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PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA POR CARACTERÍSTICAS INSTITUCIONAIS Ana Maria de Albuquerque Moreira Faculdade de Educação.

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1 PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA POR CARACTERÍSTICAS INSTITUCIONAIS Ana Maria de Albuquerque Moreira Faculdade de Educação Universidade de Brasília

2 Objetivos Analisar diferenças entre IES públicas e privadas que oferecem os cursos de biologia, engenharia civil, história e pedagogia e que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2008, com relação a características institucionais relevantes neste estudo. Explorar dados das avaliações institucionais como outra possibilidade de interpretação da organização e da gestão das instituições de ensino superior.

3 Cursos selecionados Os cursos analisados são ilustrativos dos quarto campos de conhecimento classificados por Tony Becher (1994; 2001): ciências duras puras (biologia); ciências duras aplicadas (engenharia civil); ciências brandas puras (história), e ciências brandas aplicadas (pedagogia).

4 Características institucionais Qualidade da biblioteca: atualização do acervo de livros e periódicos, suficiência de livros em relação ao número de alunos e instalações para leitura e estudo (IQB). Qualidade das instalações físicas e equipamentos: adequação do espaço pedagógico ao número de estudantes nas aulas práticas, material de consumo adequado ao número de estudantes, equipamentos suficientes ao número de estudantes e qualidade dos equipamentos utilizados nos laboratórios (IQIE). Titulação do corpo docente: número de docentes com doutorado. Regime de trabalho do corpo docente: número de docentes em tempo integral e parcial.

5 Modelo de análise Árvore de classificação do SPSS: geração de grupos com base na importância das variáveis explicativas em relação à variável resposta. Variável resposta: Instituição pública ou privada. Variáveis explicativas: IQB (maior – menor) IQIE (maior – menor) Docentes doutores (maior – menor) Docentes em TP & TI (maior – menor) Região ( sudeste – outras regiões) Tipo de organização acadêmica (universidades – outras IES) OBS: variáveis dummies com base na mediana

6 Biologia

7 Engenharia civil

8 História

9 Pedagogia

10 Conclusões Há maior diversidade – tipos de organização acadêica – distintos – entre as IES privadas. Diversificação institucional como estratégia para expansão – setor privado. Sudeste: maior número de IES privadas. Características institucionais – modelos de gestão e financiamento: IES privadas: maior IQB e maior IQIE & menor número de docentes doutores e em TI e TP. IES públicas: maior titulação docente & menor IQB e menor IQIE.

11 Muito obrigada! Ana Maria de Albuquerque Moreira anamaria@fe.unb.br ana_moreira@hotmail.com


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