Carregar apresentação
1
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
PLANEJAMENTO e PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: introdução e características DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
2
O que é planejamento? Busca equilíbrio entre meios e fins
É um processo de tomada de decisão sobre a ação É processo de reflexão É uma atividade essencial e exclusivamente humana
3
PLANEJAMENTO É processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais para se realizar algo. É processo que se preocupa com “para onde ir” e “como chegar lá”. É processo contínuo e sistematizado de projetar e decidir ações em relação ao futuro.
4
TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento de lazer (férias, feriado, passeio)
Planejamento de datas importantes para a vida (casamento, batizado, lua-de-mel) Planejamento educacional (projeto da escola, plano de ensino, plano de aula etc) Planejamento do Sistema de Educação (leis, LDB);
5
PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO
É ESSENCIAL PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS SE REALIZAR!
6
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer na área educacional; Evita o improviso na educação É um norte para as ações educacionais É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas na escola
7
TIPOS DE PLANO ESCOLAR PLANO ESCOLAR (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO) PLANO DE ENSINO (DE DISCIPLINA) PLANO PLANO DE AULA
8
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
É a carta de navegação da escola Indica o rumo a seguir Requer construção coletiva Precisa ser assumido por toda comunidade escolar Define a identidade da escola É referência básica para o plano de ensino do professor(a)
9
O projeto Político Pedagógico:
Guiar e orientar a ação escolar Deve ser flexível e estar sujeito à modificações Deve ter uma ordem seqüencial progressiva- passos- lógica Deve primar pela objetividade Deve ter coerência entre as idéias e a prática
10
FUNÇÕES DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Explicitar princípios,diretrizes e procedimentos do trabalho docente Expressar os vínculos entre os pressupostos norteadores e as ações efetivas em sala de aula Assegurar a racionalização do trabalho docente Prever objetivos, conteúdos e métodos Assegurar a unidade e coerência do trabalho docente Atualizar o conteúdo do plano Facilitar a preparação das aulas
11
Por que é tão difícil envolver os docentes nas práticas de planejamento?
DESCRENÇA NO PLANEJAMENTO O QUE DIZEM OS PROFESSORES POR QUÊ? NÃO É POSSÍVEL PLANEJAR.
12
Por que é tão difícil envolver os docentes nas práticas de planejamento?
A realidade é muito dinâmica Não há condições De que adianta planejar se nada vai acontecer mesmo? Não tem jeito mesmo.
13
Do jeito que o planejamento vem sendo feito: não funciona mesmo.
É muito complicado É fora da realidade Processo não acontece Falta compromisso É inútil Limita o trabalho
14
É PRECISO RE-SIGNIFICAR A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO
NOSSO DESAFIO É RESGATÁ- LO COMO POSSÍVEL E NECESSÁRIO.
15
PLANEJAMENTO ESCOLAR PLANO DA ESCOLA PLANO DE ENSINO PLANO DE AULA
Na Instituição Escolar há três níveis de planos; PLANO DA ESCOLA PLANO DE ENSINO PLANO DE AULA
16
PLANEJAMENTO ESCOLAR (Projeto Político Pedagógico)
Requisitos para o Planejamento Objetivos da escola democrática Planos e Programas Oficiais LDB; PCN- Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais Condições escolares prévias dos alunos Princípios norteadores do processo ensino-aprendizagem (didática)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.