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Turismo Rural.

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Apresentação em tema: "Turismo Rural."— Transcrição da apresentação:

1 Turismo Rural

2 O Turismo Rural é uma modalidade do turismo que tem por objectivo permitir a todos um contacto mais directo e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.

3 Mas nem todas as zonas rurais reúnem condições para atrair e fixar clientes. Com efeito, é necessário que determinados factores existam ou coexistam, a fim de assegurar o sucesso dos investimentos a realizar. São eles: Interesse da paisagem; Especificidade da fauna e flora locais; Respeito e harmonia da rusticidade do conjunto das construções, bem como dos materiais utilizado; Interesses culturais, tais como monumentos e locais históricos, festas e romarias, património étnico; Proximidade de agregados populacionais e de pólos de comércio local;

4 Condições para práticas desportivas ou de lazer (caça, pesca e passeios);
Intervenção activa dos poderes públicos locais, bem como das associações de desenvolvimento local, no sentido de assegurar as necessárias melhorias colectivas; Competência e eficácia na promoção da região e na comercialização das unidades existentes; Qualidade das instalações de acolhimento e hospedagem e competência dos serviços prestados; Possibilidade de participação na vida activa das explorações agrícolas.

5 O Turismo Rural deve ser:
Situado em zonas rurais entendidas como as áreas com ligação tradicional e significativa à agricultura ou ambiente e paisagem de carácter vincadamente rural; Considerado como um conjunto de actividades e serviços realizados e prestados mediante remuneração em zonas rurais, segundo diversas modalidades de hospedagem, de actividades e serviços complementares de animação e diversão turística, com vista a proporcionar aos clientes uma oferta completa e diversificada; À escala rural do ponto de vista da dimensão e das características arquitectónicas e dos materiais construtivos típicos da região;

6 Ligado às estruturas sociais ditas tradicionais, isto é, as que conservam as características gregárias, os valores, modos de vida e de pensamento das comunidades rurais baseadas em modelos de agricultura familiar; Sustentável, na medida em que o seu desenvolvimento deve ajudar a manter as características rurais da região, utilizando os recursos locais e os conhecimentos derivados do saber das populações e não ser um instrumento de urbanização; Diferenciado de acordo com a diversidade do ambiente, da economia e com a singularidade da história, das tradições e da cultura populares;

7 Esta actividade tem como objectivo principal, oferecer ao turista a oportunidade de reviver as práticas, os valores e as tradições culturais e gastronómicas das sociedades rurais, com um acolhimento personalizado e lucrativo com a sua hospedagem.

8 O artesanato, a produção e venda na exploração de produtos tradicionais, dos quais se destacam os produtos agrícolas e géneros alimentícios certificados, dos serviços de transporte, de animação, de guias . O que interessa é promovê-lo de forma harmoniosa e sustentada, tendo respeito pelas diferenças que caracterizam cada região e pelos requisitos de qualidade e de comodidade exigidos pelos turistas que o procuram.

9 No entanto, não é só esta clientela de alta gama que procura este tipo de turismo. Actividades como a caça, pesca, feiras e romarias, cultos religiosos, festivais de folclore e gastronómicos, etc., atraem turistas, essencialmente nacionais, oriundos de todo o tipo de estratos sócio - económicos.

10 Importa, pois, que a oferta deste segmento de turismo seja capaz de fornecer respostas que se adequam aos diferentes tipos de necessidades, bem como às solicitações provenientes dos diferentes estratos etários que, por razões distintas, são atraídas ou susceptíveis de vir a ser aliciadas, para esta forma de turismo.

11 Este tipo de turismo geralmente desenvolve-se em zonas rurais, algumas de difícil acesso. A divulgação torna-se essencial para que o “produto” chegue aos potenciais clientes. Em todas as acções de promoção, deixar bem clara a localização da casa e os serviços e equipamentos de que esta dispõe.

12 Publicitar a propriedade em revistas dirigidas ao turismo; Criação de um site da propriedade com as diversas informações; Folhetos com imagens e alguma informação; Publicidade nos diversos meios de comunicação;

13 Os preços que encontramos variam consoante a época e o espaço
Os preços que encontramos variam consoante a época e o espaço. Em geral os preços praticados na época baixa vão dos 40€ aos 60€ por noite. Na época alta vão dos 60€ aos 100€ por noite. Dependendo do tipo de turismo rural. Havendo porém promoções ao longo do ano, praticando preços mais apelativos como nas épocas festivas.

14 Exemplo: Tipo de Quarto Época Baixa Época Média Época Alta
Passagem de Ano 3 Jan. a 31 Mar 1 Out. a 29 Dez 1 Abr. a 30 Jun. 1 Jul. a 30 Set. 29 Dez. a 02 Jan. Double/Twin 40,00€ 52,50€ 65,00€ 70,00€ Triplo 55,00€ 67,50€ 80,00€ 85,00€ Suite 77,50€ 90,00€ 95,00€ Extra Bed 12,00€ 15,00€ 17,00€ 20,00€

15 Trabalho realizado por: Cláudia Ferreira Raquel Fernandes Sandra Correia 12/10/2010

16 Fim de apresentação


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