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PublicouThiago Caldas Freire Alterado mais de 8 anos atrás
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INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO PEDRO FARIAS BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SEMANA DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 2015 BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2015
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Inovação é resposta ao atual contexto onde atua as organizações Confiança nas instituições públicas baixa e em queda Pressão social por mudanças Baixa tolerância a erros Dinâmica e complexidade dos problemas Demandas crescentes Recursos escassos
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Como criar um ambiente para inovar? Risco gerenciado Fracasso como oportunidade de aprendizagem Capacidade de adaptação Fragmentação Segurança jurídica Impessoalidade Padronização Objetivos de curto prazo Conexões e Alianças Experimentação Interação Social Visão estratégica Aprendizagem e Adaptação
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Inovação Institucionalidade Serviços Públicos DESAFIO: Promover a inovação em escala e de forma sustentável Ambientes institucionais que viabilizam a experimentação e aprendizagem com foco no cidadão
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Dimensões a considerar Organização e Normas Heterogeneidade e Fragmentação Burocrática → Centros de Governo fortalecidos (coordenação e alinhamento); organização em função dos clientes/eventos de vida Regulações Complexas → revisões (ante, post); simplificação; economia comportamental; audiências públicas Controles formais → apoio à gestão, mais informação, transparência, gestão de risco e partiçipação social
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Exemplos da aplicação deste enfoque Chile: colaboracão da sociedade na fiscalização de obras Colômbia: prestação de contas da uso dos royalties
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Dimensões a considerar Processos Decisórios e Conhecimento Deficit cognitivo → unidades/equipes especializadas; apoio de redes/comunidades Carência de insumos → mobilizar capacidades da sociedade ; melhores estatísticas; mais medição e avaliação Orçamentos tradicionais → facilitação da colaboração e compartilhamento; flexibilidade;“compra de resultados” Exemplos: GovLab (UR e EQ), Medição de Custos (BO e UR)
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Dimensões a considerar Tecnologias Potencial transformador : Big Data; Data anlaytics; Cloud; Mobilidade; Georeferenciação; Redes sociais; Intermet das Coisas; Identificação biométrica; CRMs Altos índices de fracasso em grandes projetos; difícil equilíbrio entre agilidade e segurança/privacidade; déficits de governança digital Novas formas de contratação; Desenvolvimento modular; Soluções compartilhadas e abertas; Investir em governança
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O Caso Uruguaio 2008: criação da AGESIC vinculada à Presidência Capacidade técnica e ferramentas disponíveis a nível central Soluções setoriais subordinadas a estândares comuns Ênfase na multicanalidade e relação com cidadãos Investimentos em conectividade e acesso
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Dimensões a considerar Pessoas Fortes vínculos entre satisfação dos servidores e dos cidadãos Burocracia tradicional → Novos perfis (mais autonomia, solucionadores de problemas) Mais equipes multisiciplinares e diversidade Liderança: visão estratégica; interação com sociedade; generação de ambientes de colaboração; assunção de riscos Baixa Profissionalização Gerencial → Sistemas de Alta Direção
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Mais conexões para superar os múltiplos níveis de fragmentação Medir e diminuir os custos de transação na relação com o Estado Prover e manejar os recursos operativos e de governança necessários
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Conhecimento sobre a inovação aplicada à prestação de serviços centrada nos cidadãos Blog Gobernarte: blogs.iadb.org/gobernarte/ Publicações do BID: https://publications.iadb.org/https://publications.iadb.org/ PARA 2016, CONHECER MAIS … EXPECTATIVAS DO CIDADÃO: MEDIÇÃO E FATORES DETERMINANTES ESCALA E SUSTENTABILIDADE DA CONTRIBUIÇÃO DOS GOV LABS
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OBRIGADO
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