A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Prof.º Fernando Roque de Lima Cassia Cardoso Elisabete Cirqueira Elvira Brito Lucineide Machado Rita de Cácia Araujo Rosângela Jesus JULHO/2011

2 O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?

3 Roteiro para Elaboração de um Projeto de Pesquisa
rsrsrs... Capa Folha de Rosto Epígrafe Sumário Apresentação Introdução Caracterização do Objeto de Estudo: Tema; Objeto de estudo; Hipóteses; Objetivos – geral e específicos; Justificativas. Discussão Temática Metodologia Análise dos dados da Pesquisa Empírica Considerações Finais Bibliografia Anexos Roteiro para Elaboração de um Projeto de Pesquisa

4 Capa Folha de Rosto Epígrafe Sumário

5 Introdução ? Nesta parte deve ser dada uma “visão panorâmica” do tema. É o momento em que se apresenta o tema do estudo, fornecendo uma visão geral do trabalho que se quer realizar.

6 Caracterização do Objeto de Estudo Tema
Pergunta de partida ou problema Hipóteses Objetivo geral e específicos Justificativa

7 O TEMA A definição do Tema é a elaboração inicial em que o pesquisador delimita a temática. O assunto deve ser adaptado à capacidade, às inclinações e aos interesses de quem se propõe elaborar um trabalho científico; Deve satisfazer às exigências do atual status social do pesquisador e ser acessível ao seu grau de estudo ou cultura.

8 Objeto de Estudo É a delimitação do tema do estudo, de forma clara e sucinta. È a configuração dos aspectos, das questões e das hipóteses que você pretende estudar na sua investigação.

9 Pergunta de Partida ou Problema
É a pergunta principal da pesquisa. COMO COMEÇAR BEM O SEU TRABALHO? Os critérios de uma boa pergunta de partida: Qualidades de clareza; Qualidades de exequibilidade; Qualidades de pertinência. ?

10 Quais os critérios de uma boa pergunta de partida?
1.Qualidades de clareza: É formular uma boa pergunta de partida precisa, cujo sentido não se preste a confusões. 2. Qualidades de exequibilidade: Deve ser realista, isto é, adequada aos recursos pessoais, matérias e técnicos. 3.Qualidades de pertinência: Não deve ser moralizadora; Não procurará julgar, mas sim compreender; Não deve ser de ordem filosófica; Terá uma intenção compreensiva ou explicativa.

11 Algumas recomendações baseadas em experiências de pesquisadores sobre a formulação do problema:
Deve ser formulado como pergunta; Deve ser delimitado; Deve ter clareza; Deve ser preciso; Deve apresentar experiências empíricas.

12 Hipótese É uma suposta resposta ao problema a ser investigado, que será aceita ou rejeitada somente depois de devidamente testada. O PAPEL DA HIPÓTESE NA PESQUISA: Sugerir explicações para os fatos. Tipos de Hipóteses: Hipóteses Casuísticas; Hipóteses que se referem à frequência de acontecimentos; Hipóteses que estabelecem relações entre variáveis.

13 As Hipóteses... Originam-se das mais diversas fontes:
Observação dos fatos; Dos resultados de outra pesquisa; Derivadas de teorias; Derivadas de simples palpites ou de intuições. Para que a hipótese seja aplicável, deve: Ser clara, específica, parcimoniosa, ter referências empíricas, estar relacionada com as técnicas disponíveis e relacionada com uma teoria.

14 Objetivos da Pesquisa OBJETIVO GERAL:
O Objetivo geral é o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Definem etapas que devem ser cumpridas para alcançar o objetivo geral. Deve ser: claro, preciso, conciso e expressar apenas uma idéia. OS Objetivos da pesquisa deverão ser extraídos diretamente dos problemas na pergunta de partida – objeto de estudo. OBJETIVOS?!

15 Justificativa Na justificativa explicitam-se os motivos de ordem teórica e prática que justificam a pesquisa. Partes de uma Justificativa: Experiência vivida em relação ao fenômeno; Formulação do problema que se pretende estudar; Contribuições do trabalho.

16 ALGUNS PONTOS QUE PODEM SER MENCIONADOS NA JUSTIFICATIVA
O modo como foi escolhido o fenômeno para ser pesquisado e como surgiu o problema levantado para o estudo; Apresentação das razões em defesa do estudo realizado; Relação do problema estudado com o contexto social; Explicação dos motivos que justificam a pesquisa nos planos teóricos e práticos, considerando as possíveis contribuições do estudo para o conhecimento humano e para a solução do problema em questão;

17 Fundamentação da viabilidade da execução da proposta de estudo;
Referência aos possíveis aspectos inovadores do trabalho; Considerações sobre a escolha do(s) local(is) que será(ao) pesquisado(s). Relatar se a pesquisa será realizada em nível local, regional, nacional ou internacional. 

18 Discussão Temática Refere-se ao suporte teórico dado ao tema.
Exige do autor uma extensa busca na literatura de livros, revistas, documentos e informações do problema em estudo. Deve-se registrar todas as idéias relevantes mencionando os dados bibliográficos completo.

19 Discussão Temática Geralmente é a principal parte do texto e deverá estar estruturado em: capítulos, seções e subseções, contendo além da fundamentação teórica, a descrição da metodologia do trabalho (material, método) e a análise dos resultados.

20 Metodologia A Metodologia é a discrição dos passos que serão dados para realizar a pesquisa. Pressupostos epistemológicos que orientam o ponto de vista do pesquisador: Quais os argumentos teóricos que o aluno considera relevantes para problematizar o objeto de estudo? Que posição-perspectiva dos autores consultados, você adotaria para “olhar” o problema de pesquisa? METODOLOGIA!

21 Técnicas de pesquisa que serão utilizadas.
Definir as técnicas de obtenção de informações mais adequadas aos objetivos de sua pesquisa. A escolha deve levar em conta: Economia de tempo e recursos; Capacidade técnica de efetiva utilização; Disponibilidade de pessoal habilitado; Real capacidade de o instrumento de pesquisa colher as informações desejadas.

22 Base empírica: Local – Universo e amostra da pesquisa
Definir a escolha de uma organização, instituição, empresa, bairro, comunidade, etc. em que se realizará a observação do problema de pesquisa. Justificar por que escolheu esta instituição para analisar e/ ou servir de exemplo para ilustrar a discussão teórica.

23 É recomendável realizar uma apresentação da instituição, realçando:
Tempo de funcionamento; Nº de empregados; Ramo de atividades; Faturamento, perfil de seus diretores; Cultura da organização e outras informações relevantes adequadas e pertinentes com o objeto de estudo e com os objetivos da pesquisa.

24 Período de referência do estudo
Seleção de técnica de pesquisas

25 Análise dos Dados Análise quantitativa Análise qualitativa

26 Considerações Finais

27 Bibliografia Anexos

28 RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social – Métodos e técnicas. Ed
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social – Métodos e técnicas. Ed. Atlas São Paulo. 3 Ed Roteiro de um Projeto de Pesquisa

29

30

31


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google