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Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.

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Apresentação em tema: "Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer

2 Competência Promover ações que contribuam para a melhoria do clima organizacional, considerando modelos de gestão e aplicando técnicas específicas de negociação e de administração do tempo.

3 Bases Tecnológicas Modelos de Gestão: Clima Organizacional Comunicação
Organizacional e Assertiva

4 Conceito Administração: É o ato de trabalhar com e através de pessoas
para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Ênfase ao elemento humano na organização. Focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados. Conceito de que a realização dos objetivos pessoais deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais.

5 Conceito Administração é o processo de planejar,
organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. Materiais Patrimoniais Capital Humanos Tecnológicos

6 Conceito “ A essência da Administração é o ser humano.
Seu objetivo é tornar as pessoas capazes do desempenho em conjunto, tornar suas forças eficazes e suas fraquezas irrelevantes, isto é a organização, e a administração é o fator determinante.” (Peter Drucker)

7 A Empresa Toda empresa existe para produzir um produto ou serviço final que tenha valor para o consumidor. Assim, obter esse diferencial na fabricação ou na prestação de um serviço constitui o objetivo das operações da empresa: Custos / Qualidade / Prazo de Entrega / Flexibilidade Produtividade / Inovação / Tecnologia / Pessoas.

8 Clima Organizacional Conceito: É a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos colaboradores da empresa e que influencia o seu comportamento. É o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

9 Cultura Organizacional
É um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.

10 Clima Organizacional O clima organizacional está radicalmente ligado com a produtividade e esta, ligada à lucratividade. Gerenciar o clima organizacional é gerenciar os resultados financeiros de sua empresa, no médio e longo prazo. Os prejuízos gerados por uma má gestão do clima organizacional são catastróficos.

11 Clima Organizacional Baixa Produtividade: Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%.

12 Clima Organizacional Gastos com Rescisões:
Segundo pesquisa - Consultoria Produtive de Porto Alegre, 60% dos executivos em processo de recolocação no mercado foram demitidos por questões comportamentais. Perceba que as principais causas das rescisões não foram por incompetência técnica, mas pela incapacidade de estabelecer relacionamentos interpessoais construtivos e atitudes produtivas.

13 Clima Organizacional Gastos com Seleção e Treinamento:
Toda empresa tem uma boa noção dos altos custos de tempo e dinheiro envolvidos no processo de seleção e treinamento do seu pessoal.

14 Clima Organizacional INDICADORES DO CLIMA ORGANIZACIONAL 1) Turnover 2) Absenteísmo 3) Desmotivação 4) Atraso nas entregas 5) Rotatividade 6) Greves 7) Conflitos interpessoais e interdepartamentais 8) Desperdício de material 9) Reclamações

15 Clima Organizacional O que é e qual o objetivo da Pesquisa de Clima???
Avaliar o grau de satisfação dos colaboradores em relação à empresa (mais usual). Determinar o grau de prontidão de uma empresa para a implementação de uma mudança. Avaliar o grau de satisfação dos colaboradores, decorrente do impacto de algumas mudanças. Avaliar o grau de disseminação de determinados valores culturais entre os colaboradores.

16 Clima Organizacional Instrumentos de Pesquisa

17 Clima Organizacional Variáveis Organizacionais para Pesquisa
O trabalho realizado pelo colaborador: Adaptação, horário, distribuição de tarefas, equilíbrio entre vida pessoa e trabalho, desafios... Salário: Compatibilidade, clareza de critérios utilizados, possibilidades de aumentos salariais... Benefícios: Atendem-se as necessidades, expectativas, qualidade dos serviços... Direção e Estratégia: Qualidade da direção, estratégicas e condução dos negócios.

18 Clima Organizacional Variáveis Organizacionais para Pesquisa Supervisão/Liderança/Estilo Gerencial: Satisfação, qualidade, capacidade técnica e humana, tratamento... Comunicação: Divulgação dos fatos relevantes, satisfação com canais de comunicação. Treinamento/Desenvolvimento/Carreira: Oportunidades de se qualificar, atualizar e desenvolver. Relacionamento Interpessoal: Qualidade dessas relações, líderes x colaboradores e pares.

19 Clima Organizacional Variáveis Organizacionais para Pesquisa Condições Físicas de trabalho: Conforto e adequação das instalações físicas e recursos para realizar o trabalho. Reconhecimento: Avalia o quanto à empresa adota mecanismos de valorização e reconhecimento dos seus colaboradores. Trabalho em Equipe: O quanto se estimula à formação de times para busca de soluções, problemas, para inovar. Integração entre os departamentos da empresa: Grau de relacionamento, cooperação, conflitos...

20 Clima Organizacional Nas muitas pesquisas de clima organizacional , fazemos algumas análises estatísticas para identificarmos quais os fatores de maior impacto e de maior correlação com um clima organizacional. Liderança Comunicação

21 Clima Organizacional Aplicações do Coaching (Treinador):
Desenvolvimento de Competência Conhecimento , Habilidades e Atitudes Aplicabilidade da Competência Diagnóstico e Resolução de Problemas Criatividade e Inovação no Trabalho Participação e o Aprendizado Trabalho em Equipe Melhoria no Desempenho Funcional

22 Inteligência Emocional

23 Inteligência Emocional
Oportunidade de Autoconhecimento Saber lidar produtivamente com nossas emoções Controlar as emoções perturbadoras Melhorar a nossa qualidade de vida Melhorar os nossos relacionamentos Integração e troca de experiências entre profissionais e empresas

24 Clima Organizacional Manter um bom clima é missão que envolve quais áreas da empresa?

25 Clima Organizacional O que fazer com os dados? Plano de Ação:
Potencializar os pontos fortes da empresa Planejar programa de desenvolvimento Trabalhar a integração da equipe Desenvolver lideranças entre outras ações mais globais

26 Referências DIAS, Reinaldo.Cultura Organizacional. Ed. Alínea, FLEURY, M. T. L. e FISCHER, R. M. Cultura e poder nas organizações. Coord São Paulo: Atlas. JOHANN, Silvio Luiz. Gestão da Cultura Corporativa. Ed. Saraiva, São Paulo. ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. SP,1996. Prentice Hall. WOOD, Jr. T. Mudança organizacional: aprofundando temas atuais em administração de empresas São Paulo: Atlas.


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