A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Conhecimentos na Liderança Educativa (Imperativo Necessário) by “Families and Educators United = Success for all special education students in.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Conhecimentos na Liderança Educativa (Imperativo Necessário) by “Families and Educators United = Success for all special education students in."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Conhecimentos na Liderança Educativa (Imperativo Necessário) by “Families and Educators United = Success for all special education students in the Cape Verde Islands” Praia, 11 e 12 de Novembro Prof. Dr. Julio C. de Carvalho (Doutor em Liderança Educativa)

2 Reconhecimento Embaixada dos EUA & MED de CV Embaixada dos EUA & MED de CV ACA-EUA em particular…… ACA-EUA em particular…… Equipa tecnica de EE do MED Equipa tecnica de EE do MED Colegas da ACA-EUA que ajudaram na tradução de documentos de orientação e procedimentos para Plano de Aprendizagem Individual Colegas da ACA-EUA que ajudaram na tradução de documentos de orientação e procedimentos para Plano de Aprendizagem Individual Principalmente, obrigado a todos aqui presentes Principalmente, obrigado a todos aqui presentes

3 Noticia Li no Jornal Online http://asemana.sapo.cv de 20 Outubro 2013, a seguinte noticia... Li no Jornal Online http://asemana.sapo.cv de 20 Outubro 2013, a seguinte noticia...http://asemana.sapo.cv “As crianças com paralisia cerebral terão a partir de hoje, segunda-feira [21/10/13], um espaço físico garantido pelo Estado.... “As crianças com paralisia cerebral terão a partir de hoje, segunda-feira [21/10/13], um espaço físico garantido pelo Estado.... A medida, que assegura um reforço do apoio do Estado de Cabo Verde à Associação Acarinhar, coincide com o Dia da Paralisia Cerebral, celebrado pela primeira vez em Cabo Verde. A medida, que assegura um reforço do apoio do Estado de Cabo Verde à Associação Acarinhar, coincide com o Dia da Paralisia Cerebral, celebrado pela primeira vez em Cabo Verde.

4 Liderança Educativa Defenição: É um processo de congregar talentos e interesses (educadores, alunos, pais e encarregados de educação, comunidade, etc…) com o objectivo de melhorar a qualidade de ensino/educação Liderança educativa de qualidade é inclusiva e com capacidades para influenciar decisões educacionais em todos os niveis

5 Gerir Conhecimentos Disponiveis Gerir Conhecimento: é um processo dinâmico de localizar, organizar, compartilhar, usar e manter conhecimentos e diversas capacidades que existem nas organizacões Gerir Conhecimento: é um processo dinâmico de localizar, organizar, compartilhar, usar e manter conhecimentos e diversas capacidades que existem nas organizacões Sendo assim, devemos definir, avaliar e gerir capacidades e conhecimentos ao nosso dispor Sendo assim, devemos definir, avaliar e gerir capacidades e conhecimentos ao nosso dispor

6 O que é Conhecimento? Para simplificar, é algo pratico, isto é, é o ato ou efeito de conhecer…. (x, y, z) Para simplificar, é algo pratico, isto é, é o ato ou efeito de conhecer…. (x, y, z) Dados (que recolhemos) Dados (que recolhemos) Informacão ( que seja útil para o avanço e progresso) Informacão ( que seja útil para o avanço e progresso) Eu aprendi que a ciencia tem como objectivo principal, a melhoria da condição humana em todas as suas dimensões Eu aprendi que a ciencia tem como objectivo principal, a melhoria da condição humana em todas as suas dimensões

7 Tipos de Conhecimentos Existem (primariamente) dois tipos: Existem (primariamente) dois tipos: Conhecimento Explicito Conhecimento Explicito Conhecimento Tácito ( unspoken ) Conhecimento Tácito ( unspoken )

8 Cont…. Conhecimento Explicito Conhecimento Explicito Regulamentos Regulamentos Ordens Ordens Procedimentos Procedimentos Processos Processos Factos Factos Resultados/relatorios, etc… Resultados/relatorios, etc…

9 Cont… Conhecimento Tácito (unspoken) Conhecimento Tácito (unspoken) Know-how Know-how Pensamento Pensamento Experiência Experiência Sentimento Sentimento Cultura Cultura

10 Gestao de Conhecimentos: Sua Importancia na liderança Educativa “Re-solve” problemas que foram previamente resolvidos em outras localidades ou tempos. “Re-solve” problemas que foram previamente resolvidos em outras localidades ou tempos. “Re-aprende” uma licão aprendida por alguém/colega. “Re-aprende” uma licão aprendida por alguém/colega. “Re-faz” trabalhos que foram feitos anteriormente. “Re-faz” trabalhos que foram feitos anteriormente.

11 Como Capitalizar Conhecimentos Existentes na liderança Educativa Incorporar Boas Praticas Incorporar Boas Praticas Incorporar Sistema de Arquivos acessiveis a todos os actores (NASA) Incorporar Sistema de Arquivos acessiveis a todos os actores (NASA) Incorporar Grupos de Interesses Comuns Incorporar Grupos de Interesses Comuns

12 Implementacão de Gestão de Conhecimento Novas tecnologias Novas tecnologias Informais “knowledge fairs” Informais “knowledge fairs” Via Conversas “Water cooler” (outside informal talk) Via Conversas “Water cooler” (outside informal talk) Criação de diversas equipas de trabalho Criação de diversas equipas de trabalho

13 Principios de Gestão de Conhecimento Ter a consciencia que conhecimento vem e reside na mente humana. Ter a consciencia que conhecimento vem e reside na mente humana. Par que conhecimento possa ser Compartilhado, requere confiança. Par que conhecimento possa ser Compartilhado, requere confiança. Conhecimento gera/instiga novos comportamentos em termos das coisas que conhecemos Conhecimento gera/instiga novos comportamentos em termos das coisas que conhecemos Devemos encorajar e estimular conhecimentos e nao marginalizar novas ideias e iniciativas (se não for minha não serve) Devemos encorajar e estimular conhecimentos e nao marginalizar novas ideias e iniciativas (se não for minha não serve)

14 Cont…. A liderança Educativa apoia e investe no conhecimento como sendo essencial (Quem sabe Quê para contribuir) A liderança Educativa apoia e investe no conhecimento como sendo essencial (Quem sabe Quê para contribuir) Promove programas pilotos, experimentais. Promove programas pilotos, experimentais. Avalia dados existentes—Quantitativos e Qualitativos (gestão de competencias) Avalia dados existentes—Quantitativos e Qualitativos (gestão de competencias) Ter em conta que Conhecimento é criativo e deve ser encorajado a todos os noveis Ter em conta que Conhecimento é criativo e deve ser encorajado a todos os noveis

15 Implementacão de Gestão de Conhecimento Novas tecnologias servem para armazenagem e trocas de informacão. Novas tecnologias servem para armazenagem e trocas de informacão. Tecnologia não cria conhecimentos e nem garante/promove troca se não existe uma cultura receptiva que apoia esta pratica “Don’t expect software to solve your knowledge problems” Davenport Tecnologia não cria conhecimentos e nem garante/promove troca se não existe uma cultura receptiva que apoia esta pratica “Don’t expect software to solve your knowledge problems” Davenport Por isso, …. Por isso, ….

16 Recomendações Inventariar as competencias da casa Inventariar as competencias da casa Ponderar a viabilidade da implementação de gestão do conhecimento em casa Ponderar a viabilidade da implementação de gestão do conhecimento em casa Criação de pontes em termos de conhecimento com os filhos da casa e outras instituições atraves de convênios, parcerias, protocolos e acordos Criação de pontes em termos de conhecimento com os filhos da casa e outras instituições atraves de convênios, parcerias, protocolos e acordos É fundamental: a criação de um sistema de incentivos as praticas de investigação e estudos cientificos (interdisciplinar) neste novo milenio – caminho que nos conduzirá a sucessos É fundamental: a criação de um sistema de incentivos as praticas de investigação e estudos cientificos (interdisciplinar) neste novo milenio – caminho que nos conduzirá a sucessos E networking E networking

17 Obrigado! Júlio C. de Carvalho, Ph.D. Lowell, Massachusetts, USA


Carregar ppt "Gestão de Conhecimentos na Liderança Educativa (Imperativo Necessário) by “Families and Educators United = Success for all special education students in."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google