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Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.

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1 Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre

2 As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada de decisões Sobrevivência Vantagem competitiva VANTAGEM COMPETITIVA

3 Em todos os setores podemos encontrar empresas se destacando melhor do que outras: Setor automotivo: Toyota Varejo on-line: Amazon Varejo off-line: Wal-Mart Música on-line: iTunes (Apple) Busca na Web: Google

4 VANTAGEM COMPETITIVA Tipos de vantagem competitiva: 1)Barreiras de entrada que restringem a oferta Contrato exclusivo com uma estrela de hollywood, patente de um produto novo (monopólio) 2) Controle da demanda Custo de mudança para o produto do concorrente é alto ou tem-se uma marca poderosa e os clientes usam seu produto por causa de suas qualidades

5 VANTAGEM COMPETITIVA 3) Eficiência de processos Criação de processos de serviços e produção mais eficientes (vantagem de custo sobre a concorrência) 4) Economias de escala Utilização de equipamento e instalações de custo fixo em uma escala de operações mais eficiente, por exemplo, uma empresa utiliza seus equipamentos 24 horas por dia, enquanto o seu concorrente utiliza seus equipamentos 16 horas por dia

6 CINCO FORÇAS COMPETITIVAS A empresa Concorrentes FornecedoresClientes Produtos substitutos Novos entrantes no mercado

7 AS EMPRESAS SE PERGUNTAM? O que devemos fazer ao se deparar com todas essas forças competitivas? Como podemos inibir substitutos e novos entrantes no mercado? Como podemos usar os sistemas de informação para contra-atacar algumas dessas forças?

8 ESTRATÉGIAS DE SI Liderança em custos Empresa Wal-Mart Sistema de reposição de estoques Diferenciação de produto Empresa Google Novos serviços: Google Maps Empresa Apple iPod (player de música digital e serviço de música on-line)

9 ESTRATÉGIAS DE SI Diferenciação de produto (continuação) Empresa Dell Venda de computadores por telefone ou pelo site da empresa, conforme a configuração especificada pelo cliente Foco em nicho de mercado Estabelecer foco em um mercado específico Sistemas podem analisar os modelos de compra, os gostos e as preferências dos clientes

10 ESTRATÉGIAS DE SI Foco em nicho de mercado (continuação) Sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente – CRM Data Warehouse Suporte à propaganda e marketing para o mercado-alvo (marketing um-a-um)

11 ESTRATÉGIAS DE SI Intimidade com o cliente ou fornecedor Sistemas de informação para estreitar laços com fornecedores e aumentar a proximidade com os clientes Empresa Chrysler Corporation Sistemas de Informação facilitam o acesso direto dos fornecedores ao seu agendamento de produção, permitindo que eles decidam como e quando entregar suprimentos às fábricas da Chrysler Empresa Amazon Rastreia as preferências dos usuários em termos de CDs e livros, e recomenda os títulos comprados por outras pessoas

12 PLANO DE SI Um SI existe para resolver um problema específico É necessário entender esse problema para, posteriormente, propor várias soluções É preciso avaliar cada solução -> Estudo de Viabilidade Diante desse estudo, escolher a melhor solução (custo/benefício)

13 Utilizando um modelo para o processo de resolução de problemas Identificação do problema Propostas de solução Avaliação das Propostas e Escolha da solução Implantação Feedback PLANO DE SI

14 A melhor solução deve se encaixar na estratégia da empresa Grandes organizações criam um Plano de Sistemas de Informação Ele descreve qual é o propósito do plano, o cronograma de desenvolvimento, principais controles gerenciais, relatórios, recursos, etc.

15 PLANO DE SI 1)Propósito do Plano 2)Plano de Negócios Estratégico 3)Sistemas Atuais 4)Novas Tendências 5)Estratégia de Gerenciamento 6)Plano de Implementação 7)Requisitos Orçamentários

16 PLANO DE SI 1) Propósito do Plano - Visão geral do plano a ser estabelecido - Estrutura organizacional atual - Processos de negócios-chave 2) Plano de Negócios Estratégico - Situação atual - Situação futura - Principais metas do plano de negócios

17 PLANO DE SI 3) Sistemas Atuais - Principais sistemas de apoio a funções e processos - Recursos atuais de infra-estrutura (hardware, software, banco de dados, telecomunicações e internet) - Dificuldades de atender aos requisitos empresariais 4) Novas Tendências - Novos recursos de infra-estrutura requeridos (hardware, software, banco de dados, telecomunicações e internet)

18 PLANO DE SI 5) Estratégia de Gerenciamento - Cronograma (marcos e timing) - Realinhamento organizacional - Planos de controle - Principais iniciativas de treinamento

19 PLANO DE SI 6) Plano de Implementação - Dificuldades previstas para implementação - Relatórios de progresso 7) Requisitos Orçamentários - Levantamento do custo da implementação - Financiamento

20 TRABALHO EM SALA Em grupo, desenvolver um plano de sistemas de informação. Imagine que o grupo trabalha em uma indústria. Deve-se montar um plano de SI para essa empresa com base nos tópicos ilustrados nesta aula. Com base nestes tópicos, é importante que esteja descrito os processos atuais desta indústria, os recursos atuais disponíveis e as demandas futuras previstas. O principal objetivo é a sua empresa ter um plano de SI informando a sua situação atual e a sua demanda futura.


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