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MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.

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Apresentação em tema: "MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa."— Transcrição da apresentação:

1 MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.

2 O Jornalismo hoje “Linguiça por baixo do arroz”. Jornalismo de denúncia. O empresário ou executivo não podem esconder-se da mídia. Os jornalistas reúnem em suas mãos os papéis de promotor, júri e carrasco. Passou a ser obrigação defensiva das empresas, governo e políticos.

3 JORNALISMO HOJE Novos paradigmas: globalização, as plataformas, a comunicação instantânea- internet. Tudo interfere em todo lugar e o tempo todo. A influência cada vez maior da televisão. O grande empresário foi substituído na relação com a mídia por três ou quatro diretores.

4 Por quê dar satisfações à mídia? A primeira razão: o jornalista solicitou uma informação. Converse com ele. Canal aberto com o jornalista que o consultou anteriormente. A partir de certa dimensão as empresas passam a ser socialmente cobradas. Conheça o universo dos jornalistas:pressões de fechamento, critérios de fontes...

5 BOM RELACIONAMENTO É melhor a empresa tomar a iniciativa de abrir e manter ‘azeitada’ a relação com a imprensa. O valor do ‘furo’, da matéria exclusiva. Invista no aprimoramento profissional do jornalista: cursos.

6 OS PROBLEMAS DA EMPRESA Notícia distorcida. Declarações publicadas de forma errada. Forneça, se possível, também por escrito – press release sintético e bem escrito. Encaminhe sempre o jornalista ao encarregado de relações com a mídia. A interface com a televisão e o rádio: o entrevistado deve ser direto e sucinto.

7 Os problemas dos jornalistas A pressão do tempo O despreparo dos repórteres. Dicas de um jornalista da mídia impressa:- coloque o cliente numa roda de jornalistas, faça-o falar e aponte os erros; -não mande press kits vazios, sem conteúdos; todas as formas de chegar às Redações são válidos - artigos são válidos

8 DICAS DE JORNALISTA DE MÍDIA IMPRESSA Valorize todos os veículos Procure saber quem é quem. As redações pioraram, as equipes são menores e o tempo é cada vez menor. Procure saber o que é notícia para cada veículo. A grande imprensa não deve nem ser convidada para coletivas

9 DICAS DE JORNALISTA DE MÍDIA IMPRESSA Procure conhecer bem o seu cliente antes de iniciar um trabalho de AI. Evite que seu cliente fale a respeito de qualquer assunto. Não apresente como exclusivo aquilo que não é. Assessor tem que ser direto no atendimento de jornalista.

10 DICAS DE JORNALISTA DE MÍDIA ELETRÔNICA Evitem ligar para a rádio pouco antes do início do programa. Liguem bem antes. Rádio também deveria receber pauta com exclusividade. Rádio deveria ter prioridade em coletivas. Quinze minutos é tempo suficiente. Preparem seus clientes para falar ao vivo em rádio. A entrevista tem em média cinco minutos.

11 DICAS DE JORNALISTA DE MÍDIA ELETRÔNICA É válido mandar um entrevista gravada quando a rádio não apareceu numa coletiva. Antecipem-se aos acontecimentos e preparem seus clientes para falar dos assuntos previstos para cada dia: CPMF.. Rádio é imediatismo. Os clientes precisam estar disponíveis. Não liguem para fazer perguntas inúteis.

12 DICAS DE JORNALISTA DE MÍDIA ELETRÔNICA AI é empresa. Empresa vende produtos. Quem não sabe tem que aprender. Horário é importante. Não ligue em fechamento. Conheçam a agenda de seus clientes antes de propor entrevistas. O verdadeiro repórter de TV é o pauteiro.


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