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Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
AULA 01 e 02 Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Prof ª: Nila Mara A teoria comportamental (ou teoria behaviorista) é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações a ênfase nas pessoas; Preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho); estudo do comportamento humano Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

2 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Conceito de organização: “Resultado das diferentes ações individuais na perspectiva de efetuar transações planejadas com o ambiente em busca de um objetivo específico. Noções utilizadas: Divisão do trabalho; Pessoas como contribuintes (varia em função das diferenças individuais e do sistema de recompensas) Existência de um ambiente condiciona a existência e sobrevivência da organização; O DO adota uma posição antagônica aos sistemas tradicionais (mecânicos) defendendo as organizações como sistemas orgânicos. Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

3 Diferenças entre Sistemas Mecânicos e Orgânicos
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Diferenças entre Sistemas Mecânicos e Orgânicos Para Likert (apud Chiavenato, 2003), quanto mais próximo o estilo administrativo for participativo, maior é a chance de ter alta produtividade. Likert critica as organizações que procuram eficiência apenas por uma base mecanicista do homem, esquecendo de outras variáveis, que em sua opinião, são de extrema importância para a produtividade. O comportamento humano para ele é, por exemplo, uma variável que pode alterar o sistema, assim não devendo ser negligenciado Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

4 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Conceito: Estudo do comportamento humano nas organizações + Técnicas utilizáveis para torná-las mais eficientes Surgiu em 1962 com novas idéias a respeito do homem, da organização e do ambiente. É um desdobramento da teoria comportamental, um esforço para aplicá-la à organização. O conceito de Desenvolvimento Organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa à mudança. A teoria comportamental (ou teoria behaviorista) é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações a ênfase nas pessoas; Preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho); estudo do comportamento humano Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

5 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Origens: Teorias comportamentais conflitantes (teorias clássica, das relações humanas e da burocracia); Estudos sobre motivação humana; Pluralidade de mudanças no mundo: Novo conceito de homem – Possui conhecimento e não apenas “aperta-botões” Novo conceito de poder - Baseado na colaboração e na razão, e não na ameaça. Novos valores organizacionais (fim do mecanismo burocrático); Fusão dos estudos de estrutura e comportamento humano; Maslow: necessidades humanas;Primarias, secundárias Herzberg: Fatores motivacionais: Higiênicos: fatores do trabalho, são extrínsecos as pessoas: salarios, benefícios sociais e os Motivacionais – intrínsecos: reconhecimento e auto realização; Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

6 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Objetivos: Aumentar o nível de confiança e apoio entre membros da organização; Aumentar a confrontação dos problemas organizacionais dentro e entre grupos e não varrer para debaixo do tapete; Criar um ambiente onde autoridade e baseada no conhecimento e habilidade social; Aumentar o nível de responsabilidade individual e de equipes no planejamento e na implementação; Maslow: necessidades humanas;Primarias, secundárias Herzberg: Fatores motivacionais: Higiênicos: fatores do trabalho, são extrínsecos as pessoas: salarios, benefícios sociais e os Motivacionais – intrínsecos: reconhecimento e auto realização; Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

7 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Pressupostos Básicos do D.O. A maioria dos autores especialistas em D.O., conquanto tenham idéias e abordagens bastante diversificadas, apresentam muitos pontos de concordância, principalmente no que se refere aos pressupostos básicos que fundamentam o D.O. Vejamos abaixo: A constante e rápida mutação do ambiente – O mundo moderno caracteriza-se por mudanças rápidas constantes e numa progressão explosiva. A necessidade de contínua adaptação – O indivíduo, o grupo, a organização e a comunidade são sistemas dinâmicos e vivos de adaptação, ajustamento e reorganização, como condição básica de sobrevivência em um ambiente em constante mudança. A interação entre a organização e o ambiente – As qualidades mais importantes da organização são sua sensibilidade e sua adaptabilidade: sua capacidade de percepção e de mudança adaptativa ante a mudança de estímulos externos. A interação entre indivíduo e organização – Toda organização é um sistema social. Os objetivos individuais e os objetivos organizacionais – É plenamente possível o esforço no sentido de se conseguir que as metas dos indivíduos se integrem com os objetivos da organização Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

8 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; A mudança organizacional deve ser planejada – A mudança planejada é um processo contínuo, e que leva anos. A necessidade de participação e comprometimento – A mudança planejada é uma conquista coletiva e não o resultado do esforço de algumas pessoas. O aprendizado de novos comportamentos através de variadas técnicas introduz, além da competência interpessoal (relacionamento humano isento de bloqueios e preconceitos), maior adaptabilidade às mudanças. O incremento da eficácia organizacional e do bem-estar da organização dependem de uma correta compreensão e aplicação dos conhecimentos acerca da natureza humana – As ciências do comportamento buscam localizar e criar nas organizações o ambiente de trabalho ótimo, em que cada indivíduo possa dar sua melhor contribuição e, ao mesmo tempo, ter consciência do seu potencial. A variedade de modelos e estratégias de D.O. – Não há uma estratégia ideal nem ótima para o D.O. Existem, isto sim, modelos e estratégias mais ou menos adequados para determinadas situações ou problemas, em face das variáveis envolvidas e do diagnóstico efetuado. todos dinamicamente interdependentes Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

9 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; O D.O. é uma resposta às mudanças – É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores comportamentos e estrutura da organização, de tal maneira que esta possa se adaptar melhor às demandas ambientais, caracterizadas por novas tecnologias, novos mercados, novos problemas e desafios. Um objetivo essencial das organizações é o de melhorar a qualidade de vida – As meras alterações estruturais (rearranjos no organograma,mudanças na hierarquia etc.) ou funcionais (alterações de rotinas e procedimentos), bem como os métodos científicos que visam melhorar a eficiência organizacional podem desenvolver estratégias de forma paralela às intervenções mais amplas para melhorar o processo de relações entre indivíduos, entre grupos, organização e seu ambiente, etc. As organizações são sistemas abertos – A organização em si consiste em um número de subsistemas dinamicamente interdependentes, e mudanças em alguns deles podem afetar os outros subsistemas. Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

10 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Etapas do Desenvolvimento Organizacional: Etapa 1 (coleta de dados): envolve a determinação de técnicas e de métodos de coleta dados que possibilitem a descrição do sistema organizacional, as relações entre seus subsistemas e elementos, bem como as formas de identificar os problemas mais importantes da organização. Etapa 2 (diagnóstico organizacional): Consiste na identificação dos pontos fracos e disfunções organizacionais, suas prioridades e objetivos, incluindo o desenvolvimento de alternativas estratégicas e de planos para a sua implementação. Etapa 3 (ação de intervenção): consiste na aplicação de técnicas de DO, ou seja, a ação para a mudança planejada. Etapa 4 (Avaliação e Controle): engloba a coleta de dados que permitam comprar a situação anterior com a situação Maslow: necessidades humanas;Primarias, secundárias Herzberg: Fatores motivacionais: Higiênicos: fatores do trabalho, são extrínsecos as pessoas: salarios, benefícios sociais e os Motivacionais – intrínsecos: reconhecimento e auto realização; Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

11 Técnicas de desenvolvimento organizacional;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Técnicas de desenvolvimento organizacional; O DO Utiliza uma variada tecnologia, segue abaixo as principais: Treinamento da Sensitividade: técnica mais antiga e ampla do DO, consiste em treinar um grupo de pessoas para melhoria das habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal, favorecer a flexibilidade de comportamentos. Análise Transacional: visa buscar o autodiagnostico das relações interpessoais. Transação e qualquer forma de comunicação. Objetivo e reduzir os hábitos destrutivos. Desenvolvimento de equipes: trata-se do desenvolvimento de equipes de trabalho para a análise mais aprofundada e detalhada dos problemas organizacionais; Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

12 Técnicas de desenvolvimento organizacional;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Técnicas de desenvolvimento organizacional; Consultoria de procedimentos: representa a consultoria sobre as práticas atuais, o planejamento para as novas práticas e a assistência especializada para a execução de atividades. Reunião de confrontação: realização de reuniões de confrontação entre as equipes de trabalho visando o desenvolvimento intergrupal; Retroação de dados: consiste na retroação dos dados coletados e realização de reuniões de confrontação entre grupos de trabalho. Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

13 Programa de Desenvolvimento de Equipes
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Programa de Desenvolvimento de Equipes Desenvolvimento de equipes é uma técnica de alteração comportamental em que grupos de funcionários se reúnem-se sob a coordenação de especialista ou consultor, para eliminação de barreira interpessoais de comunicação. Transformar grupos de pessoas em equipes integradas e coesas. No trabalho em equipes, são eliminadas as diferenças hierárquicas e os interesses específicos, proporcionando um predisposição sadia para criatividade e a inovação. Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

14 Foco do Desenvolvimento de Equipes
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Foco do Desenvolvimento de Equipes Aumento da produtividade; Melhoria na comunicação/ desempenho; Criatividade; Decisões eficazes; Melhoria e agilidade nos processos; Velocidade. Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

15 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Programa de Desenvolvimento de Gerentes O papel gerencial de liderar e guiar a empresa, onde realiza equilibradamente potencial de resultados, de pessoas e de inovação da organização. Métodos de desenvolvimento: Formação continuada e treinamentos. Assessorias; Coaching; Universidade corporativas; Educação a distancia; Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

16 Fatores que interferem no Desenvolvimento RH
ORGANIZAÇÃO AMBIENTE DE TRABALHO GRUPO DE TRABALHO ADMINISTRAÇÃO GERENTES/LIDERANÇA TRABALHO REMUNERAÇÃO PESSOAS CONFLITO RELAÇÕES DE PODER MOTIVAÇÃO CLIMA ORGANIZACIONAL LIDERANÇA COMUNICAÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

17 As mudanças e a organização:
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; As mudanças e a organização: Conceito de cultura organizacional: A cultura organizacional é um dos aspectos fundamentais no processo de mudança, pois a cultura da empresa influencia o dos indivíduos.Todo processo de desenvolvimento da organização deve então se concentrar no comportamento dos indivíduos. Sistema de crenças e valores, tradições e hábitos; interações e relacionamentos típicos de uma organização Não é estática, sofre alterações dependendo das condições internas e externas. Porém, algumas organizações permanecem amarradas a antigos valores e crenças (existem culturas conservadoras e inovadoras) Mudar uma estrutura não é suficiente para mudar uma organização. Deve-se mudar o ambiente em que as pessoas vivem e trabalham. Deve-se mudar a sua cultura e o clima organizacional; Clima: é a atmosfera psicológica característica de cada organização Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

18 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Cada organização é um sistema complexo e humano com cultura e clima próprios. Para mudá-los é preciso desenvolver as seguintes características: Adaptabilidade: ser flexível; ser receptiva e transparente a novas idéias; Senso de identidade: compartilhamento; identificação Perspectiva do meio ambiente: capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente; Integração entre os participantes: organização como um todo orgânico; Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

19 As mudanças e a organização:
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; As mudanças e a organização: Conceito de mudança: É a passagem de uma situação para outra diferente,implica ruptura, transformação, perturbação e interrupção. Forças exógenas: novas tecnologias; mudanças em valores da sociedade; limitações legais, etc. Forças endógenas: interações; desempenho; tensão; etc. MUDANÇAS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL REDESENHO DA ORGANIZAÇÃO MUDANÇA DA ESTRUTURA DO TRABALHO NOVA CONFIGURAÇÃO MUDANÇAS NA TECNOLOGIA NOVOS EQUIPAMENTOS NOVOS PROCESSOS REDESENHO DO FLUXO DE TRABALHO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL MELHORADO MUDANÇAS NOS PRODUTOS /SERVIÇOS NOVOS PRODUTOS; NOVOS SERVIÇOS REDESENHO DO FLUXO DE TRABALHO NOVOS CLIENTES MUDANÇAS NA CULTURA ORGANIZACIONAL NOVAS ATITUDES; PERCEPÇÕES; EXPECTATIVAS; MENTALIDADE; HABILIDADES; RESULTADOS Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

20 As mudanças e a organização:
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; As mudanças e a organização: FORÇAS AMBIENTAIS COMPETIÇÃO GLOBALIZADA, ENCOMENDAS, CLIENTES, CONCORRENTES, FORNECEDORES, ETC. NECESSIDADE DE MUDANÇA DIAGNÓSTICO DA MUDANÇA IMPLEMENTAÇÃO DA MUDANÇA FORÇAS INTERNAS ANÁLISE DOS PROBLEMAS E NECESSIDADES DEFINIÇÃO DAS MUDANÇAS NECESSÁRIAS EM TECNOLOGIA, PRODUTOS, ESTRUTURA E CULTURA UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE DE CAMPO DE FORÇAS, TÁTICAS DE ULTRAPASSAR RESSISTÊNCIA À MUDANÇAS MISSÃO, OBJETIVOS, PLANOS, PROBLEMAS E NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO Estratégias de mudança podem ser: Mudança evolucionária: lenta, suave, repetem e reforçam soluções passadas; Mudança revolucionária: rápida, intensa, brutal, súbitas, causadoras de impacto e resistências ; Mudança sistemática: o que deveria ser em comparação com o que é. A mudança é compartilhada; Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

21 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Como e porque se processa uma mudança em uma organização? Mercados globalizados; A informação viaja numa a informação viaja numa velocidade espantosa; O cliente a cada dia mais exigente. Diferenciais competitivos. Alterações significativas nos hábitos das pessoas; O mercado passou a ser mais exigente; Essa exigências e refletem “imposições” sobre o comportamento das organizações; O nível de cobrança é maior e a fidelidade não é garantida Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

22 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Dividido em três aspectos contexto da mudança Fatores contextuais fora da empresa: taxa de desemprego, legislação, etc.;– Conteúdo da mudança -Significa o que vai se mudado:máquinas, equipamentos, estrutura organizacional e processos; Estilo de liderança utilizado no processo da mudança: pode variar do participativo ao autocrático velocidade da mudança; Para um processo de mudança é preciso: direção da mudança; Estabelecer um plano Estratégico; Monitorar e avaliar o processo de mudança de Administração de Linkert 1: Autoritário-Coercitivo: Neste esquema Likert retrata um sistema administrativo que controla de forma muito rígida todos os acontecimentos da empresa. Caracteriza-se por um processo decisório centrado apenas no topo da organização. O sistema de comunicação é precário, ocorre sempre de forma vertical, no sentido descendente. Não há comunicações laterais, e estas são vistas como prejudiciais aos objetivos da empresa, sendo vetadas as organizações informais. O sistema de recompensas e punições frisa as punições como o melhor meio de as pessoas obedecerem a risca as regras e as tarefas Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

23 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Conhecendo as razões da mudança : Os motivos estão dentro da própria organização; No ambiente onde ela está inserida; Combinação de ambos; a mudança vai depender de sua natureza, intensidade e versatilidade da própria organização em enfrentá--la. Mudança além de desejável é necessária; Os executivos precisam estar preparados para ela. Conhecer o presente e projetar um futuro melhor é o que cria a tensão que impulsiona as pessoas durante o processo de mudança. Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

24 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Fixar um bom plano de comunicação, tanto no âmbito interno quanto externo à organização; Assumir riscos e administrar conflitos; Toda mudança é difícil, mas , também gera oportunidades. Quem decide mudar a palavra de ordem é APRENDER A APRENDER Estratégias para o processo de mudança: As estratégias deverão considerar a redução dos riscos e incertezas para implantação do processo; As estratégias podem ser classificadas em: Específicas : quando está restrita a um processo definido; Funcional:quando engloba uma área ou departamento; Geral: quando se aplica aos objetivos gerais da organização. Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

25 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Métodos de Mudança São quatro os métodos mais citados: Tecnológico: via introdução de nova tecnologia na organização; Estrutural: alterações na estrutura da organização; Gerencial:alteração da forma ou critérios de como a gerência encara a relação dos funcionários com a organização; Humano: alterações das pessoas da : organização, na busca de novas habilidades e competência; Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

26 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Identificação das Competências Essenciais Competências Organizacionais “Competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, dentro de determinado contexto ou estratégia organizacional”. Referem-se às características da organização que lhe conferem vantagem competitiva sustentável, representam benefícios claramente percebidos e valorizados pelo Clientes. São as capacidades que a organização tem; Tipo de habilidade que provê benefícios reais aos clientes; Procedimentos e processos difíceis de serem imitados; Ser capaz de oferecer reais benefícios ao consumidor; Ser capaz de prover acesso a diferentes mercados. Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

27 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; O conhecimento como base para a inovação CRIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL INOVAÇÃO CONTÍNUA CRIAÇÃO DE VALOR E DE VANTAGEM COMPETITIVA SUTENTÁVEL Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

28 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; TIPOS DE COMPETÊNCIAS Básicas: Técnicas, Contribuem decisivamente para a sobrevivência da organização; Seletivas:Diferenciam a organização no espaço de competição, onde ela atua, contribuindo para posição de liderança, ou quase nesse mercado; Essenciais: Garantem liderança competitiva, ligadas diretamente a visão e missão organizacional; Funcionais: Associadas ao exercício das principais funções coletivas da organização(macroprocessos).São as diretrizes de avaliação da aderência de competências as praticas de trabalho em cada uma delas; ligadas a missão do cargo. Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

29 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Como Organizacionais identificam as Competências? Através de Indicadores Corporativos: Visão: E a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro; Valores: Crenças e atitudes que ajudam a determinar o comportamento; Estratégias: caminhos para atingir os resultados; Princípios: Código de ética, condigo de conduta; Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

30 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; Competências como fonte de valor para o indivíduo e para a organização organização indivíduo Saber pensar Saber aprender Ser criativo Saber mobilizar Saber engajar-se Ter visão estratégica Assumir responsabilidade Saber agir Econômico Conhecimento Habilidades Atitudes Social Agregar valor Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

31 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; o que é necessário? como mapea-las? Atividades diárias e eventuais; Desafios, oportunidades, ameaças, fraquezas, empowerment, recursos materiais e tecnológicos; A qualificação necessária; Desenhar a matriz de competências; Disciplina– Desenvolvimento de RH - Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

32 competências essenciais competências funcionais
DINÂMICA das COMPETÊNCIAS competências organizacionais estratégia empresarial mudanças no mercado competências básicas competências essenciais competências funcionais conhecimentos fundamentais conhecimentos, habilidades e atitudes adequadas às atividades inerentes às atividades Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

33 Exercício para Revisão do Conteúdo Desenvolvimento Organizacional;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; ATIVIDADES DE SALA Exercício para Revisão do Conteúdo Desenvolvimento Organizacional; Textos para discussão: O Papel Fundamental de RH no desenvolvimento Organizacional revista “Melhor Gestão de Pessoas/março 2010. Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos

34 Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais;
Unidade I: Desenvolvimento organizacional e as Mudanças organizacionais; BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO,I. Recursos Humanos.Capital Humano das Organizações São Paulo, Ed. Atlas, 2008. CHIAVENATO,I. Gestão de Pessoas, São Paulo, Ed. Campus, 2005 Revista Melhor Gestão de Pessoas; Internet: rh.com.br\artigos. RUAS, Roberto,.Aprendizagem Organizacional e competências. São Paulo, Ed. Bookman,2005 Disciplina– Desenvolvimento de RH Graduação Tecnológica em Recursos Humanos


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