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Pessoas & Processos Prefiro uma equipe capacitada e

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Apresentação em tema: "Pessoas & Processos Prefiro uma equipe capacitada e"— Transcrição da apresentação:

1 Pessoas & Processos Prefiro uma equipe capacitada e comprometida à qualquer processo ou modelo de qualidade!

2 Aumentando o % de sucesso de projetos de software GERÊNCIA DE PROJETOS
Engenharia de Software Fator Humano Estratégias do Negócio Engenharia de software é o estudo ou aplicação de abordagens sistemáticas, econômicas e quantificáveis para o desenvolvimento, operação e manutenção de software de qualidade. Ela apoia os aspectos de engenharia associados a produção de software, como, por exemplo, as linguagens, ferramentas, processos e modelos de ciclo de vida que são usados no desenvolvimento. A engenharia de software também se preocupa com as atividades que precisam ser executadas – elicitação de requisitos, análise e projeto, implementação, etc. – durante o desenvolvimento, fornecendo técnicas e métodos que possam facilitar a realização dessas atividades. Todavia, os aspectos de engenharia não são tudo com o que o gerente tem que se preocupar! Como os sistemas são desenvolvidos por pessoas, em geral, por grupos de pessoas, o gerente não pode esquecer o aspecto humano, crucial para o sucesso de qualquer projeto! Da mesma maneira, os interesses gerais da instituição que está desenvolvendo o software não podem ser relegados a segundo plano, pois os projetos normalmente estão inseridos em um contexto maior e devem colaborar para o sucesso da instituição como um todo.

3 Uma Introdução à Gerência de Projetos
Hermano Perrelli

4 TAMBÉM Uma Introdução ao PMBOK
Project Management Institute

5 O que é o PMI? Uma associação, sem fins lucrativos, de profissionais de gerência de projetos É um fórum de excelência na área de gerência de projetos promovendo seu crescimento, divulgação, educação e valor nas organizações e praticantes.

6 Principais Produtos/Serviços do PMI
Pesquisa e Padrões Certificação Educação Publicações

7 Evolução Fundado por Jim Snyder em 1969 com cinco voluntários nos Estados Unidos Hoje tem mais de membros distribuídos em 125 países Possui mais 36 SIGs (Specific Interest Groups) Tornou-se organização de maior credibilidade mundial na área de gerência de projetos

8 Crescimento de Membros Década de 90

9 Crescimento de Membros Dezembro de 2000
75.93% USA 11.21% Canada 13.36% Outros

10 Porque filiar-se ao PMI?
Acesso a informação Periódicos Trimestral Project Management Journal® Mensal PM Network® Mensal PMI Today® Publicações e Artigos Educação (Seminários e Simpósios) Networking Fórum para discussões sobre problemas

11 Organização – “Chapters”
O PMI está organizado estruturalmente através de chapters Os “chapters” funcionam como captadores e distribuidores de informações regionais, relacionadas ao tema. É através destas seções que o PMI integra seus membros mundialmente.

12 Chapters do PMI no Brasil
Formados São Paulo Rio de Janeiro Minas Gerais Brasília Paraná Rio Grande do Sul Em formação Bahia Pernambuco Manaus

13 Certificação PMP® A partir de 1985 o PMI estabeleceu um programa de certificação que estabelecer um padrão de qualidade para os profissionais da área O PMP® (Project Management Professional) é um certificado com maior reconhecimento mundial na área.

14 Critérios para Certificação PMP®
Concordar com o código de ética Formação e ter experiência profissional Graduados com mais de três e horas em GP Não graduados mais com horas de experiência em GP Prestar exame acertando um mínimo de 68,5% (137 das 200 questões) Entidade certificadora

15 Gerência de Projetos Introdução

16 Objetivos Apresentar os principais conceitos relacionados à Gerência de Projetos Apresentar o modelo de gerência de projetos seguido pelo PMBOK Apresentar o contexto de atuação da gerência de projetos

17 O que é um Projeto ? Tem início e fim bem determinados “Um esforço temporário com a finalidade de criar um produto/serviço único” PMBOK GUIDE O resultado é algo diferente em algum aspecto

18 Exemplos de Projetos Desenvolvimento de um novo produto/serviço.
Desenvolvimento de um novo modelo de veículo. Construção de um prédio, prédio, etc. Uma campanha para um cargo político. Desenvolvimento ou aquisição de um sistema. Uma edição de um jornal ou revista.

19 Projetos são Elaborados Progressivamente
Elaboração: A definição do projeto é bastante abrangente no início do projeto e vai sendo detalhada à medida que o projeto vai sendo executado. Progressiva: Executado através de passos, incrementos iterativos. Alguns exemplos que podem ser comentados para compreensão deste slide: Exemplo: O resultado de um projeto de desenvolvimento econômico pode ser inicialmente definido como: “Melhorar a qualidade de vida de uma comunidade”. A medida que que o projeto é executado este objetivo pode ser detalhado para: “Prover acesso a comida, higiene e água”.

20 Operações São um conjunto de ações cujo resultado, em um dado período, contribui para o atendimento de uma necessidade administrativa ou operacional da organização Alguns exemplos que podem ser comentados para compreensão deste slide: Exemplo: O resultado de um projeto de desenvolvimento econômico pode ser inicialmente definido como: “Melhorar a qualidade de vida de uma comunidade”. A medida que que o projeto é executado este objetivo pode ser detalhado para: “Prover acesso a comida, higiene e água”.

21 Operações Caracteriza-se por: Exemplos
Ter objetivo que pode ser medido qualitativa e financeiramente Atividade contínua (não ser limitada no tempo) Por dar condições para o funcionamento normal de uma organização Exemplos Administração de recursos humanos Compras, contabilidade, contratos Alguns exemplos que podem ser comentados para compreensão deste slide: Exemplo: O resultado de um projeto de desenvolvimento econômico pode ser inicialmente definido como: “Melhorar a qualidade de vida de uma comunidade”. A medida que que o projeto é executado este objetivo pode ser detalhado para: “Prover acesso a comida, higiene e água”.

22 Projetos x Operações São semelhantes, pois são: Operações
Executados por pessoas. Restritos a recursos limitados. Planejados, executados e controlados. Operações Atividades repetitivas e contínuas Projetos Atividades temporárias e únicas X

23 Programas São um grupo de projetos designados a alcançar um objetivo estratégico mais abrangente Alguns exemplos que podem ser comentados para compreensão deste slide: Exemplo: O resultado de um projeto de desenvolvimento econômico pode ser inicialmente definido como: “Melhorar a qualidade de vida de uma comunidade”. A medida que que o projeto é executado este objetivo pode ser detalhado para: “Prover acesso a comida, higiene e água”.

24 Programas Caracteriza-se por: Exemplo:
O termo é mais utilizado em governos Tal como o projeto é limitado no tempo, mas sua duração é bem maior (anos e anos) Os projetos constituem a execução do programa para atingir os seus objetivos Por terem um longo período, podem incluir operações Exemplo: NASA (Exploração de um novo planeta) BRASIL (Acabar com o analfabetismo) Alguns exemplos que podem ser comentados para compreensão deste slide: Exemplo: O resultado de um projeto de desenvolvimento econômico pode ser inicialmente definido como: “Melhorar a qualidade de vida de uma comunidade”. A medida que que o projeto é executado este objetivo pode ser detalhado para: “Prover acesso a comida, higiene e água”.

25 Projetos x Programas ProjetoN Plano Estratégico Programa Projeto1
... SubProjeto1 Fontes alternativas de recursos minerais Investigar o planeta Marte 1a Viagem Construir nave, robô

26 O que é Gerenciamento de Projetos?
“Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de alcançar seus objetivos.” PMBOK GUIDE É atingido através do uso de processos e fases.

27 O Gerenciamento envolve
Planejamento Definição e previsão de requisitos, cronograma, recursos, esforço e custos organograma do projeto e alocação da equipe infra-estrutura necessária (ambiente, treinamentos, etc.) estrutura de comunicação problemas (levantar riscos) Monitoração acompanhar, avaliar, monitorar, resolver realização das atividades (progresso do projeto) riscos e custos qualidade dos artefatos motivação e coesão da equipe problemas e conflitos (tomar ações corretivas)

28 Pontos Relevantes do Gerenciamento
Tempo Custo Escopo Bom Relacionamento com o Cliente Qualidade

29 Sucesso de um projeto Projeto foi realizado contemplando
O tempo estimado O custo previsto Um bom nível de aceitação do cliente O projeto e cliente pode ser utilizado como referência Atendimento de forma controladas às mudanças de escopo As regras, políticas, procedimentos da organização, sem causar distúrbios Aspectos culturais

30 Áreas de Conhecimento segundo PMBOK
Integração Escopo Tempo Comunicação R.Humanos Qualidade Custo Riscos Contratação

31 Stakeholders Indivíduos e organizações envolvidos no projeto, ou que serão afetados positivamente ou negativamente pelo resultado final. Devem ser identificados e gerenciados, pois são elementos chaves no projeto

32 Principais “stakeholders”
Cliente Gerente de Projeto Organização Patrocinador O Chefe O Time

33 Atividades do Gerente de Projetos
Aloca recursos Define prioridades Coordena as interações com clientes e usuários Procura manter a equipe de projeto focada na meta do projeto Supervisionar, delegar, motivar, gerenciar o stress Resolve conflitos Stakeholders com diferentes expectativas e necessidades. Gerenciar riscos, escopo, tempo e custo. Estabelece um conjunto de práticas para assegurar a qualidade dos artefatos do projeto Identificação de requisitos.

34 Habilidades Importantes do Gerente de Projetos
Liderança Influenciador Comunicação Negociação Solucionador

35 Qual é o objetivo do gerente de projetos?
Desenvolver o produto/serviço esperado dentro do prazo, custo e nível de qualidade desejados

36 Ciclo de Vida de um Projeto
O que é o Ciclo de vida? Estabelece uma sequência de fases com o objetivo de realizar algo e garantir um bom gerenciamento Determina o início e fim do projeto Oferece uma sequência de pontos de decisão no planejamento Oferece pontos de sicronização para o trabalho colaborativo da equipe Tem pontos de aprendizado para melhoria dos próximos passos

37 Fases do Ciclo de Vida Fases respondem a questões: Fases também:
O que fazer depois? Quanto tempo devemos continuar? Quais produtos devem ser gerados ao seu final? Fases também: Indicam que tarefas dependem de outras Oferecem no seu final uma oportunidade de avaliar os resultados alcançados e decidir sobre a continuação do projeto.

38 Ciclo de Vida de um Projeto
Todo projeto possui um ciclo de vida

39 Modelos de Ciclo de Vida
Existem diversos modelos de ciclos: Construção Laboratórios farmacêuticos Software (Incremental, Evolucionário, Híbridos) A escolha de um modelo é fundamental para o sucesso do projeto, determinando: As técnicas utilizadas em cada fase Os agentes envolvidos em cada fase Em geral o número de fases varia entre quatro e cinco fases

40 Fases Comuns do Ciclo de Vida de um Projeto
Conceitual Planejamento Implementação Finalização Avaliar a idéia e analisar os riscos, custos, requisitos iniciais Organização das atividades, recursos, documentos necessários Desenvolver o produto/serviço até que ele esteja pronto Transferência e avaliação dos resultados, re-alocação dos recursos

41 Informações comuns sobre o Ciclo de Vida
Custos e equipe são pequenas no início, aumentam durante a execução e voltam a cair drasticamente no final A probabilidade de sucesso é muito pequena no início A influência dos “stakeholders” é bastante alta no início A execução das fases não é estritamente sequencial (“fast tracking”)

42 Evolução da Intensidade no Ciclo de Vida
Fonte: Valeriano

43 Evolução de Custo e da Equipe no Ciclo de Vida
Fonte: PMBOK GUIDE

44 Fatores Organizacionais Influenciadores
Sistemas Organizacionais Dependendo do foco da empresa (orientada a projeto ou não) os sistemas estão preparados ou não para ajudar no gerenciamento. Cultura e Estilo Normas, políticas, procedimentos dentro da empresa Escritório do Projeto Provedor de serviços para o projeto (treinamento, software, templates)

45 Fatores Organizacionais Influenciadores
Organização Administrativa da Empresa Pode limitar recursos, autoridade, etc. Tipos de estruturas: Funcional Tradicional ou Hierárquica Funcional – Project Expedicter Funcional – Project Coodinator Matricial Projetizada

46 Outros Aspectos Influenciadores
Padrões e Regulamentações Internacionalização Aspectos Culturais Atitudes e Hábitos Classes Sociais Posições Políticas e Religiosas Diferentes Costumes

47 Processos para Gerenciamento
O que são processos? Uma série de ações com o objetivo de alcançar resultado(s) Um projeto é realizado através da execução de processo São realizados por pessoas Caem em duas categorias: Processos de gerenciamento de projetos: Relacionados à organização e realização do trabalho. Processos orientados a produtos: Relacionados ao ciclo de vida do projeto para criar o produto final.

48 Grupos de Processos Todos os processos se enquadram em cinco categorias: Inicialização: Autorização para início da fase ou do projeto Planejamento: Definição e refinamento dos objetivos, plano de ação para alcançar os objetivos Execução: Coordenação das pessoas para a realização do trabalho Controle: Monitoramento com o objetivo de garantir que os objetivos estão sendo atingidos Finalização: Formalização do fim da fase ou projeto.

49 Grupos de Processos Interação entre os processos Inicialização
Planejamento Controle Execução Finalização

50 Sobreposição de Processos
Fonte: PMBOK GUIDE

51 Processos por áreas de Conhecimento

52 Processos de Inicialização

53 Processos de Planejamento

54 Processos de Execução

55 Processos de Controle

56 Processos de Finalização

57 Processos por Grupo x Área


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