A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Programa de Formação Continuada Mídias na Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR MÍDIA NA EDUCAÇÃO, UMA EXPERIÊNCIA NAS CLASSES MULTISSERIADAS NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES-RO Por Claudia Alves Mendes Silva – Orientador Prof. Drd. Sérgio Rodrigues Alves – Ji - Paraná - RO

2 INTRODUÇÃO Educar parece caminhar com a necessidade de fazê-lo de forma atrativa, contextualizada, dinâmica e outros desafios. Com o proliferação das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação, juntamente com a massificação dos Meios de Comunicação (MÍDIAS) e a conseqüente velocidade da informação, o professor se depara com necessidades adicionais em seu ofício, dentre elas: Ser inovador, inclusivo, “multimídia”, articulado com recursos tecnológicos e midiáticos. O tema mídia na educação, uma experiência nas classes multisseriadas no município de Ariquemes - RO, é considerado inovador às educadoras que atuam nessas escolas e precisam ser incluídas digitalmente, lidar com recursos tecnológicos/midiáticos e aplicá-los em sua prática pedagógica. Um grande desafio para quem vive em comunidades distantes dos centros urbanos, o que motivou uma a pesquisa participativa e por conseguinte a aplicação pedagógica.

3 OBJETIVOS Objetivo Geral
Capacitar professoras que atuam no meio rural em classes multisseriadas do município de Ariquemes – RO, para a utilização integrada de alguns Recursos Tecnológicos (Computador e Câmera fotográfica) e Mídias (Rádio, Internet e Jornal Impresso), afim de enriquecer as atividades escolares considerando as peculiaridades das escolas do campo.

4 Objetivos Específicos
Levantar dados da comunidade servida pelas salas multisseriadas, tabulá-los já como forma de familiarizar os cursistas com softwares (planilhas eletrônicas e processadores de textos). Promover a articulação conceitual “educador/recurso tecnológico/conteúdo/educando”, a partir da analise dos resultados da pesquisa contextualizados em propostas de atividades escolares com uso das mídias. Capacitar as educadoras para o uso didático-pedagógico de Mídias e Recursos Tecnológicos na Educação, através de Mini-curso de inclusão digital e Mini-curso de fotografia e vídeo. (“Integração de recursos tecnológicos e mídias”).

5 Objetivos Específicos (continuação)
Promover a articulação prática “educador/recurso tecnológico/conteúdo/educando”, a partir da aplicação dos conhecimentos adquiridos na capacitação (demonstrar entre si atividades usando mídias, considerando a adequação a realidade das escolas em que atuam, conteúdos e currículo escolar). Produzir jornal impresso sobre o trabalho das escolas multisseriadas, e circulá-lo nas escolas e comunidade, para ajudar a construir a identidade das escolas do campo. (“Desafio”).

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Constituição Federal, indica no Art. 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Conforme LEVY (1996, p.16), “A era da informação, atualmente conhecida como sociedade do conhecimento, é caracterizada pela virtualização do ser humano: pelos vetores da flexibilidade, deterioração e rapidez do processo de informação”. De acordo com LDB (Art. 28. p.11): “Na oferta de Educação básica para população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias e a sua adequação as peculiaridades da vida rural e de cada região especialmente”.

7 METODOLOGIA: Caracterização
Tipo de estudo: Aplicação Pedagógica e pesquisa participativa. Local da aplicação: Centro tecnológico da prefeitura municipal de Ariquemes – RO. Período da aplicação: 06/08 a 01/09/2010, totalizando 20 horas (oficinas/mini-cursos). Participantes e critérios de inclusão: Todas as professoras das 11 (onze) salas multisseriadas unidocentes existentes no município de Ariquemes – RO.

8 METODOLOGIA: Fluxo de Procedimentos
LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DAS CURSISTAS Sobre Mídias na Educação. PROBLEMATIZAÇÃO E DISCUSSÃO - Sabem integrar as mídias como recursos didáticos? Se não, por quê? - Que representação eles fazem de mídias? - Quais as mídias impressas são de fácil acesso nas escolas multisseriadas? LEVANTAMENTO DE DADOS DA COMUNIDADE -Cada cursista aplicou questionários (apêndice A) à seus alunos. -Tabulação dos dados , feita conjuntamente pelos cursistas sob a regência da instrutora. salas multisseriadas. - 120 (cento e vinte) alunos. TRANSFORMAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA EM PROPOSTAS DE ATIVIDADES ESCOLARES Articulação conceitual “educador/recurso tecnológico/conteúdo/educando” (Exemplos) Matemática e Geografia = elaborando gráficos e tabelas. História = esboçando uma linha do tempo. Português = redigindo textos informativos, receitas e contos. MINI-CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL Uso didático-pedagógico dos Computadores/Internet. MINI-CURSO DE FOTOGRAFIA E VÍDEO Uso didático-pedagógico de câmeras fotográficas e filmadoras digitais. SIMULAÇÃO DE APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA CAPACITAÇÃO Articulação prática “educador/recurso tecnológico/conteúdo/educando” Demostram entre si atividades usando as mídias , considerando a adequação a realidade das escolas em que atuam, conteúdos e currículo escolar, para fixação dos conhecimentos. AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO OFERTADA A elaboração de jornal impresso sobre as escolas multisseriadas, circulável nas escolas e comunidade, para ajudar a construir a identidade das escolas do campo. Demonstrou-se a autonomia e proficiência dos participantes.

9 RESULTADOS  Objetivo Fator Relacionado
Alcançado (sim/não) Integração de recursos tecnológicos. Computador e câmera fotográfica. Integração de mídias. Rádio, Internet e Jornal Impresso. Enriquecimento das atividades escolares por meio de novos formatos e usos da mídia impressa (mais disponível nas escolas multissereiadas). Jornal escolar (informativo), palavras cruzadas e caça palavras (lúdico-cognitivo). Articulação conceitual e prática dos elementos: “educador/recurso_tecnológico /conteúdo/ educando” percebida em atividades como: -Matemática e geografia = Gráficos e tabelas. -História = Linha do tempo. -Português = Informativos, receitas e contos. Apêndice-B Apêndice-C Superação de desafio “desafio” como forma de avaliação: Elaboração de jornal impresso sobre o trabalho das escolas multisseriadas. Apêndice-E

10 CONCLUSÃO A pesquisa participativa aliada a aplicação pedagógica, propiciou o envolvimento dos alunos e comunidade no processo investigativo. Ao produzir “materiais contextualizados” a realidade das escolas campesinas multisseriadas, a partir da análise dos dados obtidos na pesquisa, gerou-se um incentivo para que as educadoras buscassem a cada etapa dominar com mais segurança os recursos tecnológicos e midiáticos para aplicá-los em sua prática pedagógica. A publicação do trabalho realizado, através do jornal impresso deu consistência ao esforço e a dedicação das pessoas envolvidas no projeto, além de ajudar na construção da identidade das escolas do campo. Acredita-se que essa iniciativa foi um dos primeiros passos das escolas multisseriadas do município de Ariquemes rumo a inclusão das comunidades campesinas no uso consciente das tecnologias disponíveis para enriquecer o trabalho pedagógico.

11 REFERÊNCIAS BRASIL. Lei nº , de 20 de dezembro de Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996, 185º da Independência e 108º da República. BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, 1988. CALDAS, Graça. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p , jan./abr Disponível em < ISSING, Ludwing J. Conceitos básicos de Didática para Multimídia. Disponível em: < > Acesso em 20 out KELLNER, D. A cultura da mídia. São Paulo: EDUSC, 2001. LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed MASETTO, M. T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3 ed. Campinas: Papirus, 2001. SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. Marxismo e educação: debates Contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2005.

12 APÊNDICES

13 APÊNDICES

14 APÊNDICES

15 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Programa de Formação Continuada Mídias na Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR MÍDIA NA EDUCAÇÃO, UMA EXPERIÊNCIA NAS CLASSES MULTISSERIADAS NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES O B R I G A D O! Contatos: CLÁUDIA ALVES MENDES SILVA– Nota: Esta apresentação e o artigo relativo a mesma estão disponíveis em


Carregar ppt "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google