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Supervisão informal OU PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO PARA UMA MELHOR DOCÊNCIA.

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Apresentação em tema: "Supervisão informal OU PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO PARA UMA MELHOR DOCÊNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 Supervisão informal OU PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO PARA UMA MELHOR DOCÊNCIA

2 objectivos  Melhorar práticas pedagógicas  Melhorar os níveis de sucesso  Criar rotinas de auto e heteroavaliação formativa  Criar bases de sustentação de comunidades de docentes  Dar resposta à avaliação externa

3 características  Informalidade – pressupõe avaliação formativa  Modelo de observação e análise resulta de compromisso entre pares e no departamento  Regras gerais definidas em cada departamento  Das sessões resulta sempre uma reflexão escrita (não mais que uma pagina)

4 processo – passo1  Estabelecer um quadro de observação/ análise  Identificar o que se vai observar e discutir  Abordagem ao modelo de aprendizagem  Estratégias de ensino  Modelo comunicacional  Motivação dos alunos  Feed back  (in)Disciplina …  …

5 passos 2 … e 3  Observação e  Registo  Análise  Discussão  Reflexão escrita

6 operacionalização / metas  Definição de critérios e construção de instrumentos – até 6 de Março  Definição dos pares ou trios da supervisão informal – até 6 de Março  Construção de um calendário de observações – até 20 de Março  Período de observação – Abril e Maio  Elaboração do relatório de departamento – Junho 2015

7 Resultados – neste final (Julho 2015)…  Cada docente deve ter dois relatórios de “observado ”  Cada departamento deve ter uma síntese crítica do trabalho dos seus docentes para ser presente ao Conselho Pedagógico

8 FIM


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