A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR"— Transcrição da apresentação:

1 1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR - 2015
CATEGORIA I: SÉRIE VIAGENS TEMA: Viajando pelas praias e aprendendo a preservar Professora: Maria Anatália de Araújo Silva Educação Infantil - Jardim I “3” SEB Maceió Coordenação: Regina Tognon

2 APRESENTAÇÃO: A necessidade de trabalhar mais o tema Consciência Planetária surgiu da preocupação em adotar práticas educativas diárias que estimulassem as crianças do Jardim I “3” da Unidade SEB Maceió a refletir sobre a importância de todos cuidarem do nosso planeta. Este projeto, vivenciado em diferentes etapas que valorizavam as múltiplas linguagens de expressão, ao trabalhar a conscientização da interferência humana no meio ambiente, possibilitou o desenvolvimento de atitudes e ações solidárias, despertando nos alunos a ideia de que todos nós somos responsáveis pelo futuro do nosso planeta. Conduzido pela professora Maria Anatália de Araújo Silva, Viajando pelas praias e aprendendo a preservar foi inspirado a partir da atividade Viagem com a família, do livro Linhas da Vida - Mundo Leitor, páginas: 52 e 53, e submetido à avaliação na Categoria I: Série Viagens, do 1º Prêmio SEB do Mundo Leitor.

3 OBJETIVO GERAL: Despertar nos alunos a importância da Educação Ambiental, tornando-os cidadãos conscientes da importância de todos para a preservação do meio ambiente.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular a escrita e a leitura de imagens; Desenvolver a linguagem oral; Observar as praias e o ambiente escolar; Despertar a mudança na prática de atitudes diárias; Implantar práticas sustentáveis na Escola; Conhecer e identificar as diferenças entre as praias : Avenida, Pajuçara e Ponta verde; Estabelecer a diferença entre separar, reciclar e reutilizar o lixo; Favorecer a compreensão de que a água é fonte de vida e de que todos seres vivos dependem dela para sobreviver.

5 1ª AULA: Passeio Os alunos realizaram um passeio pelas praias e, durante o percurso, visualizaram o Riacho Salgadinho, que hoje se tornou um esgoto a céu aberto. Riacho Salgadinho

6 Aprendendo com os profissionais!
Durante o passeio, nossos alunos conversaram com alguns funcionários responsáveis pela manutenção e limpeza das praias de Maceió .

7 Praia da Avenida No passeio, as crianças observaram o Riacho Salgadinho desembocando na praia da Avenida, que antigamente era cartão postal da cidade e hoje está inapropriada para banho e pesca.

8 Praia da Pajuçara As crianças tiveram a oportunidade de fazer uma entrevista com os pescadores que estavam trabalhando. Eles relataram sobre a diminuição de peixes e o aumento do lixo encontrado nas redes de pesca.

9 Praia de Ponta Verde Na praia de Ponta Verde, as crianças brincaram e perceberam a importância de cuidar e preservar o meio ambiente.

10 Na hora da pausa para o lanche, procuramos uma sombra para nos abrigar
Na hora da pausa para o lanche, procuramos uma sombra para nos abrigar. Lá perto, havia uma guarita da SMTT - Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito. Enquanto conversávamos com as crianças sobre nossa vivência até o momento, o senhor Djurama, funcionário da Prefeitura, começou a interagir com elas, contando como era o Riacho Salgadinho na época de sua infância. Foi um momento muito rico para o nosso projeto.

11 Vou contar uma história para vocês!
Quando era pequeno, do tamanho de vocês, eu tomava banho no riacho Salgadinho. Vocês acreditam ? É verdade. Ele era um riacho limpo...

12 2ª AULA: Em outro momento, discutimos o tema: O que você faz para mudar o Planeta Terra?

13 3ª AULA: Desenho sobre o passeio
Na roda de conversa, os alunos foram estimulados a relembrar o roteiro e os momentos vivenciados durante o passeio. Eles expressaram suas lembranças através de desenhos, dando-lhes formas e cores.

14 A arte alimenta-se de ingenuidades, de imaginações infantis que ultrapassam os limites do conhecimento Amélia Arenas

15 4ª AULA : Passeio pela Escola
As crianças realizaram dois passeios na Escola com a participação da professora de Linguagem Plástica, sendo um antes do intervalo e outro após o recreio. Elas observaram o mesmo ambiente, antes limpo e depois sujo. Essa atividade reforçou a ideia de que a mudança deve partir de cada um e que pequenas atitudes fazem toda diferença. Antes do intervalo Após o intervalo

16 5ª AULA: Coleta Seletiva
A turma foi estimulada a valorizar e preservar o meio ambiente. As crianças foram divididas em grupos e cada grupo recebeu uma cor de faixa. As cores significavam o tipo de lixo a ser selecionado. Explicada a dinâmica da aula, os grupos partiram para a coleta.

17 6ª AULA: Produção do mar e dos peixes
As crianças realizaram a pintura do mar e a confecção de peixes.

18 7ª AULA: Percepção Sonora
Qual o som da praia? Na aula de Linguagem Musical, a professora Joseane convidou as crianças a ouvir o som e realizar movimentos durante a execução.

19 8ª AULA: Praia limpa e Praia suja
Os alunos participaram de uma brincadeira no tanque de areia da Escola e simularam a poluição da areia suja da praia. Puderam estabelecer comparações entre uma praia limpa e suja e, enriquecidos por estas atividades, realizaram as tarefas das páginas: 52 e 53, do livro Linhas da Vida. PRAIA LIMPA PRAIA SUJA

20

21 9ª AULA: Prancha Didática
Através do alfabeto móvel, foi estimulada a formação de palavras por meio de uma atividade desenvolvida a partir de uma foto da nossa aula passeio. As crianças montaram as palavras, inspiradas pela imagem que visualizaram.

22 10ª AULA: Construindo a escrita através da Linguagem Matemática No Espaço Zeca, as crianças realizaram uma atividade envolvendo códigos numéricos. Elas substituíram os numerais por letras do alfabeto, formando a seguinte frase: JOGUE O LIXO NO LUGAR CERTO!

23 11ª AULA: Aprendendo a Reutilizar Na aula de Linguagem Plástica, sob a orientação da professora Vaneide, as crianças utilizaram lixo reciclável e confeccionaram um bilboquê. Foi um momento muito divertido!

24 12ª AULA: Avaliação/ Oficina de reciclagem
Durante esta atividade, abordamos as práticas sustentáveis para conscientizar e garantir uma melhor qualidade de vida para todos nós. Fizemos uma oficina de reciclagem e as crianças reutilizaram produtos que iriam para o lixo, transformando-os em lindas jangadas. Hora da explicação! Colocando em prática!

25 Trabalho realizado com sucesso! PARABÉNS!!!

26 A Preservação da Natureza é Responsabilidade de Todos!


Carregar ppt "1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google