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Controladoria Professora: Karla

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Apresentação em tema: "Controladoria Professora: Karla"— Transcrição da apresentação:

1 Controladoria Professora: Karla
Disciplina Controladoria Professora: Karla

2 Definição de Controladoria
Controladoria é um conjunto de conhecimentos que se constituem e bases teóricas e conceituais de ordens operacional, financeiras e patrimonial relativas ao controle do processo de gestão organizacional.

3 CONCEITOS BÁSICOS Controladoria como Ramo do Conhecimento – conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração Fornece conceito de gestão para balizar os fundamentos teóricos a controladoria se utilizará para o controle gestão organizacional, Economia Fornece conceitos econômicos que permitem mensurar economicamente todos os processos organizacionais, Psicologia, Auxilia no entendimento no comportamento humano

4 CONCEITOS BÁSICOS Estatística fornece conceitos relativos a coleta organização, analise e interpretação de dados que servem de estudo e mediação dos fenômenos relacionado ao controle organizacional, e a Contabilidade fornece conceitos para identificação, classificação, registro e eventos resultantes das operações econômicas realizadas pela organização

5 CONCEITOS BÁSICOS Controladoria como Órgão Administrativo– departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de uma determinada organização.

6 A atuação da CONTROLADORIA pode ser visualizada sob duas colocações:
CONTROLADORIA COMO ÁREA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE A atuação da CONTROLADORIA pode ser visualizada sob duas colocações: Como órgão facilitador que fornece informações às demais áreas da empresa para que possam implementar suas estratégias específicas; Como área que procura integrar o processo de decisões estratégicas de cada área com o objetivo global da organização, ou seja, com a diretriz estratégica da empresa como um todo.

7 A controladoria de hoje precisa participar do processo de tomada de decisões, ter uma visão ampla da organização, atender com informações do ciclo PDCA – (Planejar, desenvolver,controlar e agir).

8 FUNÇÕES DA CONTROLADORIA
Subsidiar o Processo de Gestão – por meio de um sistema de informação que permita simulações e projeções sobre eventos econômicos no processo de tomada de decisões. Apoiar a Avaliação de Desempenho – elaboração e análise de desempenho das áreas e dos gestores. Planejamento – apoio à direção da empresa na determinação e mensuração dos planos e objetivos.

9 FUNÇÕES DA CONTROLADORIA
Acompanhamento – verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas e revisá-los. Por meio de Feedback sobre o resultados das decisões passadas, avalia a qualidade do processo decisório e indica aprimoramentos.

10 FUNÇÕES DO CONTROLLER Sua função básica é garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo, não sendo de sua responsabilidade a elaboração das mesmas, mas sim sua conclusão de síntese e análise.

11 Funções do Controller Sua função principal é obter, gerar e interpretar as informações que possam ser usadas na formulação da política empresarial e principalmente na execução dessa política; Organização de um adequado sistema de informação gerencial que permita a administração conhecer os fatos ocorridos e os resultados obtidos com as atividades; Participação ativa do processo de planejamento; Comparação permanente entre o desempenho esperado e o real; Elaboração e interpretação das demonstrações contábeis e demais relatórios da empresa.

12 CARACTERÍSTICAS DO CONTROLLER
O Controller precisa ser um profissional altamente qualificado, que definirá e controlará todo fluxo de informações da empresa, garantindo que as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a alta administração somente receba informações úteis à tomada de decisões. O Controller é o executivo de: normas, controles, metas, objetivos, orçamentos, contabilidade, finanças e informativa.

13 CONTROLADORIA X CONTABILIDADE FINANCEIRA
CONTROLADORIA: Relacionada com o fornecimento de informações para os administradores - isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações. Usuários da Informação – Internos

14 CONTABILIDADE FINANCEIRA: Relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização. Usuários da Informação : Externos e Internos.

15 Necessidades dos usuários internos (sócios e gestores):
- Aumentar ou reduzir investimentos; - Aumentar o capital ou emprestar recursos de terceiros; - Expandir ou reduzir as operações; - Diversificar ou concentrar as operações; - Comprar/vender à vista ou a prazo.

16 Necessidades dos usuários externos:
- INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: o Conceder ou não empréstimos; o Estabelecer termos do empréstimo (volume, taxa, prazo e garantias). - FORNECEDORES EM GERAL: o Conceder ou não crédito, em que valor e a que prazo. - INVESTIDORES: o Investir ou não em ações na bolsa de valores;

17 CVM E DEMAIS ÓRGÃOS E ENTIDADES REGULADORES:
o Observar se as demonstrações atendem aos requisitos legais e regulamentares; o Buscar indícios de abusos econômicos ou concorrenciais. - JUDICIÁRIO: o Solicitação e apreciação objetiva de perícias. - FISCO: o Verificar o cumprimento da legislação tributária; o Buscar indícios de sonegação de tributos.

18 OBJETIVO DOS RELATÓRIOS
CONTABILIDADE FINANCEIRA: Facilitar a análise financeira para as necessidades dos usuários internos e externos. CONTROLADORIA: Objetivo especial de facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão internamente.

19 FORMA DOS RELATÓRIOS CONTABILIDADE FINANCEIRA: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, DLPA, DMPL, DFC. CONTROLADORIA: Orçamentos, relatórios de desempenho, relatórios de custo, relatórios especiais não rotineiros para facilitar a tomada de decisão.

20 FREQUENCIA DOS RELATÓRIOS
CONTABILIDADE FINANCEIRA:Anual, Trimestral, Mensal, etc. CONTROLADORIA: Na frequência julgada necessária pela administração.

21 PERSPECTIVAS DOS RELATÓRIOS
CONTABILIDADE FINANCEIRA: Orientação histórica (Dados Passados). CONTROLADORIA: Orientada para o futuro para facilitar o planejamento, controle e avaliação de desempenho antes do fato (para impor metas), acoplada com uma orientação histórica para avaliar os resultados reais.

22 A MISSÃO DA CONTROLADORIA
A missão da controladoria é otimizar os resultados econômicos da empresa visando garantir sua continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas. A missão de cada área tem de estar atrelada à missão principal da empresa para ter sucesso dentro do seu planejamento estratégico. Entende-se que a controladoria procura maximizar o resultado individual de cada área por meio da análise comparativa entre elas.

23 a) promover a eficácia organizacional;
O OBJETIVO DA CONTROLADORIA A controladoria deve informar, influenciar e organizar a fim de instruir a administração na consecução de seus objetivos. De acordo com Catelli (2003), os objetivos da controladoria, visando à missão estabelecida, são: a) promover a eficácia organizacional; b) viabilizar a gestão econômica; c)promover integração das áreas de responsabilidade.

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26 Portanto, a Controladoria é o órgão da contabilidade responsável pelas informações no desenvolvimento das empresas e no processo decisório.

27 A Controladoria possui uma posição de extrema relevância para que os gestores sejam auxiliados na tomada de decisão. Assim, a Controladoria tem muito que colaborar, no intuito de continuar se aperfeiçoando para prestar cada vez mais informações úteis a respeito de toda a vida da empresa através dos relatórios contábeis.

28 CONTROLADORIA X SISTEMA DE INFORMAÇÕES
A Controladoria, com a implementação de um Sistema de Informações Gerencial e Contábil, atenderá cada uma destas etapas com informações oportunas, corretas, confiáveis e com periodicidade necessária. A informação contábil deve ser dinâmica, e com isto atender às rápidas transformações das estratégias organizacionais em função das modificações dos cenários.

29 As informações não devem ser tratadas de forma isolada, mas de forma sistêmica e integrada. A visão da empresa como um todo é fundamental para a eficaz implementação dos sistemas de informação.

30 A informação precisa ser desejável, útil, conseguida a um custo adequado (custo x benefício).
Para se fazer Controladoria, é mister a construção de um Sistema de Informação Contábil Gerencial

31 Só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido.
O sistema de informação deve dar o devido suporte às fases do processo de gestão, planejamento, execução e controle, bem como assegurar a integração entre essas fases.

32 A controladoria, como área implementa e monitora o sistema de informações da empresa, auxilia na criação de parâmetro e na geração de informações relevantes na tomada de decisões. Como o Controle Interno compreende o plano da organização e conjunto coordenado de métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, após o conhecimento da política traçada pela empresa (objetivo- missão), a análise do controle interno deverá ser o segundo passo na implementação de um sistema integrado de informações – contábeis/gerenciais.

33 A controladoria atua no processo de gestão com o objetivo de proporcionar aos gestores os meios que os levem a atingir a eficácia organizacional, de modo que todas as decisões estejam voltadas a harmonia operacional, tomadas sempre à luz dos objetivos globais da organização e com os gestores atuando de forma sincronizada no sentido de gerarem, com suas ações, os melhores resultados possíveis com o menor sacrifício de recursos.


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