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REDAÇÃO OFICIAL PROF. ALEXANDRE DE BRITO RODRIGUES

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Apresentação em tema: "REDAÇÃO OFICIAL PROF. ALEXANDRE DE BRITO RODRIGUES"— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO OFICIAL PROF. ALEXANDRE DE BRITO RODRIGUES

2 CARACTERÍSTICAS 1. Conjunto de normas e práticas que devem reger a emissão dos atos normativos e comunicações do poder público, entre seus diversos organismos ou nas relações dos órgãos públicos com as entidades e os cidadãos.

3 CARACTERÍSTICAS 2. A Redação Oficial inscreve-se na confluência de dois universos distintos: a forma – regida pelas ciências da linguagem e o conteúdo – regido pelas normas jurídico-administrativas, impostas à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, nas esferas do poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

4 CARACTERÍSTICAS concisão, formalidade e uniformidade.
3. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

5 CARACTERÍSTICAS 3. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”.

6 CARACTERÍSTICAS 4. IMPESSOALIDADE E OBJETIVIDADE: Os textos oficiais são expressão do poder público e é em nome dele que o emissor se comunica, sempre nos termos da lei e sobre atos nela fundamentados.

7 CARACTERÍSTICAS 4. IMPESSOALIDADE E OBJETIVIDADE: O que interessa é aquilo que se comunica, o conteúdo, o objeto da informação. A impessoalidade contribui para a necessária padronização, reduzindo a variabilidade da linguagem a certos padrões, evitando inúmeras interpretações.

8 CARACTERÍSTICAS OBSERVAÇÕES Não cabe na Redação Oficial: ▪ a presença do “EU”. ▪ a adjetivação (“qualificação” Exprime opinião e evidencie o juízo de valor do emissor). ▪ pontuação expressiva e interjeições (funcionam como índices de envolvimento emocional do redator com o que está escrevendo).

9 CARACTERÍSTICAS 5. FORMALIDADE E PADONIZAÇÃO: ▪ As comunicações oficiais impõem um tratamento polido e respeitoso. ▪ Apresentam padronização uniforme, ou seja, agilizam o andamento burocrático, os despachos e o arquivamento.

10 CARACTERÍSTICAS 6. CONCISÃO E CLAREZA ▪ A concisão, a economia vocabular, a precisão lexical (eficácia do discurso) são pressupostos importantes (comuns também na literatura).

11 OS PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO NA COMUNICAÇÃO OFICIAL

12 Os PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO são usados quando se torna necessário maior formalidade ou cerimônia no trato com o interlocutor. Veja! a) Esta senhora deseja falar-lhe alguns instantes, caro senhor. b) As senhoritas podem aguardar na sala ao lado. c) Vossa Excelência continua na campanha pela eleição?

13 NÃO SE ESQUEÇA! É importante verificar que os verbos sempre ficam na 3ª pessoa (singular ou plural), embora os pronomes de tratamento (sujeitos do texto) se refiram à 2ª. Essa é uma regra importante na concordância do verbo com o tratamento empregado.

14 Outra observação importante é que usamos o pronome de tratamento VOSSA para se referir diretamente à pessoa com quem se fala. Já em relação à forma de tratamento SUA, é empregada na referência à pessoa de quem se fala. a) — Vossa Senhorita não compareceu à reunião dos sem-terra? b) — Sua Eminência, o cardeal, viajou para um Congresso.

15 OS TEXTOS OFICIAIS EXIGIDOS PELO EDITAL UFU 2014/02 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS PARA SERVIDOR PÚBLICO TÉCNICO- ADMINISTRATIVO

16 MEMORANDO ● Forma de correspondência muito comum em empresas e repartições públicas. ● É considerado tanto um exemplo de correspondência oficial quanto comercial.

17 MEMORANDO ● Pode circular interna ou externamente, mas o mais comum é a circulação interna, entre Departamentos ou entre Seções de uma empresa ou de uma repartição.

18 MEMORANDO ● Caracteriza-se pela clareza e concisão.
● Pode ser escrito em papel tamanho ofício ou meio-ofício, de preferência timbrado.

19 MEMORANDO ● Quando externo, pode ser chamado de Oficial e por relacionar-se com o comércio e a Indústria, é também conhecido como Comercial.

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22 O OFÍCIO ● A forma de correspondência mais usada nas repartições públicas. ● É expedido para e pelas autoridades, exceto os Ministros de Estado.

23 O OFÍCIO ● Quanto à sua forma, seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.

24 O OFÍCIO ● Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: a) Nome do órgão ou setor; b) Endereço postal; c) Telefone e endereço de correio eletrônico.

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26 DECLARAÇÃO ▪ É o documento em que se informa, sob responsabilidade, algo sobre pessoa ou acontecimento. ▪ A declaração documenta uma informação prestada por autoridade ou particular. No caso de autoridade, a comprovação do fato ou o conhecimento da situação declarada deve ser em razão do cargo que ocupa ou da função que exerce.

27 DECLARAÇÃO ▪ Declarações que possuam características específicas podem receber uma qualificação, a exemplo da “declaração funcional”.

28 DECLARAÇÃO ESTRUTURA DA DECLARAÇÃO ▪ Título: DECLARAÇÃO. Deve estar centralizado. ▪ Texto: exposição do fato ou situação declarada, com finalidade, nome do interessado em destaque (em maiúsculas ou “caixa alta”) e sua relação com a Câmara – nos casos mais formais.

29 DECLARAÇÃO ESTRUTURA DA DECLARAÇÃO ▪ Local e data. ▪ Assinatura. (nome da pessoa que declara e, no caso de autoridade, função e cargo).

30 EXEMPLO DE DECLARAÇÃO Fonte:

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32 O (ou correio eletrônico), por seu baixo custo e celeridade (rapidez), transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Um dos atrativos da comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

33 O campo “assunto” do formulário de “mensagem” deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental, tanto do destinatário quanto do remetente. Para os arquivos de textos, a serem anexados à mensagem, deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text: (arquivo>salvarcomo>tipodearquivo>formato rich text).

34 Sempre que disponível, deve-se utilizar o recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.


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