A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PEDAGOGIA DOS ESPORTES COLETIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PEDAGOGIA DOS ESPORTES COLETIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 A PEDAGOGIA DOS ESPORTES COLETIVOS
ROBERTO RODRIGUES PAES LEANDRO PEDRO DE OLIVEIRA LUCIANO CORSINO LUIZ SANCHES NETO LEANDRO PEDRO DE OLIVEIRA LUCIANO CORSINO LUIZ SANCHES NETO

2 Resumo... Possibilidades do esporte Organização do esporte na escola
Problemas e indicadores para a pedagogia do esporte na escola

3 Exemplo do basquetebol
Avanço tecnológico Alvo era uma cesta de pêssego O jogo era paralisado para pegar a bola Após 100 anos passou-se a usar um arco retrátil com suporte e tabelas de vidro... Como será esse esporte daqui a 100 anos

4 Origem dos esportes Bordieu (1983) Hobsbaw (1992)
Origem nos jogos populares do final do século XIX e início do século XX De acordo com Paes o esporte é um fenômeno sociocultural O esporte compreendido com múltiplas possibilidades Faz-se necessário um novo olhar acerca do esporte. É preciso vê-lo não mais como uma prática exclusiva para atletas e talentos, mas como uma alternância para cidadãos (pág. 89).

5 Possibilidades do esporte
O esporte passa ter um status de patrimônio cultural da humanidade e se destaca com algumas funções importantes... Conteúdo da educação física no ambito da escola (Paes, 1996) Conteúdo do Lazer (Dumazedier, 1980) Apto para pessoas portadoras de necessidades especiais PPNE (Araújo, 1998) e no âmbito profissional (Proni, 2000) Paes comenta que o esporte deve ser compreendido com múltiplas possibilidades, o referido autor também indica que suas possibilidades de implantação seria como um... Conteúdo da Educação Física, do Lazer e para pessoas de baixa renda Conteúdo do Lazer, da escola e em escolinhas de esportes Conteúdo do Lazer, da Educação Física e para pessoas com deficiência física Conteúdo da Educação Física, do Lazer e apto para pessoas portadores de necessidades especiais Conteúdo da Educação Física, do Lazer e apto a pessoas com baixo rendimento físico

6 Pág. 90 A riqueza do esporte está na sua diversidade de significados, atuando como facilitador na busca da melhor qualidade de vida É preciso ter precaução para com um assunto tão abrangente, pois a falta de definições claras quanto a alguns aspectos pedagógicos, sobretudo em relação aos objetivos poderá culminar em equívocos, sendo a busca pela performance atlética, profissional. Pág. 90

7 Organização do esporte na escola
É preciso levar em conta alguns questionamentos... Qual modalidade a ser ensinada Em que cenário Personagens da prática Significados Somente a partir dessas respostas será possível um tratamento pedagógico ao esporte na escola (pág. 90) Ao propor a organização do esporte no escola Paes apresenta quatro elementos básicos a serem levados em consideração, os elementos são... A modalidade a ser ensinada, o cenário, os personagens e o perfil do professor A modalidade a ser ensinada, o cenário, os personagens e o espaço físico O espaço físico, os personagens, o cenário e o significado O significado, os personagens, o cenário e o tempo de duração da aula A modalidade a ser ensinada, o cenário, os personagens e o significado

8 Visão do esporte... É preciso ir além da técnica e promover a integração dos personagens, o que só será possível se essa proposta pedagógica estiver embasada também por uma filosofia norteada por princípios essenciais para a educação dos alunos (pág. 91)

9 A pedagogia do esporte e o ensino formal
Pág. 91 Neste capítulo o autor pretende apresentar uma proposta que visa trabalhar o esporte num sentido amplo Faz-se necessário delimitar o campo de atuação, levando-se em conta a escola como cenário, os personagens, que são os alunos, as modalidades, que serão os jogos coletivos (basquetebol, futebol, handebol e voleibol), com o objetivo de contribuir com o processo educacional Pág. 91

10 Indicação de quatro problemas relacionados à pedagogia do esporte
1.Prática esportivizada: uma prática que se vale dos fundamentos e dos gestos ténicos de diferentes modalidades, sem nenhum compromisso com os objetivos de cenário em questão 2.Prática repetitiva de gestos técnicos em diferentes níveis de ensino... Ex. o voleibol da 5ª série é o mesmo praticado na 6ª série e no primeiro colegial (pág. 92)

11 3. Fragmentação de conteúdos: é um problema clássico, o esporte é oferecido de forma desorganizada, sem continuidade e a evolução necessárias ao aprendizado. O esporte sendo tratado de forma diferente do projeto pedagógico da escola, tornando a EF distante das demais disciplinas 4. Especialização precoce: esta incidência é influenciada por vários setores da sociedade, sobretudo pela mídia, a curto prazo este problema ocorrerá na escola

12 O que fazer para contrapor os problemas citados?
Esporte: Sua prática envolvida com os pressupostos estabelecidos pelo projeto pedagógico da escola. Deve privilegiar o caráter lúdico, proporcionando aos alunos... A oportunidade de conhecer, aprender, tomar gosto, manter o interesse e consolidar a EF como uma disciplina Sistematização de conteúdos: como todos os assuntos na escola, o esporte deve ser desenvolvido de forma planejada, organizada e sistematizada, é preciso que os alunos tenham a oportunidade de rever constantemente o que já foi aprendido e preparar-se para o que virá no futuro

13 3. Consideração aos diferentes níveis de ensino: a não observância desse aspecto por parte do professor poderá reduzir ou restringir o esporte a simples repetições de gestos, omitindo seu verdadeiro valor no processo de educação de crianças e jovens 4. Diversificação: esse procedimento é fundamental no processo de ensino e aprendizagem do esporte, na escola ou fora dela, é por meio da diversificação que os alunos poderão ter acesso ao esporte, ampliar seu universo de possibilidade e até mesmo um referencial maior para optar por práticas esportivas de seu interesse ### Os aspectos norteadores para os problemas se preocupa com quem joga e não somente com o jogo Pág. 93

14 Referencial metodológico e socioeducativo
Para trabalhar com os jogos coletivos é preciso conhecer e entender sua lógica técnica e tática, os jogos possuem basicamente dois sistemas: defensivo e ofensivo. Além da passagem de um sistema para o outro, a transição (pág. 93) Aspectos técnicos Domínio de corpo, manipulação de bola, passe, recepção, drible e finalização às quatro modalidades. Promovendo intervenções em grau crescente de complexidade Aspectos indispensáveis para o desenvolvimento da personalidade da criança, a saber: cooperação, participação, convivência, emancipação e co-educação Pág. 94 Pág. 94

15 Jogo possível Que proporcione durante o aprendizado o equilíbrio entre os dois referenciais já destacados, o jogo possível é um meio que permite intervenções que propiciem o aprendizado dos fundamentos e das regras, trabalhando em espaços físicos que possam ser adaptados e com uso reduzido de materiais, permitindo a integração de quem sabe jogar com quem quer aprender O aluno não precisa aprender para jogar, e sim jogar para aprender Pág. 95

16 O esporte na escola tem o objetivo de dar oportunidade ao aluno de conhecer, aprender e utilizar o esporte de acordo com seus interesses Na Educação Infantil Aquisição de habilidades básicas Desenvolvimento das inteligências Valores de comportamento Pág. 94

17 Ensino Fundamental 3ª e 4ª série: passe, recepção e drible
5ª e 6ª série: finalização e fundamentos específicos 7ª e 8ª série: Situações de jogo, transições e sistemas No ensino médio os jogos coletivos poderão ser desenvolvidos considerando suas especificidades, como, por exemplo o futebol, basquetebol, voleibol e handebol. Pág. 95

18 Trato pedagógico... Desenvolvimento das inteligências múltiplas
Pág. 96 Desenvolvimento das inteligências múltiplas Corporal cinestésica Espacial Interpessoal Intrapessoal Lógico-matemática

19 Três pontos que o profissional deve estar atento
A Educação é uma área de intervenção, mostrar ao aluno o certo e não indicar o errado O professor incentivar o aluno a praticar esportes O professor promover e administrar a relação de ensino e de aprendizagem do esporte na escola Pág. 96

20 Considerações... Pág. 97 O esporte na vida das crianças e jovens deve ter como objetivo contribuir para sua formação como cidadãos que, no exercício pleno de sua cidadania, pode ser ou não atletas. A inclusão é um fator preponderante neste processo A pedagogia do esporte deve pautar-se na diversificação de movimentos e modalidades. As crianças e jovens mostram-se de forma verdadeira quando jogam, motivo suficiente para justificar a importância do jogo no processo educacional

21 Conteúdo da Educação Física, do Lazer e para pessoas de baixa renda
Paes comenta que o esporte deve ser compreendido com múltiplas possibilidades, o referido autor também indica que suas possibilidades de implantação seria como um... Conteúdo da Educação Física, do Lazer e para pessoas de baixa renda Conteúdo do Lazer, da escola e em escolinhas de esportes Conteúdo do Lazer, da Educação Física e para pessoas com deficiência física Conteúdo da Educação Física, do Lazer e apto para pessoas portadores de necessidades especiais Conteúdo da Educação Física, do Lazer e apto a pessoas com baixo rendimento físico D

22 O espaço físico, os personagens, o cenário e o significado
Ao propor a organização do esporte na escola Paes apresenta quatro elementos básicos a serem levados em consideração, os elementos são... A modalidade a ser ensinada, o cenário, os personagens e o perfil do professor A modalidade a ser ensinada, o cenário, os personagens e o espaço físico O espaço físico, os personagens, o cenário e o significado O significado, os personagens, o cenário e o tempo de duração da aula A modalidade a ser ensinada, o cenário, os personagens e o significado E


Carregar ppt "A PEDAGOGIA DOS ESPORTES COLETIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google