A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
“EMEF JOSÉ BENIGO GOMES” UCA O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

2 PARTICIPANTES A turma composta de 25 alunos, distribuídas entre 12 (doze) alunos do sexo feminino e 13 (treze) do sexo masculino, na faixa etária entre e 6 (seis) e 7 (sete) anos.

3 INSTRUMENTOS O instrumento usado foi a Atividade Diagnóstica composta de 7 itens(ainda em andamento), referentes a compreensão da fase que o aluno se encontra dentro do processo de construção da escrita, e a prática observada no cotidiano de sala de aula.

4 RESULTADOS OBSERVADOS
ATIVIDADE RESULTADOS OBSERVADOS 01 Faça um desenho e escreva o nome ao lado - 4 (quatro) crianças realizaram o desenho, mas não conseguiram escrever o nome ( utilizaram várias letras sem preocuparem com a correspondência sonora). - 7 alunos desenharam e escreveram o nome ( segundo a sua fase de escrita, com letras que correspondem ao valor sonoro das silabas). - 3 alunos desenharam e escreveram o nome dos desenhos com pequenos erros ortográficos. - 7 alunos desenharam e escreveram o nome dos desenhos corretamente. - 4 alunos desenharam e escreveram uma frase referente sua produção. 02 Leia as palavras e desenhe ao lado - 6 (seis) alunos não leram nenhuma palavra e fizeram qualquer desenho. - 6 (seis) alunos leram em partes. - 13 (treze) alunos leram e desenharam corretamente. 03 Escreva o nome dos desenhos - 5 (cinco) alunos utilizaram vários tipos de letras (algumas letras com valor sonoro). - 11 (onze) alunos escreveram fazendo correspondência ( esses alunos estão em mudanças de fase o que gera alguns conflitos na escrita). - 6 (seis) alunos escreveram trocando algumas letras (algumas das produções erros ortográficos e ausência de letras). - 3 (três) alunos escreveram corretamente

5

6

7

8 RESULTADOS OBSERVADOS
ATIVIDADE RESULTADOS OBSERVADOS 01 Faça um desenho e escreva o nome ao lado - 4 (quatro) crianças realizaram o desenho, mas não conseguiram escrever o nome ( utilizaram várias letras sem preocuparem com a correspondência sonora). - 7 alunos desenharam e escreveram o nome ( segundo a sua fase de escrita, com letras que correspondem ao valor sonoro das silabas). - 3 alunos desenharam e escreveram o nome dos desenhos com pequenos erros ortográficos. - 7 alunos desenharam e escreveram o nome dos desenhos corretamente. - 4 alunos desenharam e escreveram uma frase referente sua produção. 02 Leia as palavras e desenhe ao lado - 6 (seis) alunos não leram nenhuma palavra e fizeram qualquer desenho. - 6 (seis) alunos leram em partes. - 13 (treze) alunos leram e desenharam corretamente. 03 Escreva o nome dos desenhos - 5 (cinco) alunos utilizaram vários tipos de letras (algumas letras com valor sonoro). - 11 (onze) alunos escreveram fazendo correspondência ( esses alunos estão em mudanças de fase o que gera alguns conflitos na escrita). - 6 (seis) alunos escreveram trocando algumas letras (algumas das produções erros ortográficos e ausência de letras). - 3 (três) alunos escreveram corretamente

9

10

11 RESULTADOS OBSERVADOS
ATIVIDADE RESULTADOS OBSERVADOS 01 Faça um desenho e escreva o nome ao lado - 4 (quatro) crianças realizaram o desenho, mas não conseguiram escrever o nome ( utilizaram várias letras sem preocuparem com a correspondência sonora). - 7 alunos desenharam e escreveram o nome ( segundo a sua fase de escrita, com letras que correspondem ao valor sonoro das silabas). - 3 alunos desenharam e escreveram o nome dos desenhos com pequenos erros ortográficos. - 7 alunos desenharam e escreveram o nome dos desenhos corretamente. - 4 alunos desenharam e escreveram uma frase referente sua produção. 02 Leia as palavras e desenhe ao lado - 6 (seis) alunos não leram nenhuma palavra e fizeram qualquer desenho. - 6 (seis) alunos leram em partes. - 13 (treze) alunos leram e desenharam corretamente. 03 Escreva o nome dos desenhos - 5 (cinco) alunos utilizaram vários tipos de letras (algumas letras com valor sonoro). - 11 (onze) alunos escreveram fazendo correspondência ( esses alunos estão em mudanças de fase o que gera alguns conflitos na escrita). - 6 (seis) alunos escreveram trocando algumas letras (algumas das produções erros ortográficos e ausência de letras). - 3 (três) alunos escreveram corretamente

12

13 ATIVIDADE RESULTADOS OBSERVADOS 04 Qual palavra é maior touro ou pintinho? Vídeo 05 Produção de texto 06 Escreva uma palavra grande Ainda não aplicado 07 Escreva uma palavra pequena

14

15

16 ATIVIDADE RESULTADOS OBSERVADOS 04 Qual palavra é maior touro ou pintinho? Vídeo 05 Produção de texto 06 Escreva uma palavra grande Ainda não aplicado 07 Escreva uma palavra pequena

17

18

19 PROBLEMA PORQUE OS ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO ELABORA A HIPÓTESE DE QUE A ESCRITA DOS NOMES É PROPORCIONAL AO TAMANHO DO OBJETO OU SER A QUE ESTÁ SE REFERINDO?

20 PLANO DO EXPERIMENTO A partir da análise das atividades, classificar (novamente) os alunos por FASES de alfabetização; Selecionar os alunos caracterizados na fase 1 ( pré silábico) e ouvir deles o porque fazem a associação de que a quantidade de letras usadas para escrever cada palavra, tem relação com o tamanho do ser ou objeto a que se refere. Realizar atividades que relacionem o tamanho da palavra com o tamanho do objeto.

21 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: FASES E CARACTERÍSTICAS
01 Nesta fase, a criança elabora a hipótese de que a escrita dos nomes é proporcional ao tamanho do objeto ou ser a que está se referindo. 02 Nesta fase, ao tentar escrever, a criança respeita duas exigências básicas: a quantidade de letras (nunca inferior a três) e a variedade entre elas, (não podem ser repetidas). 03 A criança, neste nível, trabalhando com a hipótese silábica, precisa usar duas formas gráficas para escrever palavras com duas sílabas, o que vai de encontro às suas idéias iniciais de que são necessários, pelo menos três caracteres. Este conflito a faz caminhar para outra fase. 04 Ela, então, começa a perceber que escrever é representar progressivamente as partes sonoras das palavras,ainda que não o faça corretamente. 05 Finalmente, é atingido o estágio da escrita alfabética.

22 PLANO DO EXPERIMENTO A partir da análise das atividades, classificar (novamente) os alunos por FASES de alfabetização; Selecionar os alunos caracterizados na fase 1 ( pré silábico) e ouvir deles o porque fazem a associação de que a quantidade de letras usadas para escrever cada palavra, tem relação com o tamanho do ser ou objeto a que se refere. Realizar atividades que relacionem o tamanho da palavra com o tamanho do objeto.

23 EXEMPLOS DE ATIVIDADES
Relacionar nomes com imagens; Escrever os nomes dos animais, quando o tamanho da imagem são distorcidos:

24 COLETA E REGISTRO DE DADOS
- Análise dos exemplos de escrita; Relatórios; Documentos dos alunos (atividades); Portfólio (fotos); Vídeos.


Carregar ppt "O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google