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TCC.

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Apresentação em tema: "TCC."— Transcrição da apresentação:

1 TCC

2 UNIDADES DE APRENDIZAGEM
No nosso módulo de metodologia científica que terá como objetivo apoia-lo tecnicamente para a elaboração dos textos acadêmicos e do seu trabalho de conclusão de curso. Sete unidades de aprendizagem em metodologia, trabalhando os seguintes temas:  Na Unidade 1, vamos discutir a elaboração de textos acadêmicos, buscando diferenciar resenha e resumo, além de apontarmos para a importância de atentarmos para as normas técnicas de formatação textual, uso adequado de citações (diretas e indiretas) e referências bibliográficas e suas implicações éticas.  A partir da unidade 2, vamos começar a discutir sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), definindo seus objetivos, os possíveis tipos de estudos a serem desenvolvidos e planejamento do estudo. Neste momento, vamos também definir o formato final dos TCC dessa especialização.

3 Na Unidade 3, partiremos, então, para a elaboração propriamente dita dos projetos de estudos, buscando desenhar os Temas, Problemas, Objetivos (geral e especifico), Métodos e Cronogramas. Nesta fase também discutiremos questões éticas envolvendo estudos com seres humanos. A partir dessa unidade, os alunos deverão trabalhar diretamente na construção dos seus TCC.  Na Unidade 4, vamos trabalhar na construção da fundamentação teórica dos estudos. Os alunos que precisarem apresentar o projeto ao Comitê de Ética deverão fazê-lo ao final dessa unidade.  Na Unidade 5, chegaremos no momento da Produção dos dados de cada estudo, com base nos projetos propostos.  Na Unidade 6, partiremos para a construção das análises dos dados produzidos na unidade 5.  Finalmente, na Unidade 7, que deverá ser desenvolvida já no final das atividades teóricas de nossa especialização, vamos realizar a elaboração do texto final do artigo, considerando as normas técnicas para artigos.

4 Unidade 1 ( Elaboração de Textos Acadêmicos )
UNIDADES DE APRENDIZAGEM Unidade 1 ( Elaboração de Textos Acadêmicos )   Escrever_e_preciso_-_o_principio_da_pesquisa.pdf  Para_sistematizar_experiencias_Autor_Oscar_Jara_Holliday.pdf  cartilha_plagio.pdf

5 Unidade 2 ( Trabalho de Conclusão de Curso )
UNIDADES DE APRENDIZAGEM Unidade 2 ( Trabalho de Conclusão de Curso )  Estudos_de_revisao_sistematica_um_guia_para_sintese_criteriosa_da_evidencia_cientifica.pdf  O_classico_e_o_novo_tendencias_objetos_e_abordagens_em_ciencias_sociais_e_saude.pdf

6 Trabalho de Conclusão de Curso
TCC Trabalho de Conclusão de Curso Na presente especialização, o TCC deve apresentar as capacidades desenvolvidas para a gestão do cuidado com ênfase na implantação das Linhas de Cuidado, e/ou gestão da Atenção Básica, e suas necessárias articulações com redes regionais de atenção, com o trabalho interdisciplinar, e com práticas críticas e cientificamente embasadas, que efetivem a implementação dos princípios e diretrizes do SUS numa perspectiva ampliada de saúde. Assim, o TCC desta especialização deve ter como base e fundamento às práticas cotidianas de cuidado e gestão da atenção básica, podendo, então, ser desenvolvida a partir de três diferentes tipos de estudos: Relato de Experiência; Pesquisa; Revisão Bibliográfica Sistemática.

7 TIPOS DE ESTUDOS Relato de Experiência O Relato de Experiência é um manuscrito que descreve e reflete criticamente acerca de uma experiência vivida significativa. Deve ressaltar as impressões do autor em relação às mudanças ocorridas em si e nos cenários, desencadeadas a partir da experiência relatada.

8 Revisão Sistemática TIPOS DE ESTUDOS
A Revisão Sistemática de Literatura é uma forma de consolidar e analisar as produções teóricas existentes sobre um determinado tema. Ela difere da fundamentação teórica do estudo por diversos motivos: Primeiro, porque por ser um método de pesquisa, tem critérios e passos determinados a serem seguidos; Segundo porque na fundamentação teórica do estudo, o autor seleciona as referências que deseja ou não utilizar, muitas vezes a partir do referencial teórico e epistemológico adotado. Já na revisão sistemática de literatura, devem ser consideradas todas as produções encontradas a partir do método desenhado para a pesquisa das referências.

9 Pesquisa TIPOS DE ESTUDOS
A Pesquisa, por sua vez, é um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas (teóricos ou práticos) propostos. A atividade de pesquisa representa a construção de um conhecimento original, de acordo com exigências científicas: parte-se de uma pergunta; define-se objetivos e elabora-se uma metodologia. Pesquisar significa pensar de forma crítica; questionar o que está vigente, problematizar e gostar de aprender. A atividade da pesquisa deve ser planejada. Para tanto, parte inicial do processo envolve a construção de um Projeto de Pesquisa que resulta na pesquisa em si, geralmente apresentada sob a forma de um relatório de pesquisa ou artigo. O planejamento da pesquisa é um processo sistematizado, mediante o qual se pode conferir maior eficiência à investigação para em determinado prazo alcançar o conjunto das metas estabelecidas.

10 Exigências Éticas para Pesquisas Envolvendo Seres Humanos
TIPOS DE ESTUDOS Exigências Éticas para Pesquisas Envolvendo Seres Humanos Pesquisas envolvendo seres humanos são aquelas que, individual ou coletivamente, envolvem o ser humano de forma direta ou indireta, em sua totalidade, ou partes dele, incluindo o manejo de informações ou materiais; Risco da pesquisa é a possibilidade de danos à dimensão física, psíquica, moral, intelectual ou espiritual do ser humano, em qualquer fase da pesquisa ou dela decorrente. Sujeito da pesquisa é o participante pesquisado, individual ou coletivamente, de caráter voluntário, vedada qualquer forma de remuneração; Carta de Anuência é o documento emitido pela instituição na qual será realizada a pesquisa, atestando ciência do projeto e autorização para a realização da pesquisa.

11 Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) são colegiados interdisciplinares e independentes [...], de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é a anuência do sujeito da pesquisa ou seu representante legal, livre de vícios (simulação,fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação, após explicação completa e pormenorizada sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que essa possa acarretar, formulada em um termo, autorizando sua participação voluntária na pesquisa.

12 TIPOS DE ESTUDOS Num relato de experiência, deve ser detalhada ao máximo a experiência a ser analisada. Assim, deve-se explicitar, no mínimo, o contexto, as atividades e o período da experiência. Também devem ser definidas as formas de registro e sistematização das informações sobre essa experiência, podendo ser lançado mão, por exemplo, de documentos institucionais, diários de campo ou anotações pessoais do autor do relato. Numa pesquisa, deve ser caracterizado o tipo da pesquisa, seus métodos de coleta ou produção, sistematização e análise de dados, com definição, dentre outros aspectos, da população estudada, técnica e instrumentos, período da coleta/produção dos dados, e o atendimento às exigências éticas, em caso de pesquisas envolvendo seres humanos. Atenção: Para tais delimitações, levar em consideração a sua pergunta de pesquisa e os objetivos propostos. Por fim, numa Revisão Sistemática de Literatura, devem ser definidos os critérios de busca, seleção e análise dos textos. .

13 NORMAS DA ABNT

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