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Trabalho elaborado por: Clara Carvalho Hugo Martins Marisa Viana Administração e Gestão de Centros Assistenciais para Idosos.

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1 Trabalho elaborado por: Clara Carvalho Hugo Martins Marisa Viana Administração e Gestão de Centros Assistenciais para Idosos

2 Atitudes são sentimentos e crenças que influenciam o modo como os funcionários se adaptam aos seus ambientes e como direccionam o seu comportamento. A predisposição dos funcionários pode ser classificada como afetividade positiva ou afetividade negativa.

3 A satisfação no trabalho é um conjunto de sentimentos/emoções, favoráveis ou não, através dos quais os seus funcionários veem o seu trabalho. A vida pessoal do funcionário interfere na sua vida profissional e a vida profissional interfere na vida pessoal, a isto chama-se efeito de transbordamento.

4 1. Escolher a sua própria atitude, independentemente da situação; 2. Identificar valores e metas significativos e comprometer- se; 3. Encontrar significado em cada momento vivenciado; 4. Reconhecer as maneiras que arruínam a sua própria felicidade; 5. Utilizar uma perspectiva distante e sorrir para si; 6. Alterar o foco de atenção quando estiver stressado; 7. Fazer a diferença no mundo ao participar em voluntariado.

5 Factores inibidoresFactores estimulantes Atribuição excessiva de culpa; Gratidão não sincera; Falhas de continuidade de ações; Inconsistências e incongruências; Egos inflamados e baixa moral. Clareza das regras e políticas; Investimento nos funcionários; Respeito e considerações pelos esforços; Participação e autonomia dos funcionários; Valorização dos funcionários.

6 Desligamento psicológico (sonhar acordado no trabalho); Desligamento físico (saídas antes do horário, intervalos demorados ou realização de tarefas em ritmos mais lentos); Atos abertos de agressão e retaliação por erros presumidos. Funcionários insatisfeitos Os funcionários podem exibir a sua insatisfação através do atraso. A obrigatoriedade de presença exige ao trabalhar a sua presença independentemente das condições físicas ou emocionais problemáticas as quais afectam o seu desempenho profissional. O furto por parte dos funcionários envolve insatisfação e interpretação pessoal e favorável das regras.

7 Apresentam um desempenho acima da média e tenderão a manter o nível que lhes trouxe essa satisfação. Funcionários satisfeitos Os funcionários satisfeitos tem menor probabilidade de considerar a ideia de pedir a demissão ou anunciar a sua intenção de fazê-lo.

8  Custos de separação (tempo da entrevista de desligamento, indemnizações, aumento do imposto de desemprego);  Custos com o treino de novos funcionários;  Custos associados (despesas com trabalho temporário ou horas extras);  Custos de reposição (despesas de seleção e recolocação de novos contratados);  Efeitos na moral (perdas de amizades);

9 Os comportamentos de cidadania organizacional são frequentemente marcados pela espontaneidade, de natureza voluntária, pelo impacto construtivo sobre os resultados, pelo auxílio inesperado aos demais indivíduos e pelo facto de serem opcionais. Os trabalhadores envolvem-se nestas ações pelas seguintes razões:  Traços de personalidade (grau de consciencialização, otimismo ou extroversão) tornam-nos mais disponíveis;  Têm esperança de que ao fazê-lo receberão reconhecimento ou recompensas especiais;  Procuram o aperfeiçoamento a partir da gestão das impressões que os outros formam acerca deles.

10 É um procedimento mediante o qual os funcionários relatam os seus sentimentos em relação aos seus empregos e ao seu ambiente de trabalho. Vantagens: -Melhora a comunicação; -Identifica a grau de satisfação com a organização; -Podem ser identificadas algumas necessidades.

11  O apoio da gerência;  O total envolvimento dos funcionários no planeamento da pesquisa;  Pesquisas passadas que tenham produzido mudanças notórias;  A existência de um objetivo claro para a condução da pesquisa;  Elaboração e administração do estudo de forma consistente e séria;  O acompanhamento da administração que seja capaz de tomar medidas e esteja disposto a fazê-lo;  A comunicação clara dos resultados e dos planos de ação aos funcionários.

12  Newstrom, J. (2008). Motivação. In J. Newstrom (12ªed.), Comportamento Organizacional As atitudes dos funcionários e seus efeitos (pp.200-223). Brasil: McGraw-Hill.

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