A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt"— Transcrição da apresentação:

1 Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
4/25/2017 1:42 PM FORGES Inovação no Ensino da Gestão da Inovação e Estratégia. Uma Aplicação de PBL. Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt © 2007 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.

2 O ensino hoje de administração
Solução de problemas Abstração Qualidade Decisão em conjunto Aproxima vida real Aulas expositivas + Não Palestras ++ Filmes educativos Discussão ++++ Jogos de empresa +++ Estudo de casos FONTE: MARION;MARION, 2006, p. 51.

3 Paulo Freire Defende que a educação não pode ser uma prática de depósito de conteúdos apoiada numa concepção de homens como seres vazios, mas de problematização dos homens em suas relações com o mundo. Por isso, a educação problematizadora fundamenta-se na relação dialógica entre educador e educando, que possibilita a ambos aprenderem juntos, por meio de um processo emancipatório.

4 O processo de ensino para J. Dewey
- Uma compreensão de que o saber é constituído por conhecimento e vivências que se estabelecem de forma dinâmica, distante da previsibilidade das idéias anteriores. - Alunos e professor detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo. O professor possui uma visão sintética dos conteúdos, os alunos uma visão sincrética, o que torna a experiência um ponto central na formação de conhecimento, mais do que os conteúdos formais. - Uma aprendizagem essencialmente coletiva, assim como é coletiva a produção do conhecimento.

5 Métodos de Ensino PBL e da Problematização
Experiência leva à junção de dois métodos . da Problematização . BPL (Problem Based Learning)

6 PBL (aprendizado baseado em problemas)
Criado por John Dewey. É um método baseado em problemas. Um método de aprendizado centrado no aluno. Tem o problema como elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento. Problem Based Learning (PBL) também conhecido no Brasil por ABP – Aprendizado baseado em problema. Vico

7 A técnica do PBL Apresenta-se um problema aos alunos que, em grupos organizam suas idéias, tentam defini-lo e solucioná-lo com o conhecimento que já possuem; Por meio de discussão, os alunos levantam e anotam questões de aprendizagem (learning issues) acerca dos aspectos do problema que não compreendem; Os alunos priorizam as questões de aprendizagem levantadas e planejam quando, como, onde e por quem estas questões serão investigadas para serem posteriormente partilhadas com o grupo; Quando os alunos se reencontram, exploram as questões de aprendizagem anteriores, integrando seus novos conhecimentos ao contexto do problema; e Depois de terminado o trabalho com o problema, os alunos avaliam o processo, a si mesmos e seus pares de modo a desenvolverem habilidades de auto-avaliação e avaliação construtiva de colegas, imprescindíveis para uma aprendizagem autônoma eficaz.

8 PBL – 7 passos 1. Leitura do problema, identificação e esclarecimento de termos desconhecidos; 2. Identificação dos problemas propostos pelo enunciado 3. Formulação de hipóteses explicativas para os problemas identificados; 4. Resumo das Hipóteses; 5. Formulação dos objetivos de aprendizado. 6. Estudo individual dos assuntos levantados nos objetivos de aprendizado. 7. Retorno ao grupo tutorial para rediscussão do problema frente aos novos conhecimentos adquiridos .

9 4/25/2017 1:42 PM Na Gestão Estratégica e Inovação PROBLEMA: Podemos, por exemplo, usar o Método PBL para conhecer a estratégia de algum setor. © 2007 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.

10 Problema Usando a classificação da Booz & Co. :
Need Seekers são organizações que buscam antecipar as necessidades dos clientes. Market Readers são aquelas organizações que procuram aperfeiçoar e trazer melhorias no que já existe no mercado. Tech Drivers organizações que se aproveitam da tecnologia, tanto para aperfeiçoar o que já existe, quanto para promover mudanças mais profundas.

11 Atividades geradoras de conhecimento
Fonte: Leonard-Barton, 1992

12 Metodologia da Problematização
Características A primeira referência a essa metodologia é o Método do ARCO, de Charles Maguerez, do qual é conhecido o esquema apresentado por Bordenave e Pereira (1982). Nesse esquema constam 5 (cinco) etapas que se desenvolvem a partir da realidade ou de um recorte da realidade. Vico

13 Problematização Cinco etapas: Observação da Realidade; Pontos-chave;
Teorização; Hipóteses de Solução; e Aplicação à Realidade (prática). Vico

14 PBL – Os sete passos em outras palavras:
1- Esclarecer termos e conceitos desconhecidos. 2- Definir o problema. 3- Analisar o problema baseado em conhecimentos prévios. 4- Resumir as conclusões. 5- Formular metas de estudo. 6- Auto-aprendizado. 7- Dividir conhecimentos com o grupo.

15 Vamos à Experiência

16 PROPOSTA DE ENSINO Primeira experiência, disciplina do Programa de Pós Graduação em Administração, Gestão Estratégica e Inovação. 16 encontros com 180 minutos cada. Além do professor, a classe conta com ex-aluno, recém doutorado, 2 doutorandos e 8 mestrandos. Após 3 apresentações, a classe foi dividida em 2 grupos. Cada grupo escolheu um setor de estudo e um problema a ser investigado. Questionários foram utilizados para a monitoração e avaliação.

17 Considerações Finais Dificuldades;
Mix de metodologias; Muitas manifestações; Avaliação; Entrosamento problemático entre os alunos; Muita ênfase em estudo de caso; Todos são detentores de experiências próprias que podem ser aproveitadas no processo. Uma abordagem essencialmente coletiva, contribuindo para índice maior de sucesso.

18 OBRIGADO PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google