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Contabilidade Gerencial

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Apresentação em tema: "Contabilidade Gerencial"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Gerencial
Controladoria Estratégica – Aula 6 Parte 1 A Controladoria como Ciência Sistemas e modelos de gestão Prof. José Luis

2 Controladoria A. A controladoria como ciência
B. Sistemas e modelos de gestão C. Sistemas de informação da controladoria D. Planejamento Estratégico E. Planejamento Operacional

3 A controladoria como Ciência
Objetivo : - Entender o que é a controladoria, as funções do controller e como a controladoria se relaciona com a estratégia da empresa Conteúdo: Critérios de avaliação e exposição de definições sobre controladoria.

4 A controladoria como ciência
A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizando sob dois enfoques: Como órgão administrativo com uma missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão Como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências.

5 A controladoria como ciência

6 A controladoria como ciência
A Controladoria pode ser conceituada como conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Estatística, Matemática, Psicologia e principalmente da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia.

7 A controladoria como ciência
O conceito de controle econômico está fundamentalmente ligado à escola italiana, precursora da contabilidade como ciência, e o de comunicação de informação econômica está mais ligado à escola norte-americana, que é entendida como uma abordagem da comunicação da Contabilidade. Segundo Catelli, a Controladoria tem por objeto a identificação, mensuração, comunicação e a decisão relativas aos eventos econômicos. Ela deve ser a gestora dos recursos da empresa, respondendo pelo lucro e pela eficácia empresarial.

8 A controladoria como ciência

9 A controladoria como ciência

10 A controladoria como ciência

11 A controladoria como ciência

12 A controladoria como ciência
Raízes da Teoria Contábil: Teoria da Decisão: É o esforço para explicar como as decisões realmente acontecem, objetiva solucionar problemas. A tomada de decisões depende de informações ou dados. Teoria da Mensuração: Trabalha com o problema de avaliação dos dados, para solucionar os eventos que devem ser medidos, padrões, escalas e dimensões.

13 A controladoria como ciência
Podemos afirmar que [a Controladoria]: Tem objeto próprio Os eventos econômicos e as mutações patrimoniais Utiliza-se de métodos racionais Identificação, mensuração e registro dos eventos econômicos Estabelece relações entre os elementos patrimoniais válidos em todos os espaços de tempo É regido por leis, normas e princípios

14 Funções do Controller Planejamento para o controle
Relatórios e interpretação Avaliação e consultoria Gestão tributária Relatórios internos e externos Proteção dos Ativos Avaliação econômica

15 Resumidamente: Funções do Controller
Monitoramento dos sistemas de informação gerenciais; Apoio aos demais gestores; Influência; Persuasão; Não tomar decisões operacionais, exceto as da sua área.

16 (garantir a aderência ao
Funções do Controller CONTROLADORIA Relação com Investidores Auditoria Interna (garantir a aderência ao controle interno) Sistema de Informação Gerencial Planejamento e Controle Escrituração Orçamento, projeções e análise Contabilidade de custos Contabilidade por responsabilidade Acompanhamento do negócio Estudos especiais Contabilidade Societária Controle Patrimonial Contabilidade Tributária

17 Diagnóstico sobre a Empresa Diagnóstico sobre a Empresa
Funções do Controller Diagnóstico sobre a Empresa Diagnóstico sobre a Empresa Estrutura Organizacional Unidades de Negócio e/ou processos operacionais Produtos e serviços/linhas de produtos Eventos econômicos Tecnologia e sistemas de informação

18 Áreas a serem Atendidas
Funções do Controller Diagnóstico sobre a Empresa Áreas a serem Atendidas A empresa As divisões ou unidades de negócio Os departamentos Os produtos ou serviços As atividades As transações

19 Diagnóstico sobre a Empresa
Funções do Controller Diagnóstico sobre a Empresa Estruturação do Sistema Contábil Tradicional Relatórios básicos Plano de contas fiscal e gerencial Flexibilidade Análise de orçamento

20 Diagnóstico sobre a Empresa
Funções do Controller Diagnóstico sobre a Empresa Estruturação do Sistema Contábil Gerencial Sistema de custos, inflação da empresa, preços de venda Contabilidade por responsabilidade Orçamento e projetos Informações para estratégia Gestão tributária

21 Contab. Financeira x Contab. Gerencial

22 Contab. Financeira x Contab. Gerencial

23 Contab. Financeira x Contab. Gerencial

24 Sistemas e Modelos de Gestão
Objetivo: Entender o que são sistemas e modelos de gestão; entender como a Visão da empresa deve nortear os processos decisórios dos gestores; compreender como de dá o processo decisório no contexto empresarial. Conteúdo: O sistema da empresa com o objetivo da eficácia; o sistema de Missão, Valores e Crenças de uma empresa; Metas e objetivos que derivam da missão; o processo de gestão empresarial.

25 Visão Geral da empresa:
Missão Crenças Valores

26 Visão Geral da Empresa Declaração da Visão Declaração da Missão Metas
Objetivos

27 Visão Geral da Empresa – Declaração de Valores
Declaração de Valores: conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades e operações de uma empresa. Exemplo: Johnson & Johnson “Nossa responsabilidade é, primeiro, com médicos e profissionais da saúde, clientes e, finalmente, os acionistas.”

28 Visão Geral da Empresa – Declaração da Missão
Visa comunicar interna e externamente o propósito da organização e do seu negócio. Exemplo: Elevadores Otis “Nossa missão é oferecer a todos os clientes um meio de locomoção a pequenas distâncias para pessoas e cargas, com grau de confiança superior aos produtos oferecidos por empresas semelhantes no mundo inteiro.”

29 Visão Geral da Empresa - Metas
Correspondem ao itinerário básico para se chegar ao destino que a empresa deseja. Exemplo: “Tornar-se líder de mercado e criar valor excepcional para nossos acionistas.”

30 Exemplo: Ter 55% de participação no mercado em 2 anos.
Visão Geral da Empresa – Objetivos São declarações específicas que se relacionam diretamente a uma determinada meta e fornecem detalhes sobre o que deve ser feito e quando. Exemplo: Ter 55% de participação no mercado em 2 anos.

31 Modelo de Gestão Pode ser definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia.

32 Modelo de Gestão O modelo de gestão considera os seguintes aspectos:
O processo de gestão dos sistema empresa: Planejamento – Execução - Controle Avaliação de desempenho das áreas e dos gestores: Responsabilidade pelos resultados das suas áreas O processo decisório: Centralização ou descentralização O comportamento dos gestores: Motivação e empreendedorismo

33 Modelo de Gestão O modelo de gestão é traduzido dentro da empresa por um processo orientado, processo de gestão, que permite à empresa alcançar seus resultados dentro de um conjunto coordenado de diretrizes.

34 O Processo Decisório Planejamento Planejamento Estratégico
Operacional Programação Execução Controle

35 O Processo Decisório O processo de gestão é caracterizado pela necessidade de tomada de decisão. Definições básicas: Objetivo; Problema; Resolução de problemas; Decisão.

36 O Processo Decisório Desenvolvimento de Cursos de Ações Exame do Problema Implementações Os seguintes passos devem ser respeitados: Partir de um objetivo para iniciar um diagnóstico para considerar um Curso de ações É aconselhável avaliar os cursos de ações a fim de optar por um deles A decisão deve vir acompanhada de uma adequada implementação.

37 Criação de Valor Criação de Valor : o foco da controladoria.
O objetivo de uma companhia deve ser a criação de valor para o acionista. O valor é representado pelo preço de mercado da ação da companhia, o qual, por outro lado, é uma função das decisões de investimento, financiamento e operações da empresa.

38 Criação de Valor Por que uma empresa existe?
Obter os maiores lucros possíveis no curto e no longo horizonte de tempo Maximizar o patrimônio dos acionistas e/ou de seus proprietários Conquistar novos mercados, mesmo que sacrificando a margem de lucro Diversificar atividades Satisfazer clientes Prestar bons serviços à comunidade e à sociedade em geral

39 Contratam gestores, a quem
Criação de Valor Contratam gestores, a quem Outorgam poderes Delegam funções Disponibilizam bens e outros recursos Os acionistas e proprietários fazem o que?

40 Contratam gestores, a quem
Criação de Valor Contratam gestores, a quem Outorgam poderes Delegam funções Disponibilizam bens e outros recursos Os acionistas e proprietários fazem o que?

41 Criação de Valor Os acionistas e/ou os proprietários cobrarão por resultados Os gestores deverão prestar contas sobre como todo aquele conjunto de poder e recursos foi utilizado Ao final, pode-se obter uma confirmação de que as estratégias foram corretamente seguidas, ... ou não!

42 Criação de Valor “Para criar valor para os acionistas, as empresas devem gerar retornos sobre o capital investido que excedam o custo deste capital”. (Young & O’Byrne,2000)

43 Criação de Valor O objetivo é sempre produzir mais, com menos insumos. Quando, no longo prazo, esse resultado é obtido, cria-se valor Uma empresa cria valor pela obtenção de lucro na realização de suas transações de produção e vendas de seus bens e serviços Esse lucro tem de ser superior ao custo financeiro dos investimentos para obtenção do lucro líqüido final Resume-se em duas vertentes: cria-se valor por meio dos produtos e serviços produzidos e vendidos; Cria-se valor cobrindo o custo do financiamento do capital empregado no empreendimento

44 Criação de Valor O objetivo principal passa a ser o retorno em termos de fluxos de caixa a longo prazo, e não o crescimento trimestral do lucro por ação Os investimentos em capacidade produtiva podem ou não gerar valor acima do seu custo de oportunidade Para que isso seja possível é necessário desenvolver e institucionalizar uma filosofia de administração de valor em todos os níveis da organização

45 Criação de Valor O objetivo principal passa a ser o retorno em termos de fluxos de caixa a longo prazo, e não o crescimento trimestral do lucro por ação Os investimentos em capacidade produtiva podem ou não gerar valor acima do seu custo de oportunidade Para que isso seja possível é necessário desenvolver e institucionalizar uma filosofia de administração de valor em todos os níveis da organização

46 Técnicas de Avaliação de Empresas
Técnicas comparativas de mercado Comparação com empresas similares transacionadas no mercado Técnicas baseadas em ativos e passivos contábeis ajustados Conversão para o valor de mercado dos itens das DC Técnicas baseadas no desconto de fluxos futuros de benefícios (geralmente, caixa) Potencialidade de geração de riqueza

47 Modelos de avaliação de Empresas
Avaliação Patrimonial Contábil Avaliação Patrimonial pelo Valor de Mercado Avaliação utilizando o Fluxo de Caixa Descontado


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