A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO CURSO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINA: TÓPICOS EM TECNOLOGIAS ELETRÔNICAS PROFESSOR: CELSO ALUNAS: LENÍSIA C. MENDES VIVIANE DA SILVA VIVIANE DA SILVA

2 Introdução e Objetivo O artigo relata a experiência de uma disciplina lecionada à distância em cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Objetivo: estudar as interações entre as pessoas envolvidas no processo por meio de recursos tecnológicos.

3 Referencial teórico O desenvolvimento da disciplina é analisado sob a ótica da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. No estudo, a teoria de Piaget é relacionada com práticas educacionais diferentes da prática tradicional.

4 Metodologia O estudo é realizado a partir da análise das interações dos estudantes que participam da disciplina, o processo de interação se dá por meio da internet.

5 Resultados No decorrer do estudo, é possível observar uma evolução no processo de comunicação dos sujeitos. No início da disciplina as interações eram voltadas para o entendimento do processo de comunicação. E depois o canal de comunicação (rede) foi estabelecido.

6 Considerações O artigo destaca a potencialidade de ambientes de aprendizagem informatizados na construção de novos conhecimentos, no favorecimento de interações e na criação de novos espaços de aprendizado. Aponta para a importância de se pensar em formas inovadoras de se utilizar esses ambientes para fins pedagógicos e na questão dos paradigmas em educação.

7 Referência NEVADO, R. A. de. Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? Porto Alegre: UFRGS. Mimeo, 1999.


Carregar ppt "Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google