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PublicouNatan Maysonet Alterado mais de 10 anos atrás
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Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA
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O que é planejamento? Planejar é prever;
Prever é pensar no futuro (imediato, mediato ou longo prazo); Prever é antecipar determinadas situações que podem prejudicar e/ou beneficiar; A todo momento planejamos
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O que é estratégia? Conjunto de ações que visam atingir um determinado objetivo – alvo. Ações – atividades coordenadas e dirigidas Ações envolvem recursos (tempo, $, rh, espaço, legislação-restrições, logística etc) Recursos são escassos, por definição.
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P&E Futuro Ações Decisões Recursos P O S I C N A M E T
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Diferenciação de Produto Relacionamento com o Cliente
POSICIONAMENTOS P&E (Wall Mart, Gol, Azul) Preço Diferenciação de Produto ( Ferrari, 3M, Rolex) Liderança de Produto (inovação) (Intel, Sony, HP) (Amazon, Pão de Açúcar, TAM) Relacionamento com o Cliente
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Metodologias Pontos fortes e Pontos Fracos
Análise de marketing – 4 P (preço, praça, propaganda e posicionamento) Definição da missão, objetivos Planejamento estratégico situacional – Carlos Matus, (PES e ZOPP) Planejamento estratégico tradicional BSC
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Objetivos do Planejamento Estratégico
Conhecer os pontos fortes Eliminar os pontos fracos Transformar problemas em oportunidades Conhecer e evitar as ameaças externas Estruturar um plano de trabalho O que, como, quando, por quem, para quem, por que e onde devem ser realizados as ações e como alocar os recursos.
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Benefícios do Planejamento Estratégico
Direcionamento de esforços para pontos comuns Consolidação de entendimento por todos Estabelecimento de uma agenda de trabalho organizada e priorizada Estabelecer indicadores/métricas que garantam o “atingimento” dos objetivos
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Base teórica Michael Porter Editora Campus
Estratégia competitiva das empresas Estratégia – a busca de vantagem competitiva Vantagem competitiva – criando e sustentando um desempenho superior Vantagem Competitiva das Nações Competição- Estratégias competitivas essenciais Editora Campus
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Fundamentos da estratégia competitiva – Michael Porter
Estratégia Competitiva das empresas Ameaça de produtos e serviços substitutos Ameaças de entrada de novas empresas Clientes – negociação, hábitos de consumo, relacionamento Fornecedores – negociação, recursos, logística
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Cenário competitivo das empresas
MERCADO INTERNACIONAL GOVERNO CONCORRENTES CLIENTES EMPRESA
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Fundamentos da vantagem competitiva – Michael Porter*
Diferenciação (valor desvinculado do preço) Custo Tecnologia Informação Eficácia Operacional
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Desenvolvimento tecnológico
Eficácia Operacional Infra-estrutura Administração de RH Desenvolvimento tecnológico Marketing Operações Finanças Logística Vendas Pós-vendas
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Balanced Scorecard - conceito
É uma metodologia de estruturação do P&E e, ao mesmo tempo, é um sistema de gestão. Esclarece como obter consenso (poder*) Comunica a estratégia para toda a empresa Alinha as metas departamentais e pessoais Identifica e alinha as iniciativas Realiza revisões estratégicas Obtém feedback
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Empresa PODER RESULTADO EMPRESA PROCESSO
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BSc é um sistema de gestão
Capacita e organiza a empresa Prevê a retroalimentação tanto em relação aos processos internos como externos e implanta a melhoria contínua no desempenho estratégico Define métricas/indicadores Alinha ações para todos os setores/áreas da empresa
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BSC BSC ECONOMIA E FINANÇAS ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS OPERAÇÕES CLIENTES
APRENDIZADO RH
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Origens BSC Autores: Robert S. Kaplan e David P. Norton , Harvard Business School (início dos anos 90) Principais idéias: Sucesso financeiro – retorno aos acionistas ; Aprimoramento dos processos internos de trabalho (eficiência operacional) Aprendizagem interna – treinamento RH Clientes – ampliar e manter
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Balancear e direcionar as ações
CLIENTES ATRAIR RETER ORGANIZAÇÃO PRODUZIR EFICIENTE ACIONISTAS LUCRO INVESTIMENTOS
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Desdobramentos Estratégia – objetivos e prioridades
Métricas – medidas / BSC - Guia Ações – Planos individuais/setoriais de desempenho
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BSC - cascateado Empresa Métricas da BSC Áreas Métricas das
Métricas dos processos
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Estrutura básica - BSC Missão Visão Objetivos estratégicos
Objetivos táticos Indicadores de desempenho Metas FINANÇAS – CLIENTE – ESTRUTURA – APRENDIZAGEM
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Processo de criação CENÁRIOS COMPETITIVOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
Definição da missão, valores e visão de futuro Definição dos objetivos estratégicos Definição dos objetivos táticos Definição dos indicadores e metas Definição dos planos de ações
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