A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amostragem Estatística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amostragem Estatística"— Transcrição da apresentação:

1 Amostragem Estatística
em Auditoria

2 Roteiro de Apresentação
1 - Introdução 2 - Amostragem 3 - Amostragem em Auditoria 4 - Amostragem Estatística em Auditoria 5 - Seleção Estatística e Medição Estatística 6 - Ferramentas de Automação de Auditoria

3 Antecedentes Históricos
Até 1950: exame de todas as transações Crescimento das empresas: Complexidade das operações Inúmeras transações Auditor passa a emitir opinião Dificuldade de examinar todos os documentos e registros contábeis Alto custo Tempestividade “Há aproximadamente cinqüenta anos, quando as empresas eram bem menores, as auditorias incluíam o exame de todas as transações do período abrangido pelas demonstrações financeiras”SANTI (1988, p. 140) Com o crescimento das empresas surgiu, então, uma dúvida: “o auditor externo, para dar a sua opinião sobre as demonstrações contábeis, teria de examinar todos os lançamentos contábeis referente àquele exercício social?ALMEIDA (1984, p. 2) O Auditor não poderia examinar, sistematicamente, todos os documentos ou registros contábeis do cliente, pois se o fizesse, além do alto custo do serviço de auditoria, a opinião do auditor já não teria utilidade, devido ao fato de que, muito provavelmente, ela não seria emitida tempestivamente MEIGS (1971, p. 929)

4 O Momento Atual Deste modo, há muito que os auditores se utilizam de provas seletivas das transações contábeis. Somente em casos especiais e extraordinários examinam integralmente todas as transações de uma conta. MEIGS (1971, p. 929)

5 Orientação Profissional
Comissão de Amostragem Estatística do AICPA, em fevereiro de 1962 Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis - NBC T 11 Normas Internacionais de Auditoria - IFAC - IBRACON “O comitê opina que a utilização da amostragem estatística está permitida de acordo com as normas de auditoria geralmente aceitas (...) a amostragem estatística pode prover alguma assistência na verificação seletiva, tanto na seleção da amostra como na avaliação dos resultados da prova” Comissão de Amostragem Estatística do AICPA, em fevereiro de MEIGS (1971, p. 932)

6 Orientação Profissional
“As atuais normas de auditoria permitem o emprego de testes, determinando (...) que ‘a complexidade e volume das operações fazem com que os procedimentos de auditoria sejam aplicados por meio de provas seletivas, testes e amostragem.’” SANTI (1988, p. 141)

7 Roteiro de Apresentação
1 - Introdução 2 - Amostragem 3 - Amostragem em Auditoria 4 - Amostragem Estatística em Auditoria 5 - Seleção Estatística e Medição Estatística 6 - Ferramentas para Amostragem Estatística 7 - Conclusão

8 Amostragem “Ato ou processo de seleção de amostra para ser analisada como representante de um todo” “Ato ou processo de seleção e escolha dos elementos de uma população para constituir uma amostra” FERREIRA (1976)

9 População em Auditoria
“Genericamente, população é a totalidade dos itens que integram o saldo de uma conta ou classe de transações no qual o auditor está interessado.” SANTI (1988, p. 155)

10 Unidade de Amostragem Unidade de amostragem é um elemento constitutivo da população e, para fim de amostragem, consiste em: a) um saldo de uma conta; b) uma transação dentro de uma conta; e c) um documento que evidencia uma transação.

11 Roteiro de Apresentação
1 - Introdução 2 - Amostragem 3 - Amostragem em Auditoria 4 - Amostragem Estatística em Auditoria 5 - Seleção Estatística e Medição Estatística 6 - Ferramentas para Amostragem Estatística 7 - Conclusão

12 Amostragem em Auditoria
O Auditor pode generalizar suas conclusões para toda a população, a partir da amostra analisada. SANTI (1988, p. 141)

13 A Necessidade da Amostragem em Auditoria
tamanho da população; custo benefício; e tempo.

14 Testes de Auditoria ASSIS (1997, p .2) Testes de Controle
“são testes específicos para os controles internos, visando, primordialmente, os aspectos de salvaguarda do patrimônio da entidade” ASSIS (1997, p .2)

15 Testes de Auditoria ASSIS (1997, p .2) Testes Substantivos
“são procedimentos e técnicas, adequadamente levados a efeito pelo auditor , para comprovar um resultado a ser esperado, nos saldos das contas, patrimoniais ou redituais” ASSIS (1997, p .2)

16 Amostragem Não Estatística e Amostragem Estatística
A seleção da amostra pode ser feita de dois modos: por Amostragem Não Estatística por Amostragem Estatística

17 Amostragem Não Estatística x Amostragem Estatística
(RITTENBERG e SCHWIEGER, 1994, p .379)

18 Amostragem Estatística
Características: seleção aleatória; avaliados matematicamente, ou seja, de acordo com a teoria das probabilidades.” ASSIS (1997, p. 3)

19 Condições Essenciais para a Determinação da Amostra
Planejamento da Amostra Seleção de amostra representativa da população

20 Seleção Estatística e Medição Estatística
A seleção estatística se refere ao método para obtenção da amostra, enquanto a medição estatística se ocupa do cálculo da amplitude e dos resultados da mesma. MEIGS (1971, p. 933)

21 Seleção Estatística Métodos de seleção estatística: Seleção Aleatória
Seleção Sistemática Seleção Estratificada

22 Seleção Aleatória “O Auditor seleciona suas amostras utilizando uma tabela de números aleatórios, a fim de tornar a seleção isenta de critérios subjetivos” (ASSIS, 1997 p.8)

23 Seleção Sistemática Exemplo: amostra =200 faturas; população=2500
(MEIGS, P. 942)

24 Seleção Estratificada
Exemplo: (MEIGS, P. 944)

25 Conceitos para Medição Estatística
Riscos do Teste por Amostragem Níveis de Confiança do Teste por Amostragem Riscos da Amostragem Níveis de Confiança da Amostragem Precisão da Amostragem

26 Risco do Teste por Amostragem
Risco de ocorrer um erro material no processo contábil; e Risco do erro existente não ser detectado

27 Nível de Confiança do Teste por Amostragem
Fatores a se considerar para o estabelecimento do nível de confiança: Qualidade ou confiabilidade dos controles internos do cliente; Grau de suspeita acerca da existência de irregularidades; Qualidade ou confiabilidade do sistema contábil; Práticas contábeis aplicadas; e Complexidade da legislação aplicável. ASSIS (1997, p. 4)

28 Fatores a se considerar para o estabelecimento do nível de confiança do Teste
O AICPA, no Statement on Auditing Standard nº 1 aconselha que juntamente com esses fatores, seja aplicada a seguinte fórmula: S = 1 - (1 - R) (1 - C) ASSIS (1997, p. 4) S = nível de rigor para testes substantivos. R = nível geral de confiabilidade adotado pelo auditor, como por exemplo, 95% ou 0,95. C = confiança depositada no controle interno contábil e outros fatores relevantes

29 Fatores a se considerar para o estabelecimento do nível de confiança do Teste
Exemplo para R = 0,95 ASSIS (1997, p. 4) A fórmula e a tabela demonstram que conforme a qualidade dos controles internos, as provas de auditoria serão mais ou menos rigorosas.

30 Riscos de Amostragem Testes de Controle Testes Substantivos
Risco de Subavaliação da Confiabilidade Risco de Superavaliação da Confiabilidade Testes Substantivos Risco de Rejeição Incorreta Risco de Aceitação Incorreta

31 Riscos de Amostragem

32 Nível de Confiança da Amostra
“É o grau estimável de que uma amostra aleatória indique o verdadeiro valor do universo do qual foi retirada.” ASSIS (1997, p. 9)

33 Estabelecimento da Precisão
Erro Tolerável: é o erro máximo aceitável. Erro Esperado: o auditor espera que a população contenha erro, a partir de erros identificados em auditorias anteriores, mudanças nos procedimentos da entidade ou outras evidências disponíveis. IBRACON (1998, p. 127)

34 Precisão da Amostragem
Erro Tolerável Erro Esperado Precisão

35 Medição Estatística Amplitude da Amostra
Avaliação do Resultado da Amostra

36 Amplitude da Amostra É função de: Risco de Amostragem Erro Tolerável
Erro Esperado Tamanho da População Técnica de Amostragem Empregada

37 Medição Estatística Técnicas de Medição Estatística:
Amostragem de Estimação por Variáveis Amostragem de Estimação por Atributos Amostragem de Aceitação Amostragem de Descobrimento Probabilidade Proporcional ao Tamanho da amostra (PPT)

38 Amostragem de Estimação por Variáveis
Estima, dentro de um intervalo específico de confiabilidade, o valor do saldo de uma conta, inferido a partir dos valores dos itens amostrais.

39 Amostragem de Estimação de Atributos
“Permite ao Auditor estimar, com base na amostra, a taxa de ocorrência na população de qualquer atributo escolhido, como, por exemplo, a taxa de erro” ASSIS (1997, p. 9) “Este método permite ao Auditor determinar a taxa de ocorrência de certas características em uma população, dentro de certa margem de precisão e níveis de segurança” MEIGS (1971, p. 945)

40 Amostragem de Aceitação
“Este método permite ao Auditor aceitar ou recusar uma população de conformidade com uma taxa estipulada de erro admissível e um nível de confiança determinado” MEIGS (1971, p. 945) As primeiras recomendações relativas a amostragem estatística que apareceram na literatura em matéria de auditoria, sugeriam a adoção do amostragem de aceitação. Este tipo de amostragem era usualmente utilizado em aplicações industriais para efeito de controle de qualidade e pode ser resumido a duas possíveis decisões: aceitar o rejeitar a população. (MEIGS, 1971, p. 952)

41 Amostragem de Suspensão ou continuação da prova
“Permite ao Auditor reduzir a extensão de suas provas se os resultados das amostras preliminares revelarem relativamente poucos ou nenhum erro” ASSIS (1997, p. 9) As primeiras recomendações relativas a amostragem estatística que apareceram na literatura em matéria de auditoria, sugeriam a adoção do amostragem de aceitação. Este tipo de amostragem era usualmente utilizado em aplicações industriais para efeito de controle de qualidade e pode ser resumido a duas possíveis decisões: aceitar o rejeitar a população. (MEIGS, 1971, p. 952)

42 Amostragem de Descobrimento
“Este método permite ao Auditor determinar se em uma população existe, pelo menos, uma anormalidade dentro de limites de confiança prescritos” MEIGS (1971, p. 945) “Também chamada de amostra de exploração, é usada, limitadamente, para detectar erros” ASSIS (1997, p. 9)

43 Probabilidade Proporcional ao Tamanho da amostra (PPT)
“Este método aplica a teoria de amostragem de atributos para conclusão sobre valores monetários.” “Também chamada de amostra de exploração, é usada, limitadamente, para detectar erros” ASSIS (1997, p. 9)

44 Avaliação dos Resultados da Amostra
Tendo executado, em cada item da amostra, os procedimentos apropriados para o objetivo de auditoria determinado, o auditor deve: Analisar qualquer erro detectado na amostra Projetar os erros encontrados na amostra para a população Reavaliar o risco de amostragem IBRACON (1998, p. 128)

45 Plano de Amostragem Estatística
O que testar? Qual a amplitude da amostra? Como selecionar a amostra? Qual tecnica de amostragem utilizar? Como avaliar os resultados da amostra? definir o objetivo do teste; definir a população; definir a unidade de amostragem; e definir o erro.

46 Ferramentas de automacao de auditoria
Micro Start (Ernest & Young) ACL Excel Lotus 1 2 3 definir o objetivo do teste; definir a população; definir a unidade de amostragem; e definir o erro.


Carregar ppt "Amostragem Estatística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google