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Controle da Qualidade Total

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Apresentação em tema: "Controle da Qualidade Total"— Transcrição da apresentação:

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2 Controle da Qualidade Total
Baseado nos Capítulos 5 e 6 de Falconi Por: Marcelo Marinho

3 Roteiro Prática do Controle da Qualidade
Gerenciamento Pelas Diretrizes Conclusão

4 Controle da Qualidade É um modelo gerencial centrado no controle de processo, tendo como meta a satisfação das necessidades das pessoas. Planejar a qualidade desejada pelos clientes; Manter a qualidade desejada pelo clientes; Melhorar a qualidade desejada pelo cliente; Objetivos

5 ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO NO CONTROLE DA QUALIDADE
Fatores básicos para o ciclo de manutenção do controle da qualidade PDCA ETAPAS ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO NO CONTROLE DA QUALIDADE OBSERVAÇÕES P Estabelecimento do Padrão de qualidade Estudar e determinar as necessidades de seus clientes Estabelecimento dos Procedimentos-Padrão Estabelecer o Processo de acordo com as necessidades do cliente D Trabalho de Acordo com Padrões As pessoas devem estarem treinadas em cumprir e manter os valores dos padrões C Medidas Estabelecer métricas Padrões de Verificações Definir padrões de verificações (inspeção) Verificação Verificar se não há inconformidades em relação aos padrões de verificações A Eliminação das Não-Conformidades Eliminar as causas das Não-conformidades 1 2 3 4 5 6 7

6 Responsabilidades e Autoridades
Controle da Qualidade PROCESSO Responsabilidades e Autoridades

7 Definição Do Gerenciamento Pelas Diretrizes
É um sistema administrativo, praticado por todas as pessoas da empresa, visando garantir a sobrevivência da empresa. Visão estratégica; Direcionamento da prática do controle da qualidade por todos da empresa; O gerenciamento pelas diretrizes, conduzido pela alta administração da empresa, tem como objetivo maior direcionar a caminhada eficiente do controle da qualidade(Rotina) para a sobrevivência da empresa a longo do prazo.

8 Definição Do Gerenciamento Pelas Diretrizes
Objetivos: “Garantir a perfeita satisfação das necessidades dos clientes a um preço que estes possam pagar”; Alcançar Metas da Alta Administração; Melhorar Procedimentos e Padronizar; Permitir que cada empregado compreenda seu posicionamento na empresa;

9 Gerenciamento Pelas Diretrizes
“Não adianta fazer um bom planejamento estratégico e estabelecer diretrizes sem ter quem realize as diretrizes” Gerenciamento Funcional ou Gerenciamento da rotina do trabalho do Dia-a-Dia; Gerenciamento Interfuncional; Gerenciamento pelas Diretrizes

10 Diretrizes Conselho Presidente Diretor Chefe Dept Chefe Seção
Ênfase Gerencia Inter-funcional Liderança da Empresa olhar p/ fora e p/ futuro tempo dedicado à busca da sobrevivência Unidade Gerencial Básica “microempresa” com autonomia chefe de seção treinado para gerencia, funciona como o “presidente” Diretrizes Ênfase Gerencia da Rotina do Trabalho Chefe Seção Superv STAFF Chefe Seção Superv STAFF

11 Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia
“Conjunto de atividades com o intuito de alcançar os objetivos atribuídos a cada processo” É conduzido para proporcionar o “melhoramento contínuo” na empresa pela conjunção das operações de manutenção e melhorias. Do presidente ao operador, todos devem gerenciar a Rotina de seu próprio processo.

12 Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia
Conjunto de Atividades: Definição da Função de cada setor e pessoa Definir o Macrofluxograma Determinar itens de controle, metas e verificações Montar fluxograma de cada área de trabalho Definir métodos Definir os problemas e causas Educar e treinar os funcionários

13 Definição Dos Itens De Controle Da Rotina
Os itens de controle visam medir a qualidade total dos resultados do processo de cada um, permitindo que este processo seja gerenciado. Só é possível “exercer controle” sobre os “itens de controle”(os itens controláveis ou gerenciáveis). Os itens de controle são definitivos. Os itens de verificação são temporários e estabelecidos enquanto durar um problema.

14 Método para Determinação dos Itens de Controle
Definição Dos Itens De Controle Da Rotina Método para Determinação dos Itens de Controle Reunir o staff Determinar produtos e serviços Determinar os clientes de cada produto Identificar Itens de controle de qualidade Identificar Itens de controle de custo Identificar Itens de controle de entrega Identificar Itens de controle de moral Identificar Itens de controle de segurança Montar tabela de itens de controle

15 Definição Dos Itens De Controle Da Rotina
Método para estabelecimento de metas Fontes das Metas: Necessidades de seus clientes; Planejamento estratégico geral da empresa; Visão estratégica do próprio gerente; Uma vez estipulada a meta, o gerente deve conduzir uma análise de processo para determinar as medidas(métodos, meios, contramedida) necessárias para atingir aquelas metas

16 Definição Dos Itens De Controle Da Rotina
Papel do Gerente na busca da sobrevivência Conhecer valores atingidos pelos gerentes das empresas concorrentes em seus itens de controle. Visão estratégica para área de trabalho. Introduzir Modificações necessárias para que possa satisfazer cada vez mais as novas necessidades de seus clientes a um custo cada vez menor.

17 Manutenção dos Padrões
É obtida pelo cumprimento dos padrões e é possivelmente o aspecto mais importante do TQC. É um fator indispensável para o melhoramento contínuo. A melhoria dos padrões é feita através do “método de solução de problemas”

18 Método de Solução de Problemas
Manutenção dos Padrões Método de Solução de Problemas PDCA FLUXOGRAMA FASE OBJETIVO P Identificação do problema Definir claramente o problema e sua importância Observação Investigar características específicas do problema Análise Descobrir as causas fundamentais Plano de Ação Conceber um plano para bloquear essas causas D Ação Bloquear as causas C Verificação Verificar se o bloqueio foi efetivo (Bloqueio foi efetivo?) A Padronização Prevenir contra reaparecimento do problema Conclusão Recapitular todo o processo para uso futuro 1 2 3 4 5 6 7 8

19 Definição Do Gerenciamento Pelas Diretrizes
Gerenciamento Funcional ou Gerenciamento da rotina do trabalho do Dia-a-Dia; Gerenciamento Interfuncional; Gerenciamento pelas Diretrizes

20 Definição Do Gerenciamento Pelas Diretrizes
Significado de Planejamento Estratégico “Planejamento de guerra comercial visando garantir a sobrevivência da empresa” Define-se a estratégia: Olhando para FORA e para FUTURO; Com base em Fatos e Dados verídicos; Determinando metas (visão), métodos (estratégia) e desdobramentos;

21 Gerenciamento Interfuncional
Requer concordância entre as chefias, pois as metas são alcançadas pela colaboração de vários departamentos; Integrar os objetivos da empresa – qualidade, custo, entrega, moral e segurança; “Diretrizes de controle”; Comitês Interfuncionais;

22 Estágios do GPD Planejamento Estratégico
Análise da situação atual e resultados do ano anterior Estabelecimento das Diretrizes anuais do Presidente Desdobramento das diretrizes Estabelecimento de itens de Controle Gerenciamento das diretrizes do ano Controle Revisão anual

23 Estágios do GPD Estabelecimento das diretrizes Anuais do Presidente
Metas anuais (a partir da visão estratégica); Das mudanças do meio Ambiente; Análise dos resultados do ano anterior; Dos resultados e diagnósticos das vendas Estabelecido as metas é feita uma análise para determinar medidas e meios para atingir as metas propostas.

24 Estágios do GPD Desdobramento das diretrizes
Uma diretriz é desdobrada para que seja alcançada pelo controle de rotina Visão estratégica do próprio gerente Negociação vertical e horizontal

25 CHEFE DEPARTAMENTO SOFTWARE
Diminuir custos desenvolvimento META Tentar reusar o que foi feito ... Prestigiar reuso no projeto MÉTODO META Definir padrões para reuso de componentes ... Projetar utilizando padrões para reuso MÉTODO Design patterns Frameworks ... CHEFE DEPARTAMENTO SOFTWARE GERENTE PROJETO PROJETISTA

26 Estágios do GPD Estabelecimento dos itens de controle
Todos os níveis possuirão seus itens de controle; Alguns itens de controle poderão ser os mesmos em vários níveis

27 Estágios do GPD Controle do gerenciamento pelas diretrizes A P C D
Padronize os resultados para a rotina adicione nos novos planos Estabeleça e desdobre metas e medidas A P C D Avalie o desempenho e verifique o progresso alcançado Implemente as medidas e solucione os problemas

28 Estágios do GPD Revisão Anual
Realimentar o planejamento para o ano seguinte de tal forma que não esqueça nenhuma meta ou medida do passado. Chave do sucesso do GPD é uma perfeita análise dos resultados.

29 Estágios do GPD Reflexão Anual
Rever o procedimento-padrão adotado no ano. Sistema razoavelmente estabilizado em torno de 5 anos.

30 Diagnóstico do Presidente
Acompanhar os resultados do GPD; Analisar com cooperação de todos; O programa tem que ser liderado pela alta gerência;

31 Conclusão Grande foco do controle de qualidade é a satisfação do cliente; Todos os funcionários devem ser envolvidos; A alta gerência deve está totalmente envolvida com o TQC; As metas e métodos são de extrema importância para o alinhamento da empresa; É necessário ajustar o processo para que resultados melhores sejam obtidos;


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