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Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

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Apresentação em tema: "Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
GOVERNANÇA EM TI Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Apelido: Alexandre Cordel /gtalk: Site: Celular: (81)

3 Definindo um Gerente de TIC
É o executivo encarregado de todo o processamento de informação da organização; Responsável pelos projetos, desenvolvimento e operações da área de TIC; Tem a responsabilidade de explicar aos gestores a complexidade e transformações da indústria de TIC nestes últimos anos; Justificar novas despesas é seguramente a parte mais difícil das suas tarefas;

4 Definindo um Gerente de TIC
É (ou pelos menos deveria ser) envolvido na criação de novas oportunidades de negócio através da TIC; É denominado atualmente como CIO (Chief Information Officer); Colaborando com outros executivos, o CIO encontra-se freqüentemente perto do núcleo de desenvolvimento de negócio dentro da organização.

5 Explicando algumas siglas
Chief Executive Officer Chief Financial Officer Chief Operation Officer Chief Information Officer

6 O que faz um gerente de TIC?
Consultor de e-Business, além de responsável por manutenção, integração, operações e segurança Objetivos estratégicos MUDANÇAS E FLEXIBILIDADE TRANSFORMAÇÃO Marketing & Vendas Finanças Papel do Gerente de TIC Capital Humano Compras Produção Contabilidade Técnico para instalação de rede, hardware e software, entre diversos departamentos Suporte a redes e comunicação da empresa

7 Exemplo de um bom alinhamento
Objetivos da empresa Estratégia de TIC Estratégia do Time CRM(*) Ações do Time CRM Ações do Gerente TIC Crescimento da lucratividade de clientes existentes Crescimento de 2% do market share(**) a cada 4 meses Expansão do mercado global, além de presença nacional Reduzir o custo de processa-mento de transações Desenvolver soluções de suporte a CRM Parceria com provedores globais de e-commerce Investir em desenvolvimento de ferramentas de CRM para força de vendas em campo Estabelecer uma parceria estratégica com acompanhamento de vendas da empresa Revisar opções e implementar novas ferramen-tas Revisar uma lista curta de potenciais parceiros, selecioná-los e contratar um primeiro e segundo fornecedor Treinar força de venda nas novas ferramentas Identificar e selecionar os líderes do projeto Facilitar o desenvolvimento do critério de busca por ferramentas e fornecedores Prover alguns da força de venda com treinamento em como treinar (multiplicadores) (*) CRM – Customer Relationship Managent (**) Market Share – Fatia ou participação no mercado

8 Avaliação 1. Como CIO (Chief Information Officer) da empresa na qual você trabalha, em trios, elabore um Plano de Ação baseado na ferramenta 5W3H. 2. Realize um brainstorming para alinhar a estratégia e objetivos de TIC 3. Sugiram ferramentas que possam auxiliar o processo de memória organizacional e aprendizagem/retenção do capital intelectual da organização.

9 Contexto CEO MKT & VENDAS COMPRAS RH TEC FINANÇAS CIO QUALIDADE
SUPORTE GP GP TIME TIME TIME TIME

10 Níveis Organizacionais
Estratégico Tático/Gerencial Gerencial Operacional Execução

11 PDCA

12 Balanced Scorecard

13

14 Objetivo Estratégico “Ser até 2010 uma organização líder de transformação social, orientada para a civilidade no trânsito, através da educação, de iniciativas cidadãs, da valorização do servidor e do usuário, consolidando sua credibilidade, eficiência, facilidade de acesso virtual e excelência no atendimento.”

15 Indicadores

16 Metas

17 Ações

18 Indicadores de Desempenho

19 Indicadores de Desempenho

20 Desdobramento em Plano de Ação

21 Matriz RACI

22 Matriz RACI Matriz de responsabilidades R.A.C.I - definição e como usar.  RACI é uma ferramenta utilizada para atribuição de responsabilidades, dentro de um determinado processo, projeto, serviço ou mesmo no contexto de um departamento / função. É referenciada por diversas boas práticas de mercado, tais como ITIL e COBIT. 

23 Matriz RACI R: Responsável por executar uma atividade (o executor);
A Sigla RACI significa: R: Responsável por executar uma atividade (o executor); A: Autoridade, quem deve responder pela atividade, o dono (apenas uma autoridade pode ser atribuída por atividade); C: Consultado, quem deve ser consultado e participar da decisão ou atividade no momento que for executada; I: Informado, quem deve receber a informação de que uma atividade foi executada.

24 Matriz RACI

25 Exemplo Matriz RACI

26 Exemplo Matriz RACI

27 Passo-a-passo PROBLEMA: Elaborar uma Estratégia para aprimorar o Plano de Ação em caso de problemas, incidentes, riscos, etc. Brainstorming para definição de uma estratégia a ser adotada; Mapeamento do Processo de Negócio (Workflow) que estabelece a Estratégia para o Plano de Ação. Organizar as etapas do processo a ser gerenciado passa-a-passo Estruturar o WBS para controle da execução das ações. Diante dos Objetivos Estratégicos estabelecer Metas, Indicadores e Ações (Plano de Ação) Elaborar Plano de Ação - cada ação apresenta seu respectivo 5W3H (Planilha Excell). Produzir a Matriz RACI


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