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Estágios do desenvolvimento econômico Para colocar em perspectiva o conceito de sociedade pós-industrial, é indispensável comparar suas características.

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1 Estágios do desenvolvimento econômico Para colocar em perspectiva o conceito de sociedade pós-industrial, é indispensável comparar suas características com as características das sociedades pré-industriais e industriais. Sociedade pré-industrial: uma sociedade agrária estruturada em torno da vida agrícola e de subsistência. Sociedade industrial: uma sociedade dominada pelo trabalho fabril em indústria de produção em massa. Sociedade pós-industrial: uma sociedade de serviços em que as pessoas estão engajadas em atividades intensivamente baseadas em informações, intelecto ou criatividade.

2 Estágios do Desenvolvimento Econômico SociedadeDisputaAtividade Predominant e Uso do trabalho humano Unidade de vida social Medição do padrão de vida EstruturaTecnologia Pré- Industrial Contra a natureza Agricultura e mineração Força muscular DomésticaSubsistênci a Rotineira,tr adicional,a utoritária Ferrament as simples e manuais IndustrialContra a natureza elaborada Produção de bens Operação das máquinas IndividualQuantidade de bens Burocrática e hierárquica Máquinas Pós- Industrial Entre as pessoas ServiçosArtístico, criativo, intelectual Comunidad e Qualidade de vida em termos de saúde,educ ação e lazer Interdepen dente e global Informação

3 Economia da Nova Experiência Os serviços estão passando por uma transformação do conceito tradicional: de uma transação de serviços para uma transação de experiências. Considere a forma como a Starbucks e a Disney World definiram os seus respectivos serviços como uma experiência. EconomiaAgráriaIndustrialServiçosExperiências FunçãoExtrairFazerFornecedorEncenar NaturezaFungívelTangívelIntangívelMemorável AtributoNaturalPadronizadoPersonalizadoPessoal FornecimentoArmazenado em grande escala EstocadoFornecido sob demanda Revelado com o tempo VendedorNegociadorFabricanteFornecedorAtor CompradorMercadoUsuárioClienteConvidado

4 Fontes de Inovação no Setor de Serviços Os serviços continuarão a ser uma fonte de crescimento na economia à medida que as indústrias continuarem a se mudar para o exterior (EUA). A Inovação e as tendências sociais baseadas na transformação demográfica criam uma demanda para novo serviços e estimulam o crescimento dos mesmos.

5 Inovação O modelo de desenvolvimento de produtos que é determinado pela tecnologia e engenharia poderia ser chamado de “teoria da inovação empurrada”. 1.Nasce no laboratório – A solução a procura de um problema. 2.A tecnologia da informação fornece vários exemplos da teoria da inovação de serviços empurrada. A www como local de comércio esta mudando a forma de atendimento em serviços.

6 O caminho da Inovação Em uma empresa de manufatura, a inovação dos produtos é geralmente conduzida pela pesquisa baseada em engenharia, mas, em empresas de serviços, são engenheiros de software e programadores que desenvolvem a inovação. 1.O uso criativo da informação pode ser uma fonte de novos serviços ou agregar valor aos serviços existentes. 2.A inovação em serviços enfrenta dificuldades para testar novas idéias. (Protótipo)

7 A Natureza dos Serviços O ambiente de serviços é singular para permitir o questionamento das aplicações diretas de técnicas tradicionais baseadas na indústria manufatureira em serviços sem precisar realizar modificações, apesar de muitas abordagens serem análogas.Ignorar as diferenças entre as necessidades dos setores de manufatura e de serviços levará a falhas, mas o mais importante é o fato de que o reconhecimento das características especiais de serviços proporcionará insights para um gerenciamento esclarecido e inovador. Não podem ocorrer avanços na administração de serviços sem uma análise do ambiente dos sistemas de serviços.

8 Classificação de Serviços Os conceitos de administração de serviços deveriam ser aplicáveis a todas as organizações de serviços. Um esquema de classificação de serviços pode ajudar na organização da nossa discussão sobre administração de serviços e decompor as barreiras da indústria a um aprendizado compartilhado.

9 Serviços que exigem muito capital (alto investimento em instalações e equipamentos) em relação ao custo com o trabalho Serviços de trabalho intenso (custos do trabalho são altos em relação às suas necessidades de capital) Grau de Interação e Customização Descreve a capacidade do cliente de interferir pessoalmente na natureza do serviço que esta sendo prestado. Baixo Alto Baixo Alto Grau de Intensidade do Trabalho É definido como a proporção ente o custo de mão- de-obra e o custo de capital.

10 Participação do cliente no processo de serviços A presença do cliente como um participante no processo de serviço requer atenção no design das instalações, a qual não é encontrada nas operações de manufatura tradicional. Um aspecto fundamental da prestação de serviços é a compreensão de que o cliente pode ser uma parte ativa do processo.Alguns exemplos ilustrarão que o conhecimento, a experiência, a motivação e mesmo a honestidade do cliente afetam diretamente o desempenho do sistema de serviços: 1.a popularidade de supermercados e lojas de descontos é um indicador de que os clientes estão dispostos a assumir um papel ativo no processo varejista; 2.a exatidão da ficha de um paciente pode aumentar decisivamente a eficiência do atendimento médico; 3.a educação de um estudante é determinada em grande parte pelos seus próprios esforços e contribuições.


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