pedagógica que está baseada num padrão de sociedade e de homem, onde a diferença e vista de forma negativa, gerando assim uma pedagogia excludente. No cotidiano escolar as relações têm se mostrado cada dia mais difíceis e conflitantes. Anísio Teixeira

9 Gestão da Escola Pública
Trata-se de uma maneira de organizar o funcionamento da escola pública quanto aos aspectos políticos, administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e pedagógicos, com a finalidade de dar transparência às suas ações e atos e possibilitar à comunidade escolar e local a aquisição de conhecimentos, saberes, ideias e sonhos, num processo de aprender, inventar, criar, dialogar, construir, transformar e ensinar. (BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica   Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares   Gestão da educação escolar. Brasília: UnB/CEAD, 2004).

10 A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola. Portanto, tendo mostrado as semelhanças e diferenças da organização do trabalho pedagógico em relação a outras instituições sociais, enfocamos os mecanismos pelos quais se pode construir e consolidar um projeto de gestão democrática na escola.

11 A gestão democrática implica um processo de participação coletiva
A gestão democrática implica um processo de participação coletiva. Sua efetivação na escola pressupõe instâncias colegiadas de caráter deliberativo, bem como a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação de todos os segmentos da comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pela escola.

12 “É necessário ter em mente que a democratização da gestão educacional não ocorrerá sem uma compreensão mais ampla da função política e social da escola, locus privilegiado da educação sistematizada, e da sua importância no processo de transformação da sociedade, à medida que ela se compromete com a função de preparar e elevar o indivíduo ao domínio de instrumentos culturais, intelectuais, profissionais e políticos“ (Rodrigues, B. 1987, p. 43).


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