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Computadores vs. Programas / Algoritmos Computadores vs. Programas -> Algoritmos O tratamento de problemas através do computador geralmente envolve uma.

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1 Computadores vs. Programas / Algoritmos Computadores vs. Programas -> Algoritmos O tratamento de problemas através do computador geralmente envolve uma grande quantidade de dados, e são em geral de natureza simples com grande volume de dados (área de processamento de dados) ou de natureza complexa que envolvem poucos dados (área de processamento científico). Como solucionar problemas utilizando o computador? Criação de uma sequência de passos (operações) que, quando executados, produzem um resultado do problema (Algoritmo). Execução da sequência de passos mencionada acima.

2 Representação de Algoritmos: Pseudo-Linguagem Algoritmos podem ser representados de duas maneiras: a) uma mais próxima (entendida) pelas pessoas b) uma entendida pelo computador Uma pseudo-linguagem possui as seguintes características: utilização de certas palavras-chave, que indicam a natureza da operação a ser efetuada em certos passos do algoritmo utilização de espaços no começo das linhas do algoritmo para ressaltar a estrutura do algoritmo numeração do passos do algoritmo utilização ponto-e-vírgula (;) para separar os passos consecutivos do algoritmo. Representação de Algoritmos - Linguagens de Programação A representação de algoritmos em uma pseudo-linguagem mais próxima às pessoas é bastante útil principalmente quando o problema a ser tratado envolve um grande número de passos. No entanto, para que esses passos possam ser entendidos pelo computador é necessário representar tal algoritmo numa linguagem de programação. Pascal ; Fortran ; C ; C++ As linguagens de programação obrigam o uso de formas rígidas na especificação de seus passos, ou seja, obrigam as pessoas a detalharem as operações que deverão ser executadas. Uma dica aqui é refinar a solução do problema de um nível mais abstrato até chegar ao nível de detalhe que deve ser representado numa linguagem de programação. Um algoritmo representado em uma linguagem de programação é um programa.

3 Representação de Algoritmos: Pseudo-Linguagem Algoritmos podem ser representados de duas maneiras: a) uma mais próxima (entendida) pelas pessoas b) uma entendida pelo computador Uma pseudo-linguagem (pseudo-código ) para somar dois números Programa em Pascal para somar dois números Exemplo: algoritmo para somar dois números. Algoritmo Ler o primeiro número Ler o segundo número somar o primeiro número com o segundo mostrar o resultado da soma Fim-algoritmo. program somadoisnum; {programa que soma dois números e exibe o resultado no ecrã} var n1, n2, result : integer; begin readln(n1); readln(n2); result := n1 + n2; writeln(result); end. Os algoritmos descritos em pseudo-linguagem não podem ser executados (entendidos) por computadores. É necessário ainda uma fase de tradução da linguagem de programação para a linguagem que a máquina entenda. Essa fase é conhecida por compilação, e é realizada pelo Compilador.

4 Compiladores traduz o programa escrito em uma linguagem de programação para linguagem de máquina. verifica se as formas rígidas na especificação dos passos foi seguida corretamente. compiladores são relacionados diretamente com a máquina para a qual será feita a tradução. gera um arquivo executável do programa descrito. Lazarus downloaddownload

5 A estrutura principal de um programa em pascal se apresenta da seguinte forma: program cabeçalho; declarações begin comandos end. As palavras em negrito são palavras reservadas ou palavras chave da linguagem, que não podem ser declaradas como identificadores. Elas definem o tipo de dados ou estrutura que se deseja utilizar. Palavras Chaves (reservadas): and, array, begin, case, const, div, do, downto, else, end, file, for, function, goto, if, in, label, mod, nil, not, of, or, packed, procedure, program, record, repeat, set, then, to, type, until, var, while, with Identificador é formado por uma única letra, ou então por uma letra seguida de letras ou dígitos, em qualquer número. Comentários Os comentários são identificados por estarem delimitados pelos caracteres { e }, ou pelo caracteres (* e *). Comentários são ignorados pelo compilador na fase de tradução do programa. Comentários são úteis no sentido de destacar ou documentar o programa, para torná-lo mais legível e fácil de entender o seu objetivo, quando retomado para correção ou alteração após determinado tempo. Programação Pascal

6 Exercícios 1- Liste os tipos pré-definidos de variáveis da linguagem Pascal. 2- Liste os tipos pré-definidos de operadores aritméticos da linguagem pascal 3- Defina a prioridade dos operadores 4- Crie programas que: 4.1. Subtrai 2 números; 4.2. Divide 2 números; 4.3. Multiplica 2 números; 4.2.1. O programa de divisão deve fornecer resultados com casas decimais.


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