A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios zeloureiro@ua.pt

2 o que é um eP princípios orientadores tipos de eP S como se faz um eP repercussões sumário

3 1º Encontro sobre e-Portefólio Auditório B1, Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar, Braga, O e-Portefólio, na Europa, surge como um instrumento de facilitação da mobilidade, da transparência e do reconhecimento das aprendizagens formais e informais realizadas ao longo da vida. Em 2003, o consórcio europeu EifEL (European Institute for E- Learning, http://www.europortfolio.org) lançou a campanha "ePortfolio para todos", cujo principal objectivo é o de que, em 2010, todo o cidadão europeu tenha acesso a um e-Portefólio. http://www.europortfolio.org o que é um eP

4 Espaço integrador de todas as aprendizagens, fusão do espaço onde se aprende, descobre, pensa, reflecte, executa, experimenta, testa, pratica, onde se faz, onde se interage. Espaço integrador de todas as aprendizagens, fusão do espaço onde se aprende, descobre, pensa, reflecte, executa, experimenta, testa, pratica, onde se faz, onde se interage. “um instrumento de avaliação de carácter reflexivo, contínuo no tempo, pessoal e personalizável, valorizador da autonomia e do sentido de responsabilidade” “um instrumento de avaliação de carácter reflexivo, contínuo no tempo, pessoal e personalizável, valorizador da autonomia e do sentido de responsabilidade” Gomes, Mª João, “Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas”, VII Colóquio sobre Questões Curriculares realizado na Universidade do Minho em Fevereiro de 2006 o que é um eP

5 E-portefólio é mais do que uma nova expressão do portefólio de formato tradicional para o formato digital “usa tecnologias electrónicas como base, permitindo que estudantes e professores recolham e organizem materiais de diversos tipos de suporte (áudio, vídeo, gráficos, texto); e usando links de hipertexto para organizar o material, relacionando evidências para atingir resultados, objectivos ou critérios” (Barrett, 2005, p. 5) O processo de realização de um Portefólio tradicional inclui: Mais-valias proporcionadas pelas e- tecnologias: Recolher Recolher Seleccionar Seleccionar Reflectir Reflectir Projectar Projectar … Arquivar Arquivar Relacionar/ Pensar Relacionar/ Pensar Contar uma história Contar uma história Colaborar Colaborar Publicar Publicar … (s. 8) E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém o que é um eP

6 “O que é que transforma um conjunto de artefactos num portefólio? Reflexividade (para conhecer, actuar, mudar, melhorar, decidir, resolver ); Implicação pessoal (envolvimento, empenhamento, sentimento de posse em relação ao trabalho); Continuidade (trabalho flexível e dinâmico, construído e reconstruído ao longo do tempo; Partilha (pares, consultores, colegas, outros)”. http://blogfolios.blogspot.com/2005/08/mais-uma-proposta.html João Maria Grilo, em blogfolios Um blogue sobre portefólios na educação e sobre educação - essa tarefa impossível! - com ou sem portefólios... blogfolios princípios orientadores

7 InstitucionalProfissionalReflexivo tipos de eP sDesenvolvimentalReflexivoRepresentacional De aprendizagem De apresentação De avaliação De avaliação De aluno De turma De projecto 1 2 3 4

8 tipos de eP s

9 O ePortfolio potencia a aprendizagem… desenvolve-se gradualmente no decorrer da disciplina sem se centrar em momentos específicos e públicos determinados. documenta e demonstra as áreas de interesse do autor, salientando-as. motiva actividades de pesquisa e de reflexão pessoal ou seja de metacognição. Encara a aprendizagem não só como um “produto”, mas fundamentalmente como um “processo”. é e deve ser desenvolvido colaborativamente, fazendo-se constantemente apelo ao confronto com os outros e à partilha. Objectivos e conteúdos da disciplina articulam-se com competências, desempenhos do aprendente. Gomes, Mª João, “Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas”, VII Colóquio sobre Questões Curriculares realizado na Universidade do Minho em Fevereiro de 2006 como se faz um eP

10 ProcessoProdutoProgressoConsciênciaConstruçãoCompetênciaContextoConfronto … … SituadaSignificativaPesquisadaPlaneadaPartilhadaProficientePluralReflexivaReferenciadaReconstruída ArquitectarApresentarAvaliarExperimentarExplorarExpor Aprendizagem como se faz um eP assume significados possui características traduz-se em acções

11 Processamento de texto Programas de páginas web Power point … Repositório de ePortefólios Educativos Repositório de ePortefólios Educativos…WordPress B … … Com que programas como se faz um eP utilitários software específico software de blogs

12 Centrado na cooperação crítica, na personalização de trajectos e na virtualização da relação com o conhecimento, segundo um “paradigma de navegação” Centrado na cooperação crítica, na personalização de trajectos e na virtualização da relação com o conhecimento, segundo um “paradigma de navegação” Machado, Eusébio André* “O uso de e-Portefólios na formação profissional – um contributo reflexivo” http://www.revista-til.net/afi/artigos.php *Escola Secundária de Tomaz Pelayo repercussões

13 http://blogfolios.blogspot.com/2005/08/mais-uma-proposta.html João Maria Grilo, em blogfolios Um blogue sobre portefólios na educação e sobre educação - essa tarefa impossível! - com ou sem portefólios... blogfolios “Um portfolio leva uma pessoa dentro” “Numa entrevista recente, José Saramago diz que todos os livros deviam levar uma cinta com estas palavras: “atenção, este livro leva uma pessoa dentro”. Este aviso, pelo que implica de entrega e exposição do autor e pelo apelo que faz à cumplicidade do leitor, poderia ser facilmente transposto para o portefólio reflexivo. E então diríamos: “atenção, este portefólio leva um profissional/professor/aluno dentro”. E que o aviso fosse entendido como um convite à descoberta”. repercussões

14 cleal@ua.pt milena@ua.pt moreira@ua.pt zeloureiro@ua.pt e ducação e e Portfolio s ePortfolios


Carregar ppt "Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google