BRF – BRASIL FOODS Avaliação de Empresa: Universidade de São Paulo

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Apresentação em tema: "BRF – BRASIL FOODS Avaliação de Empresa: Universidade de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 BRF – BRASIL FOODS Avaliação de Empresa: Universidade de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Administração Graduação Avaliação de Empresa: BRF – BRASIL FOODS Aline Perottoni nºUSP: Camila Roriz de Oliveira nºUSP: Gustavo Hernandes Vieira nºUSP: Marie-Laure Devant nºUSP:

2 Consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula
Objetivos do Trabalho Consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula b) Gerar e descrever um novo modelo de avaliação de empresas c) Aplicar e avaliar o modelo criado

3 Metodologia Busca por Referências e Revisão Teórica = dados secundários de artigos acadêmicos Apresentação e Descrição da Empresa = sites, notícias e relatórios financeiros da BRF Definição de Módulos e Indicadores = análise das características e necessidades da empresa Aplicação do Modelo = dados primários relativos à empresa por meio de contato direto Avaliação do Modelo e dos Resultados Obtidos = análise geral do trabalho

4 Revisão Teórica – MADE-O
Modelo Foco Pontos Fortes Pontos Fracos MADE-O Global Abordagem sistêmica Flexível Considera a participação dos colaboradores Pode ser construído e implantado internamente Dificuldade para escolher os indicadores mais pertinentes Dificuldade quanto a comparabilidade (a metodologia não define padrões comparáveis)

5 Revisão Teórica – Balanced Scorecard
Modelo Foco Pontos Fortes Pontos Fracos BSC Econômico Financeiro Abordagem tipo Top Down Assunção de premissas inválidas que podem levar a indicadores de desempenho ineficazes Dependência constante da liderança executiva da organização Relação com a visão estratégica Proposição de iniciativas (ações) Visualização na apresentação dos indicadores de desempenho

6 Revisão Teórica – SIGMA Sustentabilidade
Modelo Foco Pontos Fortes Pontos Fracos SIGMA Social e Ambiental Pouco conhecido Não possui formato nem indicadores pré-definidos (dificulta o entendimento e utilização) Desinteresse de empresas não-industriais em utilizar o modelo Possivel distorção entre o teórico (empresa deve se preocupar fundamentalmente com o natural) e o prático (empresas interessadas puramente no financeiro). Flexivel Abordagem sistêmica Estimula a visão a longo prazo Estimula a participação dos stakeholders

7 Revisão Teórica – Skandia Navigator
Modelo Foco Pontos Fortes Pontos Fracos Skandia Capital Intelectual As ferramentas para medir o Capital Intelectual são imprecisas e discutíveis A noção de desempenho social é abstrata Modelo Inovador Voltado para o futuro A dimensão humana é o centro da estratégia de valor

8 Revisão Teórica – Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ)
Modelo Foco Pontos Fortes Pontos Fracos PNQ Qualidade Falta de flexibilidade Necessita de treinamento interno para a aplicação do modelo Necessita examinadores externos para a relaização da avaliação Premite a comparabilidade e o reconhecimento Melhoramento dos processos produtivos como um todo

9 Descrição e Apresentação da Empresa
A Perdigão foi fundada em 1934 no meio-oeste de Santa Catarina BRF – Brasil Foods: incorporação das ações ordinárias e preferenciais da Sadia Divisão dos Negócios:

10 Descrição e Apresentação da Empresa
Missão “Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, de alta qualidade e a preços acessíveis, em qualquer lugar do mundo” Valores Os principais valores da companhia são oferecer qualidade e inovação ao consumidor. Atividades As principais atividades da empresa são criação, produção e abate de aves, suínos e bovinos, industrialização e/ou comercialização de produtos processados, massas, vegetais congelados e derivados de soja.

11 Modelo de Avaliação de Desempenho

12 Modelo da Revisão Teórica
Inspiração do Modelo Modelo da Revisão Teórica Característica Nosso modelo MADE-O Flexibilidade e Visão Sistêmica Abrange todas as partes da empresa e suas interações com o ambiente externo Possibilita mudanças Skandia Navigator Capacidade de Prever o Futuro Dimensão Futura SIGMA Sustentabilidade Visão a longo prazo sob a ótica ambiental Dimensão Externa

13 Dimensão Colaborativa Dimensão Operacional e de Apoio
Descrição do Modelo Dimensão Colaborativa Dimensão Futura Dimensão Externa Dimensão Operacional e de Apoio Dimensão Financeira Inclui: parceiros da BRF, sejam funcionários, distribuidores ou fornecedores. Razão: devido ao conceito de co-destino Inclui: engloba pesquisa e desenvolvimento posicionamento agressivo frente à concorrência como altos investimentos em aquisições e  expansão para outros países clientes, sociedade e acionistas Esses agentes são altamente afetados pelo desempenho da organização, e a própria organização  é afetada pela satisfação desses agentes infra-estrutura, operações, logística e indicadores relacionados ao marketing. crescimento das atividades da empresa indicadores contábeis comuns macro-estrutura básica de qualquer modelo, possui razão econômico-financeiro do existir da empresa

14 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

15 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

16 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

17 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

18 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

19 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

20 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

21 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

22 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

23 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

24 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

25 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

26 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

27 Módulos, Indicadores e Aplicação do Modelo na BRF

28 Cronograma de Implantação
Planejamento =periodicidade da avaliação e os objetivos Comunicação aos Funcionários = sobre a implantação do modelo, seu funcionamento e a importância da colaboração de todos Formação da Equipe = equipe mista composta por funcionários da Perdigão e uma equipe de consultores que acompanharia o processo Sistematização da Coleta de Informações = origem de cada informação necessária, a forma de coleta e o responsável por coletar Definição dos Padrões para cada indicador

29 Avaliação dos Resultados da Empresa
Dimensão Colaborativa Bem avaliada em quase todos os indicadores Falta de método para medir satisfação dos colaboradores Dimensão Externa Acionistas satisfeitos com a atuação da empresa, apesar dos índices negativos das acões Projetos Sociais e relacionados ao Meio Ambiente não foram mensurados

30 Avaliação dos Resultados da Empresa
Dimensão Futura Grandes investimentos em novas aquisições Falta de criação de novos negócios Dimensão Operacional e de Apoio Número de produtos e linhas abrangente Bem posicionada no mercado (alto market share) Dimensão Financeira Receitas e lucros altos e com possibilidade de crescimento Alguns índices negativos, como dívida líquida e EBITDA

31 Conclusão: Melhorias no Modelo
Dimensão Colaborativa: O modelos deveria incluir indicadores para quantificar o número de funcionários em fábricas e o número nos escritórios. O modelo deveria apresentar padrões de comparação. Os indicadores com relação à satisfação dos clientes, dos fornecedores e dos distribuidores deveria ter um método de mensuração. Dimensão Externa: Os consumidores são parte importante na avaliação de uma empresa como a BRF. Assim, o modelo deveria incluir mais indicadores sobre eles. O modelos deveria apresentar mais indicadores relacionados à projetos sociais e ao meio ambiente. A empresa possui projetos como esses, mas não foram avaliados.

32 Conclusão: Melhorias no Modelo
Dimensão Operacional e de Apoio: Incluir um indicador de retorno sobre investimento em propaganda. O modelo deveria apresentar um método de mensurar a qualidade da empresa. Dimensão Futura: O módulo é carente de indicadores de novos produtos, novas produtos aperfeiçoados e processos de aperfeiçoamento. Dimensão Financeira: A empresa apresentou resultados positivos nos indicadores e quase todos os principais indicadores foram mensurados, por conta do acesso aos relatórios financeiros da BRF.

33 Referências Bibliográficas
Descrição e Apresentação da Empresa – Disponível em: < Corrêa, Hamilton Luiz – “Medindo o Desempenho Organizacional: MADE-O, como conhecer o verdadeiro desempenho de uma organização” Kaplan, Robert S.; Norton, David P., 1994.– “Balanced Socorecard – Indicadores que Impulsionam o Desempenho” e “Colocando em Funcionamento o Balanced Scorecard”, Harvard Business Review  SIGMA Sustentabilidade – “The Sigma Guidelines” – Disponível em: Critérios de Excelência 2009 – Prêmio Nacional de Qualidade – Disponível em: Pereira, Maria Isabel; dos Santos, Silvio Aparecido – “Modelo de Gestão: Uma Análise Conceitual”. São Paulo: Editora Pioneira – Thomson Learning.


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