A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012."— Transcrição da apresentação:

1 II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012

2 PENSANDO NA SUSTENTABILIDADE DO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE Relacionado à ideia de Comunidade/grupo Colaboração em rede Compromisso, comprometimento Autonomia Aprender e ensinar um com outro Pode-se dizer que um grupo sustentável é aquele que capaz de satisfazer às próprias necessidades, buscando parcerias, apoio, diálogo e oportunidades para retroalimentar o conhecimento individual e coletivo do grupo

3 FORMAÇÃO DA ESCOLA PARA USO DO LAPTOP Curso para professores e gestores (5 módulos – x horas) É necessário, mas não é suficiente para que a tecnologia seja utilizada de forma integrada aos conteúdos curriculares. Construir o PROGITEC (em conjunto professores e gestores) é uma forma de potencializar a repensar uma nova organização da escola e da sala de aula. Mas o PROGITEC ganha vida na ação. SUSTENTABILIDADE AMPLIAÇÃO ( ENVOLVENDO NOVOS PROFESSORES E NOVAS PROPOSTAS) APROFUNDAMENTO E NA INTEGRAÇÃO

4 SITUAÇÃO DO UCA NAS ESCOLAS Professores e gestores 5 módulos do curso Alguns módulos do curso Iniciantes no curso Não participam do curso

5 Alguns módulos do curso Iniciantes no curso Não participam do curso 5 módulos do curso EXEMPLO DE UMA ESTRATÉGIA Juntamente com os formadores ELABORAM UMA ATIVIDADE/PROJETO PARA SER DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA USANDO O LAPTOP E OUTROS RECURSOS (TECNOLÓGICOS OU NÃO) DISPONÍVEIS NA ESCOLA

6 ATIVIDADE/PROJETO Cada escola pode elaborar quantas atividades/projetos desejarem (caráter disciplinar e/ou interdisciplinar); Os professores devem ser encorajados para se juntarem em grupo, formado por aqueles experientes, novatos e mesmo aqueles que não tem interesse em lidar com o Laptop; A ideia é quem sabe ensina (e com isso aprende mais) e o formador atento pode “alimentar” o conhecimento tecnológico de cada um de forma contextualizada e significativa (respeitando o momento de aprendizagem da tecnologia de cada um); Concomitantemente ao desenvolvimento da atividade/projeto o formador pode oferecer pontualmente oficinas específicas oportunizando aos professores ampliar e/ou aprofundar O conhecimento técnico;

7 Mediação do formador: deve ser feita durante o processo, sugerindo encaminhamentos (o olhar externo e intencional do formador pode ter um efeito bastante positivo e encorajador); Registro do processo: formulário a ser preenchido para cada atividade/projeto (SERÁ ENVIADO PARA OS FORMADORES)

8 Projeto Interdisciplinar Tema: Minha cidade Pode envolver várias áreas do conhecimento e uso de recursos do Laptop e outros. O tema pode/deve ser apresentado para os alunos como um desafio. É importante ter clareza dos objetivos pedagógicos para desenvolver atividades complementares (e de suporte para o desenvolvimento do Projeto). É uma forma do aluno aprender-fazendo Professor precisa também ter abertura para incluir questões emergentes que podem ser significativas para o aluno SUGESTÃO DE ATIVIDADE/PROJETO

9 Projeto Interdisciplinar Tema: Minha cidade esse exemplo de Projeto potencializa intercâmbio entre os municípios e Estados SUGESTÃO DE ATIVIDADE/PROJETO A vivência de aprendizagem pode ser rica, mas é necessário o professor estar atento para saber em que momento e como trabalhar a formalização dos conceitos explorados/utilizados no desenvolvimento do Projeto e que fazem parte do currículo daquela determinada série. O projeto pode envolver questões que vão além daquelas previstas no currículo escolar, mas se não houver formalização das questões, o conhecimento do aluno pode fica aquém.

10 Disciplinar Disciplina de Matemática: Usar o software Geogebra para explorar o conceito de Simetria (pode usar material concreto e o software). Outros: Objetos de Aprendizagem, Planilha eletrônica, Squeak ou Scratch Língua Portuguesa + outras disciplinas: combinar com grupos para produzirem histórias envolvendo conteúdos diversos. SUGESTÃO DE ATIVIDADE/PROJETO

11 REGISTRO Sistematização dos conteúdos (técnicos e curriculares) trabalhados, das estratégias utilizadas e das atitudes dos alunos e professores; Socialização da atividade/projeto realizado (por meio virtual (Blog/Portal do Professor.... e em um Evento presencial Intenção é FORMATIVA para todos os envolvidos Uma forma de rever o processo para refletir sobre a prática ATIVIDADE/PROJETO - Interdisciplinar ou Disciplinar


Carregar ppt "II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google