A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 1."— Transcrição da apresentação:

1 1 1

2 Noções de Recursos Humanos
Gestão por Competência no Setor Público Motivação Necessidades Humanas Liderança Técnicas de Persuasão

3 3

4 O enfoque comportamental pode ser dividido em:
Contextualização A escola clássica da administração não gerou os resultados desejados em termos de eficiência e produtividade; O impacto dos enfoques sociológicos e psicológicos no estudo das organizações; Crises econômicas dos anos 30. O enfoque comportamental pode ser dividido em: Escola de Relações Humanas; Abordagem Comportamental. 4

5 Fatores-chave do contexto
Resultados insatisfatórios da Escola Clássica de Administração; Impacto das ciências sociais e, especialmente, da psicologia; Questionamentos decorrentes da crise dos anos 30. Pressupostos Homem social; Foco interno à organização; A organização é um sistema social. Foco de análise O indivíduo e os grupos informais nas organizações. 5

6 A autoridade do gerente deve se basear em competências sociais.
Conceitos-chave Produtividade e eficiência são influenciadas pelos grupos informais de trabalho; A autoridade do gerente deve se basear em competências sociais. Contribuições Inclusão do fator humano na análise organizacional; Alerta sobre o impacto da motivação humana no desempenho. Limitações Prevalece a concepção da organização como um sistema fechado; A organização é vista exclusivamente como um sistema social, em detrimento de outros aspectos de natureza técnica; Pesquisas comprovam que trabalhadores felizes não são sempre mais produtivos. 6

7 Fatores-chave do contexto
Visão reducionista do ser humano presente na Escola de Relações Humanas; Impacto dos desenvolvimentos nas ciências sociais. Pressupostos Homem complexo; Foco nos indivíduos e na relação desses últimos com o contexto. Foco de análise Comportamento de grupos nas organizações. Conceitos-Chave Motivação e fatores motivacionais; Liderança. 7

8 Promoção da eficiência organizacional via motivação individual;
Contribuições Aumento de complexidade nas teorias de motivação e liderança, incluindo variáveis contingenciais na análise; Promoção da eficiência organizacional via motivação individual; Reconhecem a importância de desenvolvimento dos RH; Introdução de práticas como participação, autonomia, iniciativa individual e trabalhos enriquecidos na administração. Limitações Podem ser vistas a partir de uma perspectiva puramente instrumental, de manipulação motivacional do trabalhador; Abordagem essencialmente descritiva, com poucas prescrições para a prática das organizações; Falta de comprovação empírica de algumas das suas teorias. 8

9 sistema de gestão de recursos humanos
gestor sistema de gestão de recursos humanos indivíduo grupos Diagrama paresentando as diversas interfaces relacionais do gestor de pessoas: com outras pessoas, com grupos (de trabalho, funcionais, departamentais, interdepartamentais etc), com a estrutura da organização, inclusive com o SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS (gosto de comentar que, algumas vezes, as necessidades/desejos do gestor de pessoas em relação aos seus subordinados não cabem no sistema de RH) e com a sociedade como um todo. organizações sociedade 9 9

10 Os responsáveis por cada área/unidade da organização
Principais responsabilidades Garantir o resultado da área e dos subordinados; Planejar, coordenar e avaliar as atividades; Criar condições para que os subordinados busquem satisfação; Decidir sobre movimentações de carreira; Orientar os seus subordinados. 10 10

11 Carlos lidera uma área com 15 pessoas
Carlos lidera uma área com 15 pessoas. Seus colaboradores são bons, porém pouco proativos. Há seis meses a empresa passou por um processo de reestruturação, o que significou corte de pessoal. Eliana é uma das melhores colaboradoras: inteligente, proativa, determinada. Nos últimos meses o trabalho de Eliana tem apresentado algumas deficiências. Ela perdeu um prazo importante e tem entrado em conflito constante com os colegas, por questões triviais. Apresentar essa história de forma lúdica. Perguntar por que eles acham que a Eliana está com problemas de desempenho. 11 11

12 Não sei o que o Carlos pensa
Não sei o que o Carlos pensa... Eu estou sobrecarregada, fazendo o trabalho de 3 e, ainda por cima, ele vem me dizer que estou atrasada com o prazo do projeto. Não durmo, não como, me mato e não sou reconhecida... O pior é que ainda tenho que ouvir piadinhas em relação ao meu humor!! 12 12

13 Qual é o desafio enfrentado por Carlos?
Que tipos de desafios são enfrentados pelo gestor de pessoas? Apresentar essas perguntas para a classe e ir anotando as respostas. A maior parte das respostas estarão alinhadas com as informações apresentadas nas próximas transparências. 13 13

14 SEC Talentos Humanos realizou uma enquete com o tema: O maior desafio do líder de uma empresa moderna, de fevereiro a maio de Os tópicos citados foram: 1º - Motivar funcionários 2º - Gerar resultados por meio das pessoas 3º - Ser visionário: gerenciar o presente enquanto pensa no futuro 4º - Comunicar com assertividade, fazendo fluir com a informação 5º - Administrar conflitos 6º - Gerar um ambiente de aprendizado na empresa 7º - Administrar as diferenças de personalidade Motivar os funcionários: Isso é de extrema importância, porque a liderança motivacional é a principal responsável pela manutenção de um ambiente de trabalho favorável ao alcance de resultados e agradável aos funcionários. Gerar resultados por meio das pessoas: Os funcionários são o bem mais valioso da empresa, por isso é imprescindível que o líder trabalhe sua equipe para gerar resultados constantes. Ser visionário - Gerenciar o presente enquanto planeja o futuro: Com uma visão estratégica é possível prever as conseqüências que as ações tomadas no presente terão no futuro, permitindo uma intervenção antes que ocorram problemas. Além disso, o líder visionário consegue identificar quais são as boas oportunidades de investimento, contribuindo para o crescimento da empresa. Comunicar com assertividade, fazendo fluir a informação: Quando há comunicação clara, o líder consegue passar para a equipe o que espera dela e quais são as tarefas a serem desempenhadas. Isso facilita no desenvolvimento da atividade e no alcance de um bom resultado. Administrar conflitos: Saber lidar com conflitos é fundamental para um líder, pois eles são quase constantes. O importante é saber controlar a situação e extrair conhecimentos para evitar que o conflito ocorra novamente. Gerar um ambiente de aprendizado na empresa: Um profissional estagnado na empresa não promove crescimentos nem melhorias. Por isso, é papel fundamental de um líder promover a aprendizagem constante. Administrar as diferenças de personalidade: Trabalhar com pessoas implica em saber lidar com diferentes formas de pensar e agir. Se o líder tiver sensibilidade para identificar os ganhos e perdas que cada personalidade em sua equipe possui, poderá usufruir dessa diferença de maneira positiva. Gláucia Santos, consultora de Recursos Humanos da Catho Online 14 14

15 Comportamento Individual
Pressão no Trabalho Liderança Mudanças Motivação Conflitos Comunicação Interpessoal Aprendizagem 15 15

16 Vídeo – Janela de Johari
Exercício: análise de papel nas interações

17 O gestor de pessoas tem vários desafios para exercer o seu papel.
A Administração de Recursos Humanos pode oferecer ferramentas para auxiliar o gestor de pessoas. Conhecer a si mesmo e os gerenciados pode ser um primeiro passo. 17 17

18 Básica FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo, Atlas, 2007.cap.1 LACOMBE,Francisco.Recursos Humanos:princípios e tendências. São Paulo, Saraiva,2005. cap.1 FISCHER, André Luiz. apud Fleury. Listar a bibliografia referente à seção... 18

19 Complementar DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas, São Paulo, Atlas, Cap.1 ULRICH, D. Os campeões de Recursos Humanos: inovando para obter os melhores resultados. São. Paulo: Futura, 1998. GONÇALVES, José Ernesto Lima. Os novos desafios da empresa do futuro. Acessível em: 19 19

20


Carregar ppt "1 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google