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CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto

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Apresentação em tema: "CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto
Psicóloga e Psicoterapeuta Psicóloga voluntária no Programa de Ansiedade – AMBAN-IPq-HC-FMUSP (Jan/2013) Professora convidada no ICTC – Instituto Catarinense de Terapias Cognitivas – SC (Jan/2013) Psicóloga colaboradora no Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares – PROATA–UNIFESP-EPM (Set/2012 a Fev/2014) Professora de TCC, Construtivismo, Psicoterapia Cognitiva Narrativa e Psicologia Positiva no CETCC-SP (Jan/2011) Psicóloga colaboradora do Programa de Transtornos Alimentares - AMBULIM-IPq-HC-FMUSP (Jan/2008 a Abr/2010) Professora de Psicologia Cognitiva e Construtivismo, PPB e Teste de Rorschach na UNIP-SP (Jan/2009 a Dez/2010) Aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM-IPq-HC-FMUSP (2008) Celular (11)

2 CONSTRUTIVISMO

3 COGNITIVISMO & CONSTRUTIVISMO
Psicoterapia Construtivista Método Auto Instrução Psicoterapia Cognitiva Narrativa Terapia Racional Emotiva Psicoterapia Pós-Racionalista Terapia Cognitiva Psicoterapia Construtivista Terapia Focada na Emoção Profª Lina (11) ABREU, C.N. e ROSO, M. Psicoterapias Cognitiva e Construtivista Novas fronteiras da prática clínica P. Alegre: Artmed, 2003

4 COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO
Conceito de Realidade: É externa; Pode ser objetivamente observada e acessada; É singular, estável e universal. Os significados que transitam em nossa mente são entendidos como frutos direto das representações extraídas da realidade externa. Conceito de Realidade: É uma construção sucessiva do próprio indivíduo para organizar sua experiência. É múltipla por natureza. A mente em funcionamento não só reflete o mundo exterior, mas também o transpõe, atribuindo significados que, muitas vezes, não são originários do estímulo em si. Profª Lina (11) ABREU, C.N. e ROSO, M. Psicoterapias Cognitiva e Construtivista Novas fronteiras da prática clínica P. Alegre: Artmed, 2003

5 COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO
Papel das emoções: As emoções são derivadas dos pensamentos e imagens mentais; As emoções são também derivadas da interpretação das situações de vida. Uma reflexão racional e um exame mais realista dos pensamentos (e/ou crenças) disfuncionais oferecem condições de reparar as emoções em desalinho com a vida de cada um. “Penso, logo existo” Papel das emoções: As emoções são processos primitivos e poderosos de conhecimento que refletem a des/organização da experiência individual; As emoções influenciam os pensamentos na formação do significado da experiência. As emoções não são nem racionais nem irracionais, mas sim adaptativas por natureza. Somos aquilo que sentimos que somos. “Existo, logo penso” Profª Lina (11) ABREU, C.N. e ROSO, M. Psicoterapias Cognitiva e Construtivista Novas fronteiras da prática clínica P. Alegre: Artmed, 2003

6 COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO
Patologia: As emoções negativas resultam dos padrões distorcidos e irracionais de pensamento (geradores da patologia). A psicopatologia será sempre considerada o resultado de crenças excessivamente disfuncionais ou de pensamentos demasiadamente distorcidos que, em atividade, teriam a faculdade de influenciar o humor e o comportamento do indivíduo, enviesando sua percepção de realidade. Patologia: As disfunções e distúrbios emocionais surgem quando as pessoas não se sentem autorizadas a reconhecer, sentir ou até mesmo legitimar determinadas emoções. A patologia estaria relacionada à incapacidade das pessoas de aceitar ou tratar seus sentimentos e suas emoções como necessidades básicas que devem ser ouvidas e respeitadas. Disfuncionais, portanto, não são as emoções, mas o fato de o indivíduo não se sentir autorizado a sentir tais conteúdos. Profª Lina (11) ABREU, C.N. e ROSO, M. Psicoterapias Cognitiva e Construtivista Novas fronteiras da prática clínica P. Alegre: Artmed, 2003

7 COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO
Tratamento: O terapeuta tem papel ativo, colaborativo e educativo. A ênfase está na eliminação, no controle, ou na substituição dos padrões negativos do pensamento. Propõe-se a identificação, seguida da alteração dos padrões irracionais por padrões mais lógicos e realistas. Tratamento: O terapeuta + cliente estão num processo de mudança. A ênfase está na experiência e na expressão apropriada das emoções, assim como na exploração do seu desenvol- vimento (funções passadas e presentes na história de vida de cada um). É uma empreitada colaborativa e respeitosa de revisão do sistema de significados pessoais, a partir do ponto de vista do próprio indivíduo, e não do clínico. Profª Lina (11) ABREU, C.N. e ROSO, M. Psicoterapias Cognitiva e Construtivista Novas fronteiras da prática clínica P. Alegre: Artmed, 2003

8 “Um terapeuta reconhece a intersubjetividade da experiência humana.
Isto significa, dentre outras coisas, que sempre existem “convidados especiais” no consultório. Os pacientes sempre trazem seus “outros significativos” com eles, assim como nós terapeutas. Nossos pais, famílias, amigos, inimigos e professores estão todos lá. Nós raramente temos consciência de suas presenças... Mas significa que o consultório e o relacionamento terapêutico estão fortemente povoados por memórias, antecipações e personagens cujas maneiras de relacionar-se conosco são inegavelmente poderosos ao influenciar como nos relacionamos com os outros.” (Mahoney) Profª Lina (11)

9 Profª Lina Sue – lina.sue@hotmail.com – celular (11) 9866.01234
Namastê! Profª Lina Sue – – celular (11)


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