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Estratégias de Promoção
Carlos Freire –
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Estratégias de Promoção
Seminários 1º bimestre: Desenvolver Estratégia de Comunicação para o Bazar da Casa dos Idosos a ser realizado em 19/09/2015. Considerar: . Inexistência de verba . Prazo curtíssimo Carlos Freire
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Seminários 1º bimestre: . Estabelecer cronograma das ações; . Elaborar Briefing, . Definir mídias, . Definir peças, . Produzir peças, . Veicular, . Avaliar resultados. Carlos Freire
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Seminários 1º bimestre: . Dividir a sala em 8 grupos de 4 pessoas cada; . Elaborar estratégia de Promoção do Bazar; . Prévia: 02/09/15 – Todos os grupos . Datas de apresentação: Grupos 1, 2, 3 e 4: 09/09/15 Grupos 4, 5, 6 e 7: 16/09/15 Carlos Freire
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Processo de Comunicação de Marketing Carlos Freire
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Anunciante emite uma mensagem através de um canal de comunicação; A emissão é feita por intermédio de códigos (escrita, combinação de sons e imagens); O público- alvo decodifica a mensagem e interpreta e entende a mensagem (cognição); Público- alvo dá o retorno esperado para o emissor; Ou não: ruído. Carlos Freire
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No caso de uma mensagem comercial: Se o público- alvo dá o retorno esperado é sinal de que compreendeu e foi impactado pela mensagem; Se o público-alvo não dá o retorno esperado Pode ser porque: Não entendeu a mensagem do emissor; Não é o público-alvo ideal para aquela mensagem; Não tem necessidade do produto ou serviço; Não foi impactado no momento adequado. Carlos Freire
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Mensagem Criação Carlos Freire
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Planejamento Mensagem Criação Carlos Freire
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Planejamento Mídia Mensagem Criação Carlos Freire
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Planejamento Mídia Mensagem Criação Produção Carlos Freire
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Arte Pura Criação publicitária Arte Dirigida Carlos Freire
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Criação publicitária Arte Dirigida Briefing Carlos Freire
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Briefing: Conjunto de informações que esclarece a criação sobre os objetivos de marketing, características do produto/serviço, diferenciais competitivos, dados da concorrência, dados do público-alvo. Carlos Freire
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Briefing: Briefing deve ser feito pela área de marketing do anunciante e passado à agência de publicidade para criação das campanhas. Blog – Textos de Aulas – Modelo de Briefing e Modelo de Briefing 1 Carlos Freire
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Comunicabilidade de uma Peça de Comunicação Efeito esperado para a peça de comunicação Resposta do Público alvo Qualidades estruturais da peça Carlos Freire
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Qualidades estruturais da peça: a. Impacto: atenção despertada, lembrança da marca, lembrança da peça, reconhecimento dos elementos verbais e visuais. Carlos Freire
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Qualidades estruturais da peça: b. atratividade: atenção mantida ao longo da exposição da peça – reprodução do conteúdo principal; Carlos Freire
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Qualidades estruturais da peça: c. durabilidade: atenção mantida ao longo do período de veiculação – manifestação de agrado, prazer em ver mais vezes, lembrança permanente. Carlos Freire
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Qualidades de conteúdo da peça: a. clareza: entendimento dos significados desejados, interpretação correta da mensagem sobre o produto, relações e ações positivas para com a marca; Carlos Freire
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Qualidades de conteúdo da peça: b. relevância: envolvimento e identificação pessoal com o conteúdo – manifestação de interesse e vontade de comprar ou consumir o produto e de estar nas situações apresentadas; Carlos Freire
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Qualidades de conteúdo da peça: c. credibilidade: aceitação do conteúdo persuasivo – reação receptiva, manifestação de confiança na Carlos Freire
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Comportamento e Processo de Compra do Público Alvo Carlos Freire
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Motivação, Persuasão e Atitude O primeiro passo é motivar o público-alvo. Para tal, analisa-se o briefing, o perfil do público-alvo, a linguagem que está sendo utilizada e se a proposta de valor está adequada. Se o público-alvo estiver motivada torna-se mais fácil cumprir o segundo passo. Carlos Freire
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Motivação, Persuasão e Atitude Persuasão: Motivado, o público-alvo deve ser persuadido a tomar a iniciativa desejada. O anunciante e a agência devem conhecer perfeitamente as necessidades e desejos do público-alvo e por esse meio motivá-lo e persuadí-lo. Carlos Freire
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Motivação, Persuasão e Atitude Persuasão: Se o público-alvo é convencido de que o produto anunciado é bom e é o que melhor vai atender suas necessidades, ele entendeu seus atributos e benefícios e tende a estar motivado e persuadido. Isso não quer dizer que ele irá comprar o produto/ serviço. Carlos Freire
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Motivação, Persuasão e Atitude Atitude: “Tenho uma caneta linda, de moderno design, de excelente escrita, ótima pega, com cores variadas, durabilidade acima da média e confere stauts” Se todos esses atributos não motivarem o consumidor, não persuadí-lo a tomar uma atitude, ainda que tenha entendido a mensagem, não fará o que se espera. Carlos Freire
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Motivação, Persuasão e Atitude Atitude: ” Ótimo, entendi perfeitamente a mensagem, realmente a caneta é muito bonita e muito boa, mas…vou ficar com a minha mesmo!” A comunicação deve, além de persuadir e convencer, mobilizar o público-alvo, provocando nas pessoas uma ATITUDE, no sentido que se deseja. ” É o que eu estava procurando. Vou mudar para essa marca agora.” Carlos Freire
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Vídeo: AFLAC Carlos Freire
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Perguntas: 1. A criação do pato da AFLAC em uma campanha publicitária criou uma consciência de marca e aumentou as vendas em um período muito curto de tempo. Discuta as desvantagens do rápido crescimento na AFLAC. 2. Explique a filosofia do CEO na AFLAC. 3. Discuta o crescimento na AFLAC após a propaganda de serviços financeiros do pato da AFLAC. Como ele afetou a organização? Carlos Freire
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