A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando a necessidade de se investir na educação ambiental para que a escola forme cidadãos críticos em relação ao seu papel na sociedade. Nesse sentido, o PIBID- IFFluminense pretende desenvolver e apoiar algumas ações para a promoção da consciência ambiental na comunidade escolar, tais como: realização de seminários; construção de uma horta escolar e de um Jardim Sensorial; implementação da coleta seletiva, com separação dos lixos seco e úmido; realização de compostagem com os resíduos oriundos do refeitório da escola para geração de adubo orgânico a ser utilizado na horta escolar. MENDONÇA, Patrícia Ramos. Educação Ambiental como Política Pública: Avaliação dos Parâmetros em Ação –Meio Ambiente na Escola, 122 p., 297 mm, (Unb-CDS, Mestre, Política e Gestão Ambiental, 2004. Confeccionou-se e aplicou-se um questionário com 10 questões de caráter qualitativo e quantitativo para avaliar o nível de consciência ambiental de alunos dos níveis médio e fundamental. As questões elaboradas visavam extrair dados referentes a abordagem da Educação Ambiental feita até o momento, os hábitos ambientais que os alunos possuíam, e se os mesmos entendiam conceitos ambientais. A aplicação foi realizada durante o primeiro evento de conscientização ambiental realizado pelo PIBID no CEJOPA. Na oportunidade foi feita uma palestra seguida de uma sessão de cinema com o documentário “Lixo Extraordinário” (Figura 1). AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Lis Peixoto Rocha 1 ( lispeixotoroch@gmail.com ), Wagner dos Santos 1, Rodrigo Garrett da Costa 2, Larissa Codeço Crespo 2. 1-Licencianda em Ciências da Natureza (IF Fluminense) 2 -Professor do IF Fluminense A realização da educação ambiental mostra-se cada vez mais importante no desenvolvimento de uma postura crítica diante de uma sociedade cada vez mais consumista. À educação ambiental não cabe tão somente o ensino de conteúdos e conhecimentos de cunho ecológico, a transmissão de condutas ecologicamente corretas e a sensibilização individual para a beleza da natureza. É necessário que os processos de ensino e aprendizagem levem em conta a necessidade social de se mudar atitudes, habilidades e valores tanto individuais como coletivos. Sendo assim, o presente trabalho apresenta uma pesquisa exploratória realizada pelo subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID- IF Fluminense), acerca do nível de Educação Ambiental dos alunos do Colégio Estadual José do Patrocínio. A partir desse estudo preliminar, deverão ser desenvolvidas futuras ações no sentido de se disseminar a Educação Ambiental na referida escola. Figura 1: Evento de Conscientização ambiental. RESULTADOS E DISCUSSÃO O questionário aplicado foi respondido por 29 alunos distribuídos entre os níveis médio e fundamental. Conforme os resultados ilustrados no Gráfico 1, apenas 28% dos estudantes analisados conseguiram definir educação ambiental. Além disso, 52% dos alunos entrevistados acreditam que o maior problema ambiental na atualidade é o lixo (Gráfico 2). Ao serem questionados se já haviam estudado temas ambientais no colégio, 59% dos alunos responderam que sim e 41% responderam que não. Acerca do descarte do lixo produzido, 84% dos alunos responderam que descartam na lixeira, 8% descartam no chão, 4% afirmaram que jogam o lixo no pátio do colégio e 4% guardam o lixo na bolsa ou bolso para descartá-lo na lixeira. Pouco mais da metade, ou 52% dos alunos, souberam definir lixo; 83% dos alunos afirmaram que seus familiares não separam o lixo para a reciclagem. Além disso, nenhum aluno soube explicar a diferença entre lixo seco e úmido,, porém todos reconheceram que é importante separar o lixo para reciclagem e que o lixo descartado de forma indevida pode trazer doenças para os seres humanos. Gráfico 1: Levantamento sobre a definição de Educação Ambiental. Gráfico 2: Levantamento sobre os maiores problemas ambientais.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google