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INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO PEDRO FARIAS BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SEMANA DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 2015 BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2015.

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1 INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO PEDRO FARIAS BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SEMANA DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 2015 BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2015

2 Inovação é resposta ao atual contexto onde atua as organizações Confiança nas instituições públicas baixa e em queda  Pressão social por mudanças  Baixa tolerância a erros  Dinâmica e complexidade dos problemas  Demandas crescentes  Recursos escassos

3 Como criar um ambiente para inovar?  Risco gerenciado  Fracasso como oportunidade de aprendizagem  Capacidade de adaptação Fragmentação Segurança jurídica Impessoalidade Padronização Objetivos de curto prazo Conexões e Alianças Experimentação Interação Social Visão estratégica Aprendizagem e Adaptação

4 Inovação Institucionalidade Serviços Públicos DESAFIO: Promover a inovação em escala e de forma sustentável Ambientes institucionais que viabilizam a experimentação e aprendizagem com foco no cidadão

5 Dimensões a considerar Organização e Normas Heterogeneidade e Fragmentação Burocrática → Centros de Governo fortalecidos (coordenação e alinhamento); organização em função dos clientes/eventos de vida Regulações Complexas → revisões (ante, post); simplificação; economia comportamental; audiências públicas Controles formais → apoio à gestão, mais informação, transparência, gestão de risco e partiçipação social

6 Exemplos da aplicação deste enfoque Chile: colaboracão da sociedade na fiscalização de obras Colômbia: prestação de contas da uso dos royalties

7 Dimensões a considerar Processos Decisórios e Conhecimento Deficit cognitivo → unidades/equipes especializadas; apoio de redes/comunidades Carência de insumos → mobilizar capacidades da sociedade ; melhores estatísticas; mais medição e avaliação Orçamentos tradicionais → facilitação da colaboração e compartilhamento; flexibilidade;“compra de resultados” Exemplos: GovLab (UR e EQ), Medição de Custos (BO e UR)

8 Dimensões a considerar Tecnologias Potencial transformador : Big Data; Data anlaytics; Cloud; Mobilidade; Georeferenciação; Redes sociais; Intermet das Coisas; Identificação biométrica; CRMs Altos índices de fracasso em grandes projetos; difícil equilíbrio entre agilidade e segurança/privacidade; déficits de governança digital Novas formas de contratação; Desenvolvimento modular; Soluções compartilhadas e abertas; Investir em governança

9 O Caso Uruguaio  2008: criação da AGESIC vinculada à Presidência  Capacidade técnica e ferramentas disponíveis a nível central  Soluções setoriais subordinadas a estândares comuns  Ênfase na multicanalidade e relação com cidadãos  Investimentos em conectividade e acesso

10 Dimensões a considerar Pessoas  Fortes vínculos entre satisfação dos servidores e dos cidadãos  Burocracia tradicional → Novos perfis (mais autonomia, solucionadores de problemas)  Mais equipes multisiciplinares e diversidade  Liderança: visão estratégica; interação com sociedade; generação de ambientes de colaboração; assunção de riscos  Baixa Profissionalização Gerencial → Sistemas de Alta Direção

11 Mais conexões para superar os múltiplos níveis de fragmentação Medir e diminuir os custos de transação na relação com o Estado Prover e manejar os recursos operativos e de governança necessários

12 Conhecimento sobre a inovação aplicada à prestação de serviços centrada nos cidadãos Blog Gobernarte: blogs.iadb.org/gobernarte/ Publicações do BID: https://publications.iadb.org/https://publications.iadb.org/ PARA 2016, CONHECER MAIS …  EXPECTATIVAS DO CIDADÃO: MEDIÇÃO E FATORES DETERMINANTES  ESCALA E SUSTENTABILIDADE DA CONTRIBUIÇÃO DOS GOV LABS

13 OBRIGADO


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