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O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade

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Apresentação em tema: "O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade simon@iets.org.br

2 Sonhos e realidade para os jovens brasileiros Sonho: – Todos os jovens terão educação média completa até os 17 anos (Emenda Constitucional 59 de 11 de novembro de 2009) – 33% (trinta e três por cento) da população de 18 a 24 anos no Ensino Superior (meta 12 do PNE) Realidade: – Em 2015, só 60% dos jovens de 15 a 17 estavam no ensino médio, e 16.7% já não estudavam; – Dos 18 a 24 anos, 20% estavam em cursos superiores, e 69% já não estudavam – A qualidade do ensino superior é extremamente desigual – O ensino nem prepara bem para a universidade, nem para o mercado de trabalho

3 A crise e as alternativas ao ensino médio Crise: – má qualidade – Incapacidade de lidar com a massificação e estrangulamento do ensino técnico de nível médio – Excesso de conteúdos obrigatórios, que pode piorar com a Base Nacional Curricular em discussão O que fazer: – Lidar com os problemas gerais da educação que afetam o ensino médio (má formação de professores, problemas de gerenciamento, escolas noturnas, etc) – Reduzir o peso das disciplinas, colocando ênfase em competências; – Permitir que os alunos optem por diferentes áreas de formação e aprofundamento – Tratar o ensino técnico e profissional como uma das alternativas de formação aprofundamento, e não como capacitação adicional.

4 Tendência: as matrículas no ensino médio aumentam 4

5 Tendência: os governos gastam cada vez mais em educação

6 Em termos internacionais, o desempenho escolar brasileiro é extremamente crítico

7 Apesar dos investimentos, a qualidade é péssima: a educação inicial tem melhorado um pouco, mas a média não sai do lugar

8 O Ensino médio no Brasil: muitos estudam à noite, e muitos trabalham

9 O Funil do ENEM: democratização ou cristalização de desigualdades?

10 O Funil do ENEM

11 Notas obtidas no ENEM 2013 Nota de corte para a UFRJ – 800 e mais para medicina e economia – 750 ou mais para odontologia e engenharia – 700 ou mais para história e pedagogia No ENEM de 2013: – 5.6 milhões eram candidatos ao ensino superior – 3.6 milhões não atingem o mínimo de 500 na redação e média 450 na prova objetiva – Só 150 mil atingem 650 pontos ou mais

12 Quem passa no ENEM? (700 pontos ou mais para a UFRJ)

13 Qual a alternativa? Investir o maximo na qualidade da educação fundamental Admitir que, mesmo nos melhores sistemas de educação, as pessoas chegam ao ensino médio com diferentes condições de aprendizado, interesses e capacidades O Brasil é o único país que não oferece alterantivas de formação de nível médio Oferecer ensino técnico, prático e aplicado como uma das alternativas de formação

14 O Ensino técnico médio no Brasil hoje

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16 Como o ensino médio está organizado em outros países? Todos os países reconhecem que os alunos são muito diferentes, e precisam ter alternativas de estudo e formação Os cursos são organizados casda vez mais função de competências, e não de disciplinas acadêmicas O ensino técnico profissional se dá seja no interior de escolas inclusivas (como a high school americana) ou em escolas técnicas especializadas (como na Europa) O ensino técnico se desenvolve em forte parceria com o setor produtivo A formação geral em raciocínio matemático e uso de linguagem é enfatizada em todas as modalidades Os cursos técnicos equivalem aos de ensino médio para efeitos legais

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18 A proposta de reformulação do ensino médio e profissional

19 Organização do curriculo Divisão do currículo em duas metades – Formação geral em português, matemática, ciências sociais e ciências naturais, com ênfase das duas primeiras – Módulo opcional de formação e aprofundamento Ciências Físicas, Matemática e computação Ciências biológicas e de saude Humanidades (história, filosofia, linguagem, literatura) Ciências sociais (economia, sociologia, adminsitração) Formação profissional técnica Formação artística

20 Organização do sistema educativo As escolas de ensino médio deverão oferecer uma ou mais opções de formação e aprofundamento; Os estudantes escolhem as escolas conforme seus interesses, condições e a oferta disponível; O ensino técnico e profissional pode ser feito em escolas e programas especializados; As experiências de trabalho e cursos profissionais podem ser reconhecidos como crédito

21 Avaliação O atual ENEM é incompatível com uma educação média diferenciada. Proposta para um outro sistema nacional – Uma prova geral tipo SAT para linguagem e raciocínio numérico – Provas separadas para ciências físicas, biológicas, sociais e humanidades – Certificações profissionais para cursos técnicos Separar o ENEM dos vestibulares – As escolas dão diplomas – O sistema nacional certifica competências por conceitos, não pontuações – As universidades decidem se e como querem usar as certificações Introduzir uma avaliação de orientação ao final do ensino fundamental (15 anos)

22 Alguns pontos para reflexão Nem todas as escolas terão condições de oferecer diferentes opções, e podem precisar se especializar Flexibilizar e simplificar os currículos não é o mesmos que banalizar – os riscos da “interdiscipliridade” A necessidade de associar a formação geral com os conteúdos das partes opcionais A importância das parcerias para a educação técnica – custos, culturas organizacionais, professores

23 Conclusões Os problemas são muito mais amplos do que a legislação, mas a legislação ruim atrapalha Não será fácil passar do sistema atual para o novo – podem faltar e sobrar professores, nem sempre os alunos terão as opções que querem, etc – mas é preciso começar...

24 Muito obrigado!


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