A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jessica Faversani Maicon Sgarbossa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jessica Faversani Maicon Sgarbossa"— Transcrição da apresentação:

1 Jessica Faversani Maicon Sgarbossa
Míldio do milho Jessica Faversani Maicon Sgarbossa

2 Agente causal Peronosclerospora sorghi.

3 Agente causal Conídios germinam através do tubo germinativo.
Forma-se sobre conidióforos que emergem sobre estômatos. São capazes de sobreviver sob condições adversas por longos períodos.

4 Importância da doença Doença relatada primeiramente no sorgo.
Primeiramente observada no Brasil no início da década de 70.

5 Importância da doença Principalmente nos três estados da região sul do Brasil O míldio causa esterilidade quando as plantas são infectadas nos primeiros estádios de desenvolvimento acarretando perda total na produção.

6 Sintomatologia Plantas atacadas apresentam-se cloróticas e exibem folhas com estrias e faixas brancas mais estreitas e eretas em relação às plantas sadias. Os colmos apresentam-se mais finos, acamados e possuem uma quantidade menor de raízes adventícias.

7

8 Ciclo da doença e epidemiologia
No período noturno e em temperaturas entre 21 e 23 ºC e presença de orvalho ocorre abundante produção de esporângios, os quais são disseminados pelo vento. Nas mesmas condições os esporângios germinam e infectam rapidamente as plantas de milho, causando lesões localizadas onde ocorre nova produção de esporângios.

9 Ciclo da doença e epidemiologia
Após a infecção, se a temperatura ambiente se mantiver abaixo de 22 ºC, a severidade dessa doença pode atingir níveis epidêmicos. O plantio direto é uma prática que aumenta o risco da doença por manter os resíduos com as estruturas do patógeno.

10 Práticas de manejo A aração, a gradagem e rotação de cultura são práticas que reduzem a quantidade de restos de cultura na área e, conseqüentemente, a quantidade de inóculo do patógeno. O tratamento de sementes com fungicidas auxilia no controle da doença.

11 Condições para sobrevivência
A infecção pode se dar de duas maneiras: Oósporos; Esporângios: Capazes de infectar folhas mais desenvolvidas. A germinação de esporângios requer temperatura inferior a 20ºC.

12 Obrigado pela atenção


Carregar ppt "Jessica Faversani Maicon Sgarbossa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google