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A Construção da Identidade Profissional

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Apresentação em tema: "A Construção da Identidade Profissional"— Transcrição da apresentação:

1 A Construção da Identidade Profissional
na Formação Inicial de Professores Maria Augusta Vilalobos F. P. Nascimento FCTUC

2 Sumário I – Enquadramento teórico II – Estudos empíricos
Esta apresentação inclui: I - um breve enquadramento teórico, com as grandes linhas da investigação teórica, II - a caracterização dos estudos empíricos realizados e a síntese dos seus principais resultados, III – (e, por fim) as conclusões, salientando implicações e pistas para estudos futuros. III – Conclusões

3 I – Enquadramento teórico

4 Enquadramento teórico
1 – Identidade profissional 2 – Profissionalidade docente 3 – Identidade profissional docente foi realizada uma abordagem teórica em torno da identidade profissional, relacionando-a com a profissionalidade, especificando para o domínio da docência, e incidindo ainda na formação, durante a fase de pré-profissão. 4 – Formação e identidade profissional docente

5 Identidade profissional
construção dinâmico interacção Conceito de identidade diferenciação / identificação subjectivo / objectivo paradoxal individual / social Para o estudo da identidade profissional, começámos pelo conceito de identidade, que assume um carácter dinâmico e paradoxal. Dinâmico, por constituir um processo em construção, em constante mutação e por resultar da interacção entre o indivíduo e a sociedade. Paradoxal, na medida em que integra... permanência / mudança

6 Identidade profissional
Identidade para si Identidade para outrem imagens identitárias reconhecimento identitário Identidade como produto dinâmicas identitárias Apelando aos contributos de Dubar, a identidade resulta da interacção entre a identidade para si, ao nível das imagens identitárias, e a identidade para outrem, baseada no reconhecimento identitário. A identidade é, assim, o produto de complexas dinâmicas identitárias. Dubar (1997, 2000)

7 Identidade profissional
Identidades sociais / colectivas Identidade profissional Sociologia das profissões Psicossociologia A identidade profissional inscreve-se no contexto das identidades sociais ou colectivas. Daí que, para o seu estudo, recorremos a contributos da sociologia das profissões e da psicossociologia, nomeadamente do modelo das representações sociais Representações sociais

8 A importância das representações profissionais é salientada por Blin,
DIMENSÕES Dimensão funcional Dimensão contextual Dimensão identitária Objectos susceptíveis de serem activados no exercício da actividade profissional Organização Estatutos e papéis Estabelecimento Equipa Instituição Finalidades Ideologias Valores Missões Competências Qualidades Motivações A importância das representações profissionais é salientada por Blin, incluindo, nomeadamente, a dimensão identitária, (que acentua).

9 SISTEMA DAS ACTIVIDADES PROFISSIONAIS (SAP)
(Blin, 1997, 62) Meio social Saberes e competências implicação REPRESENTAÇÕES fontes IDENTIDADES PRÁTICAS constrangimentos O referido autor apresenta um modelo designado por Sistema das Actividades Profissionais, que dá conta das complexas relações entre representações, práticas e identidades profissionais, a ter em consideração no estudo deste tema. feedback sistema de empresa Contexto: estrutura social das actividades quadro das actividades organização instituição

10 Profissionalidade docente
Processos e estados da profissionalização Mobilização Processos Estados de conhecimentos e de capacidades (individuais/colectivas) desenvolvimento profissional profissionalidade de estratégias e retóricas colectivas profissionalização ocupação → profissão “profissionismo” (corporativismo) adesão individual à retórica e às normas colectivas socialização profissional profissionalismo No que respeita à profissionalidade docente, Bourdoncle diferencia diversos processos na sua construção, os quais, por sua vez, mobilizando diversos factores, conduzem a diferentes estados (relativos à profissão). Nomeadamente... (Bourdoncle, 1991, 76)

11 Profissionalidade docente
Profissionalização da docência das instituições articulação de estratégias dos actores formação profissionalizante desenvolvimento profissional A profissionalização da docência envolve então a articulação de estratégias das instituições e dos actores envolvidos, no sentido de uma formação profissionalizante, de um desenvolvimento profissional e de uma cultura profissional. cultura profissional (Altet, 1997, 1998)

12 Identidade profissional docente
Dimensões da identidade docente IDENTIDADE DOCENTE Dimensão MOTIVACIONAL Dimensão SOCIOPROFISSIONAL No estudo da identidade profissional docente, seleccionámos e definimos as dimensões motivacional, relacionada com o projecto profissional (a escolha da docência como profissão), representacional, envolvendo a percepção profissional (as imagens da profissão e de si como profissional) e socioprofissional, passando pela socialização profissional (integração social na profissão). Estas dimensões interagem numa dinâmica complexa (como foi possível verificar também na abordagem empírica). Projecto Profissional Dimensão REPRESENTACIONAL Socialização Profissional Percepção Profissional

13 Formação e identidade profissional docente
lógica profissional referenciais de qualidade contexto organizacional perfis profissionais cultura identidade Finalmente, no que respeita à formação, o seu contributo para a construção da identidade profissional docente passa pela adopção de uma lógica profissional, que inclua a definição de referenciais de qualidade e de perfis profissionais, atendendo a cada contexto organizacional, com especial atenção à cultura e à identidade (individuais e colectivas). Todos estes aspectos devem ser integrados num projecto de formação articulado e coerente. projecto de formação

14 Integração dos paradigmas
Realizar as tarefas atribuídas aos professores (em cada função) Reflectir sobre as suas práticas (e analisar os seus efeitos) Utilizar rotinas, esquemas de acção contextualizados Produzir instrumentos inovadores (“professor-investigador”) Dominar e explorar… PRÁTICO ARTESÃO PRÁTICO REFLEXIVO Estar em desenvolvimento pessoal (“tornar-se”) saberes disciplinares e interdisciplinares UM PROFISSIONAL DO ENSINO MESTRE INSTRUÍDO PESSOA Estar num projecto de evolução profissional saberes didácticos e epistemológicos saberes pedagógicos, psicológicos, filosóficos Estar em relação, comunicar, animar TÉCNICO ACTOR SOCIAL Utilizar técnicas (audiovisuais e outras) Por outro lado, atendendo à coexistência de diversos paradigmas relativamente à docência, correspondendo a domínios complementares do profissional de ensino, a formação deverá procurar contemplar e integrar esses diferentes modelos de professor, recorrendo às diversas estratégias subjacentes. Empenhar-se em projectos colectivos Analisar os aspectos antropo-sociais das situações quotidianas Mobilizar saber fazer técnico e aplicar as regras formalizadas (Paquay, 1994, in Paquay et Wagner, 1996, 156)

15 Articulação acção/formação/pesquisa
ACÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM FORMAÇÃO PELA ANÁLISE DAS PRÁTICAS: VAI-VEM TRIALÉCTICO PRÁTICA TEORIA ANÁLISE PRÁTICA saberes práticos saberes racionais saberes instrumentais saberes formalizados Instrumentos de formalização PESQUISA: produto de saberes sobre os processos, saberes formalizados da prática introduzindo uma problematização, uma leitura transversal pela análise, o relacionamento entre as variáveis e a identificação dos mecanismos de funcionamento dos processos. Na linha de Altet, salientamos a importância da análise das práticas, permitindo uma inter-ligação entre a prática, a teoria e de novo a prática, (e uma integração dos saberes práticos, racionais, instrumentais e formalizados), numa perspectiva de articulação entre acção, formação e pesquisa. (Altet, 1996, 38)

16 Técnicas e estratégias de formação
Análise das práticas simulação pedagógica videoformação observação explicitação Os dispositivos de análise das práticas permitem ainda integrar diversas técnicas e estratégias de formação, nomeadamente.... (como tivemos, também, ocasião de concretizar no âmbito dos estudos empíricos). técnicas biográficas

17 II – Estudos empíricos Passo então a uma breve caracterização dos estudos empíricos, apresentando a síntese dos seus principais resultados.

18 Estudos empíricos Estudo A – Estratégias de formação psicopedagógica para a construção da ID na formação inicial Estudo B – A ID no ano de estágio pedagógico Estudo C – Estudo de um caso ou ilustração à escala individual A abordagem empírica incluiu a realização de três estudos: ...

19 Estudos empíricos e suas inter-relações
Estudo no ano de estágio Estudo de um caso B Estudo das estratégias de formação Os referidos estudos relacionam-se, quer temporal, quer conceptualmente, permitindo, no seu conjunto, uma abordagem ampla do problema, em diversos momentos e perspectivas, no seio da mesma população. C A

20 Estudo A – formação psicopedagógica
Investigação estratégias e instrumentos avaliação dos dispositivos acção observação viabilidade adequação reflexão análise aceitação conhecimento da docência (percepção dos) efeitos formativos (auto)descoberta (auto)desenvolvimento O Estudo A incidiu sobre a formação psicopedagógica e caracterizou-se por uma estreita articulação entre formação e investigação. Numa perspectiva formativa, mobilizámos estratégias experienciais e reflexivas, procurando promover o conhecimento da docência e a (auto)descoberta e o (auto)desenvolvimento profissionais. Simultaneamente, procurámos investigar as referidas estratégias, em termos de viabilidade, adequação e aceitação no contexto em questão. Procurámos, ainda, recolher dados sobre os possíveis efeitos formativos e as representações da formação. Ambas as abordagens visaram, em última análise, a melhoria do desenvolvimento profissional dos futuros professores em formação. representações da formação Desenvolvimento profissional

21 Estudo A ExD – Experimentar a docência Projectos de formação
1996/1997 Projectos de formação 1997/1998 1998/1999 PrE – Pré-estágio pedagógico No que respeita à formação, foram desenvolvidos dois projectos... O projecto ExD, incidindo no conhecimento e reflexão sobre a docência, realizou-se em três fases, correspondendo a três anos lectivos. O projecto PrE, de preparação para o estágio, decorreu durante um ano lectivo. 1999/2000

22 Estudo A ExD – Experimentar a docência Estratégias de formação
simulação pedagógica Estratégias de formação videoformação análise das práticas PrE – Pré-estágio pedagógico Quanto às estratégias de formação, o projecto ExD privilegiou ... e o projecto PrE ... observação diário de formação

23 Estudo A ExD – Experimentar a docência Pesquisa
registos n = 60 (58) entrevistas Pesquisa n = 147 (107) questionários PrE – Pré-estágio pedagógico Em termos de pesquisa, foram utilizados registos diversos entrevistas e questionários. O número de sujeitos inquiridos encontra-se indicado à direita, estando entre parêntesis o número de inquiridos no final de cada fase. registos n = 4 (1) entrevistas

24 Estudo A Resultados aceitação das estratégias percepção dos efeitos inovação motivação conhecimento da docência expectativas de desenvolvimento (saber fazer) valorização saber analisar saber mobilizar Apesar das características diferenciadas dos projectos, a síntese dos resultados é, no geral, sobreponível. Assim, em ambos os casos verificámos uma boa aceitação das estratégias de formação propostas, pela inovação e na motivação inerentes, e pela expectativa de contribuição para o DP existindo uma clara valorização destas estratégias relativamente às tradicionalmente utilizadas. Relativamente à percepção dos efeitos da formação, os sujeitos consideraram ter tido ganhos ao nível do conhecimento da docência e referiram-se subjectivamente mais preparados para a profissão, não tanto ao nível do saber-fazer, mas, sobretudo, ao nível do saber-analisar e do saber-mobilizar.

25 Estudo B – estágio pedagógico
Análise das componentes da ID e da sua dinâmica Estudo dos efeitos e das representações da formação O Estudo B centrou-se no ano de estágio pedagógico e nele procurámos analisar as componentes da ID e a respectiva dinâmica. Paralelamente, tínhamos como objectivo investigar os efeitos e as representações da formação recebida.

26 Estudo B – estágio pedagógico
Pesquisa 2000/2001 entrevistas individuais n = 66 (60) início / final do estágio O estudo decorreu no ano lectivo de , envolveu 66 estagiários (da licenciatura em Matemática) e baseou-se na recolha de dados através de entrevistas realizadas no início e no final do estágio.

27 Estudo B – estágio pedagógico
Resultados Identidade Docente dimensão motivacional dimensão socioprofissional dimensão representacional projecto em construção identificação profissional esclarecimento da opção preparação percepcionada integração profissional condicionado por factores extrínsecos Em termos dos principais resultados, no que respeita à análise das componentes da ID e da respectiva dinâmica, verificámos: que o projecto profissional se encontra claramente em construção, contribuindo o estágio para o esclarecimento da opção e para o seu reforço, sobretudo quando se baseia em motivos intrínsecos; no entanto, o mesmo projecto revelou-se em parte condicionado por factores extrínsecos na dimensão representacional, verificámos uma notável melhoria da preparação profissional percepcionada, que confirma a importância formativa e profissionalizante do estágio que a socialização profissional tem um momento alto, neste período, que se reflecte em progressos acentuados ao nível da identificação profissional; já no que respeita à integração profissional, a evolução nem sempre foi positiva, dependendo muito dos contextos.

28 Estudo B – estágio pedagógico
Resultados Representações da Formação valorização do estágio heterogeneidade da formação no estágio necessidade de uma melhor preparação para o estágio Quanto às representações da formação, constatámos, a par de uma valorização do estágio, algumas dificuldades inerentes à heterogeneidade existente, nomeadamente, ao nível do perfil e da formação dos supervisores e das modalidades de trabalho e de avaliação dos estágios. Foi salientada a necessidade de uma melhor preparação para o estágio em particular através de actividades de aproximação à realidade. Nesse sentido, as estratégias inovadoras de formação psicopedagógica foram valorizadas. apreciação favorável das estratégias pedagógicas e dos seus efeitos

29 Estudo B – estágio pedagógico
Resultados Efeitos da Formação dimensão motivacional dimensão socioprofissional dimensão representacional esclarecimento do projecto IntPerc + cautelosa IdPrPerc + realista reforço dos motivos intrínsecos maior realismo PrepPerc + realista Relativamente aos efeitos da formação recebida e, nomeadamente, comparando os sujeitos participantes e não participantes no projecto ExD (Estudo A), os resultados apontam para contributos ao nível das três dimensões da ID consideradas. Assim, a formação terá contribuído para o esclarecimento do projecto profissional, para uma (re)estruturação das percepções profissionais no sentido de um maior realismo, e para uma maior consciencialização e realismo relativamente a aspectos da socialização profissional. qualidades relacionais (re)estruturação das imagens profissionais

30 Estudo C – estudo de um caso
Seguimento de um caso ilustração dispositivos de formação representações da formação (percepção dos) efeitos da formação No âmbito do estudo C, foi realizado o acompanhamento de um caso, em paralelo e em complemento aos estudos empíricos, permitindo observar, à escala individual, os aspectos analisados. desenvolvimento profissional Construção da identidade docente

31 III – Conclusões

32 Conclusões - a construção da identidade profissional realiza-se já na fase de formação inicial formação psicopedagógica estágio pedagógico - papel relevante das estratégias de formação de tipo experiencial e reflexivo simulação observação A construção da ID realiza-se já durante a formação inicial, nomeadamente no âmbito da formação psicopedagógica e do estágio pedagógico. Foi salientado o papel relevante das estratégias de formação de tipo experiencial e reflexivo, baseadas na simulação, observação e análise de situações e de práticas pedagógicas. análise de situações e de práticas pedagógicas

33 Dinâmica do processo de construção da identidade docente
Profissionalidade Docente IDENTIDADE DOCENTE Projecto Profissional Socialização Profissional Percepção Profissional Complexidade da dinâmica... (Percepção da) Formação

34 Bibliografia Altet, M. (1996) Les compétences de l'enseignant-professionnel: entre savoirs, schèmes d'action et adaptation, le savoir analyser. In L. Paquay et al. (Eds.) Former des enseignants professionnels. Quelles stratégies? Quelles compétences? Bruxelles. De Boeck, Altet, M. (1997) Stratégies et conditions de professionnalisation. In M. Altet (Éd.) Professionnaliser le métier d'enseignant: savoirs professionnels et formation. Les Cahiers du C.R.E.N. Nantes. CRDP des Pays de la Loire, Altet, M. (1998) Quelle formation professionnalisante pour développer les compétences de l’enseignant-professionnel et une culture professionnelle de l’acteur? In M. Tardif, C. Lessard e C. Gauthier (Dir.) Formation des maîtres et contextes sociaux. Paris, P.U.F. Cap. I,

35 Blin, J. F. (1997) Représentations, pratiques et identités professionnelles. Paris. L'Harmattan.
Bourdoncle, R. (1991) La professionnalisation des enseignants: analyses sociologiques anglaises et américaines. Révue Française de Pédagogie. Nº 94, Dubar, C. (1997) A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto. Porto Editora. Dubar, C. (2000) La crise des identités: l'interprétation d'une mutation. Paris. P.U.F. Paquay, L. e Wagner, M.-C. (1996) Compétences professionnelles privilégiées dans les stages et en vidéo-formation. In L. Paquay; M. Altet; E. Charlier e Ph. Perrenoud (Eds.) Former des enseignants professionnels. Quelles stratégies? Quelles compétences? Bruxelles. De Boeck,


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