A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Prof. Marcelo Lisboa Luz

2 ESTRATÉGIA Base para a definição das ações que implementarão o direcionamento e escopo da organização no longo prazo. Adequa os recursos da organização ao seu ambiente em constante mudança, e em particular a seus mercados, consumidores ou clientes de forma a atender as expectativas daqueles que possuem poder sobre a organização. Em resumo...

3 Gestão Estratégica F O R N E C D C L I E N T Sp Sp Sp Sp Sp Sp Sp Sp H

4 GESTÃO ESTRATÉGICA Decisões frequentemente de natureza complexa / alto nível de incerteza; Demanda uma abordagem integrada na administração da organização; Atravessa o limite de áreas funcionais; Não existe uma área especializada; Administra grandes mudanças.

5 ESTRATÉGIA Estabelecer os objetivos de mercado;
Determinar condições para a sobrevivência da corporação; Definir o nível de lucro e outras medidas financeiras aceitáveis; Decidir sobre a infra-estrutura da organização; Escolher os processos da corporação;

6 ESTRATÉGIA “Ciência de planejar e de dirigir operações militares em grande escala, de colocar forças na posição mais vantajosa antes do enfrentamento real com o inimigo” Rocha, 2006 Busca da vantagem sobre um competidor ou potencial adversário. Arte da liderança. Função do chefe do Exército. Em resumo...

7 ESTRATÉGIA Na Administração:
Mostrar o caminho que a organização irá seguir para, no futuro, atingir seus objetivos. Igor Ansoff e o livro Estratégia Empresarial (1965) : competitividade e ambiente. Atualmente: ferramenta gerencial imprescindível – caminho. Em resumo...

8 ESTRATÉGIA “Conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, das metas, das políticas e dos planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades oferecidas pelo ambiente e os recursos da organização” Fernandes e Berton, 2005 Em resumo...

9 PLANEJAMENTO Desenvolvimento de etapas para o alcance de metas e objetivos organizacionais. A escolha de um destino Decisão do rumo específico para aquele destino Estabelecimento de caminhos alternativos Em resumo...

10 PLANEJAMENTO NÃO É: Previsão: identificar situações que poderão ocorrer (probabilidade) Projeção: situação em que o futuro tende a ser igual ao passado Predição: situação em que o futuro tende a ser diferente do passado (nenhum controle por parte da empresa) Resolução de problemas: aspectos imediatos que procuram corrigir situações de desajuste Plano: consolida as informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento Em resumo...

11 PLANEJAMENTO É: Processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz, efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. Oliveira, 2010 Em resumo...

12 PLANEJAMENTO DIAGNÓSTICO ESTIMATIVAS PROJEÇÕES CENÁRIO OBJETIVOS METAS
POLÍTICAS PROCEDIMENTOS PLANOS PROGRAMAS PROJETOS CRONOGRAMAS ORÇAMENTOS Em resumo...

13 Eficácia Fazer a coisa certa Eficièca Fazer certo a coisa Eficiência
PLANEJAMENTO Eficácia Fazer a coisa certa Eficièca Fazer certo a coisa Eficiência Em resumo...

14 PLANEJAMENTO Princípios específicos
- Planejamento participativo: o responsável pelo planejamento tem que proporcionar a participação das áreas pertinentes. - Planejamento coordenado: projetar a atuação interligada de todos os aspectos/setores envolvidos. - Planejamento integrado: integração dos planejamentos dos vários escalões. - Planejamento permanente: mantê-lo sempre atualizado. Em resumo...

15 PLANEJAMENTO Partes do planejamento
- Planejamento dos fins: estado futuro desejado – missão, visão, valores, propósitos, objetivos. - Planejamento dos meios: caminhos para chegar ao estado futuro desejado – políticas, procedimentos, processos. - Planejamento organizacional: estruturação da empresa. - Planejamento dos recursos: dimensionamento, definição da origem e aplicação – programas, projetos e planos de ação. - Planejamento da implantação e do controle: como será acompanhada a implantação e a avaliação Em resumo...

16 TIPOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TÁTICO Em resumo... OPERACIONAL

17 Planejamento estratégico
TIPO NÍVEL Planejamento estratégico Estratégico Planejamento Mercadológico Financeiro da Produção Planejamento de recursos Humanos Organizacional Tático Plano de preços e produtos Plano de despesas Plano da capacidade de produção Plano de recrutamento e seleção Plano diretor de sistemas Operacional Plano de promoção Plano de investimentos Plano do controle de qualidade Plano de treinamento Plano de estrutura organizacional Plano de vendas Plano de compras Plano de estoques Plano de cargos e salários Plano de rotinas administrativas Plano de distribuição Plano de fluxo de caixa Plano de utilização de mão-de-obra Plano de promoções Plano de informações gerenciais Plano de pesquisa de mercado Plano orçamentário Plano de expedição de produtos Plano de capacitação interna Plano de comunicações

18 TIPOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIA CORPORATIVA TÁTICO
ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS Em resumo... OPERACIONAL ESTRATÉGIA FUNCIONAL

19 TIPOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIA CORPORATIVA
EM QUE NEGÓCIO ESTAMOS OU DEVERÍAMOS ATUAR? TÁTICO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS COMO DEVEMOS COMPETIR NO NEGÓCIO ESCOLHIDO? Em resumo... OPERACIONAL ESTRATÉGIA FUNCIONAL QUE AÇÕES ESPECÍFICAS DEVEM SER ADOTADAS?

20 GESTÃO ESTRATÉGICA Concepção estratégica
Negócio Orientação específica de sua atividade empresarial Visão estreita ou ampliada Energia Combustíveis Petróleo Presentes Chocolates Doces Comunicação visual Impressos Gráfica Soluções financeiras Serviços financeiros Banco Apoio ao turismo e lazer Venda de passagens Agência de viagens VISÃO AMPLA VISÃO ESTREITA RAMO

21 GESTÃO ESTRATÉGICA Concepção estratégica
Produtos/Serviços Meios pelos quais a empresa satisfaz as necessidades e os desejos de seus clientes Carros de luxo, jóias, roupas de griffe Status Cinema, teatro, vídeo, bares, boates Diversão Clubes, festas Relações Sociais Defesa pessoal, segurança armada Segurança Cobertor, aquecedor, casaco Proteger-se do frio Camas, colchões, lençóis Dormir Produtos alimentícios Comer PRODUTOS/SERVIÇOS NECESSIDADES DOS CLIENTES

22 NEGÓCIO Pense no negócio com os olhos da concorrência ampliada e de produtos substitutos – disco de vinil; Pense não só no produto, mas nos serviços agregados a ele – concessionárias de veículos; Pense não só no produto, mas no uso do produto pelo cliente – Tetra Pak; Pense no produto como um meio para satisfazer o cliente.


Carregar ppt "GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google