A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente: Fabio Leal – Eldorado do Sul Vice-Presidente Leonar Jonas ( Maninho ) – Arroio dos Ratos

3

4 Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir. O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.

5 Estimular o plantio de árvores, a reciclagem de lixo, a coleta seletiva, o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos como cascas, folhas e talos; assim como o desenvolvimento de cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos e nessas soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.

6

7

8

9

10

11 Breve introdução ao Saneamento Básico Desde a idade antiga o homem aprendeu, através de suas experiências, que água contaminada, lixo e outros resíduos eram possíveis transmissores de doenças, e que isto influia diretamente na qualidade e expectativa de vida dos habitantes. Assim ele começou a adotar medidas para tratar sua água e livrar-se dos resíduos sejam sólidos ou líquidos. O termo “sanear” vem do latim “sanu” que é tornar saudável, tornar habitável, higienizar, limpar. O saneamento básico é composto por um conjunto de medidas que têm o objetivo de conservar ou melhorar o meio ambiente de uma região, colaborando para manter as condições de higiene e saúde da população. Entre os serviços que compõem esse conjunto, estão o tratamento da água, a coleta e o descarte adequado de resíduos sólidos, a limpeza de vias públicas e a canalização, afastamento e o tratamento de esgotos.

12 Exemplo de esgoto lançado diretamente no curso d’água. Ele é coletado, porém, não recebe o devido tratamento. Exemplo de falta de saneamento básico.

13 Resíduos flutuantes que são descartados inapropriadamente nas ruas e acabam chegando até os cursos d’água.

14 A preocupação com saneamento, ao longo da história, esteve quase sempre relacionada à transmissão de doenças. Entretanto, o crescimento acelerado da população mundial e do parque industrial, o consumo excessivo, o conseqüente aumento na produção de resíduos e o descarte irresponsável desses resíduos no meio ambiente, têm levado a uma preocupação mais abrangente: A escassez dos recursos naturais.

15

16 Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como aquilo que ninguém quer. Porém, precisamos reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados. A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.

17

18

19

20 O PMSS desenvolve inúmeras ações no campo da estruturação dos serviços de saneamento brasileiros, contribuindo para a melhoria da gestão, compreendendo as etapas de planejamento, regulação e fiscalização, e a própria prestação. Além disso, o Programa desenvolve, dentre outros, projetos nas áreas de capacitação, gestão das perdas de água e do uso de energia elétrica, cooperação técnica internacional, e realização de estudos sobre temas relevantes de interesse nacional. Diante desse ambiente institucional, o PMSS contribui, com transparência e responsabilidade, na divulgação de registros documentais que sirvam de inspiração para o desenvolvimento do saneamento brasileiro, por meio de publicações que contemplam temas nos campos legal, institucional, econômico- financeiro, de regulação, financiamento, avaliação de projetos, classificação ambiental, resíduos sólidos, dentre outros. PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO SETOR SANEAMENTO

21

22


Carregar ppt "Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google