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Professores Adriana e Wellington

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Apresentação em tema: "Professores Adriana e Wellington"— Transcrição da apresentação:

1 Professores Adriana e Wellington
Revisão de Matemática 1 Professores Adriana e Wellington

2 O começo de tudo A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo. As primeiras formas de agricultura iniciaram cerca de dez mil anos no Oriente Médio. Assim começou então a necessidade de se controlar o rebanho. A palavra CÁLCULO, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha. (Jéssica Roldão)

3 Conjuntos Numéricos Naturais Inteiros Racionais Reais

4 Regra de sinais Soma e subtração + 5 + 8 = +13 – 5 – 13 = -13
Sinais iguais: soma e repete o sinal +5 – 8 = - 3 – = + 3 Sinais diferentes: subtrai e põe o sinal do maior Multiplicação e divisão (+4).(+5) = +20 (-4). (-3) = + 12 Sinais iguais: o resultado é positivo (-5).(+8) = - 40 (+6).(-7) = - 42 Sinais diferentes: o resultado é negativo

5 Expressões Numéricas Prioridades (-2). [-8 +(-4).(-6)] =
Exemplo: (-2). [-8 +(-4).(-6)] = (-2).[-8+24] = (-2).16 = -32

6 Operações envolvendo frações
Soma e subtração Se os denominadores forem iguais, somamos os numeradores e repetimos os denominadores.

7 Operações envolvendo frações
Soma e subtração Após o cálculo do mmc, não esqueça: “divide pelo de baixo e multiplica pelo de cima”. mmc(5,8) = 40 Então, se os denominadores forem diferentes, é necessário usar o mmc.

8 Operações envolvendo decimais
Soma e subtração I) 2, ,6 2,54 25,60 28,14 II) 6,58 – 3,872 Na adição e na subtração, ao armar a conta, devemos deixar vírgula embaixo de vírgula.

9 Operações envolvendo decimais
Multiplicação 3, 2 1 x 1,2 6 4 2 __ 3,8 5 2 2 casas decimais 1 casa decimal 3 casas decimais

10 Resolução de problemas
São quatro as principais etapas para a resolução de um problema: 1. Compreender o problema; 2. Elaborar um plano; 3. Executar o plano; 4. Fazer o retrospecto ou verificação; (Polya)

11 Problema 1 Um corredor dá uma volta em torno de um percurso em 12 minutos. Já outro corredor completa o mesmo percurso em 14 minutos. Se ambos saem juntos do ponto inicial de quantos em quantos minutos se encontrarão no mesmo ponto de partida?

12 Solução 1 Trata-se de um problema de mmc. Cálculo do mmc(12,14) Os dois corredores se encontrarão no ponto de partida depois de 84 minutos.

13 Problema 2 Um pequeno agricultor separou para consumo de sua família 1/8 de sua produção de feijão. Se ainda sobraram 112 Kg para serem vendidos, a produção, em Kg, foi de: A. 128 D. 784 B. 160 E. 846 C. 360

14 Solução 2 Trata-se de um problema que envolve frações.
Se 1/8 foi usado, podemos concluir que sobraram 7/8. Esses 7/8 correspondem a 112 Kg. Dividimos, então 112 por 7 (112 : 7 = 16) Quer dizer que cada 1/8 corresponde a 16 Kg. Mas queremos saber a produção total. Fazemos, então, 16 x 8 = 128Kg Item A

15 Bons estudos.


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