A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Institucional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Institucional"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Institucional
Avaliação como instrumento de Política Pública

2 Atende a duas demandas: - Governança institucional
- SINAES

3 Avaliação como instrumento de Política Pública
CONCEPÇÃO Avaliação como instrumento de Política Pública

4 AVALIAÇÃO DAS “DIMENSÕES”
SINAES AVALIAÇÃO DAS “DIMENSÕES” Organização Institucional Corpo SociaL Infra-estrutura física e logística

5 1. Organização Institucional METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
PDI PPI GESTÃO METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

6 Corpo Técnico Administrativo
2. Corpo Social Corpo Docente Corpo Discente Corpo Técnico Administrativo

7 3. Infra-estrutura física e logística
- Instalações Gerais Biblioteca Laboratórios e Instalações Específicas

8 Organização dos trabalhos
Coordenação da Avaliação Reitoria Consultoria UNICAMP Equipe para desenvolvimento da metodologia (DIS) CPA Sub-comissões

9 OBJETIVOS Desenvolver, aplicar e difundir para a UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo - um sistema de avaliação institucional integrado das atividades de ensino, pesquisa e relações com a sociedade (GERAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO +RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PARA O SINAES)

10 Universidade é locus do conhecimento
Avaliação: valoração Universidade é locus do conhecimento Objeto de avaliação é a produção de conhecimentos Qual conhecimento é relevante? TODO

11 Instrumento de avaliação = Valorização
VALORAR TODAS AS FORMAS DE CONHECIMENTO Incorporado nas pessoas Incorporado na produção de C&T&I Incorporado nos fazeres Organização e Gestão da Pesquisa e Relacionamentos com a sociedade (Laboratórios, Hospitais, inserção no sistema de saúde, etc.) Docência Aprendizagem (títulos, carreiras, hierarquias, etc.) Artigos,Tecnologias Patentes,Licenças,etc. (Cientometria, Bibliometria)

12 Plataforma de Avaliação Institucional: Parâmetros
CARÁTER NATUREZA DINÂMICA

13 CARÁTER Qualitativo Quantitativo Dedicação à docência
Capacidade de captação de recursos Eficiência da gestão (laboratório, hospital, projetos) ETC Produção acadêmica em C&T&I (artigos, congressos, cursos, orientações, etc) Trabalho de assistência à saúde ETC

14 NATUREZA CONHECIMENTOS INCORPORADOS EM PRODUTOS CONHECIMENTOS
EM PROCESSO FORMALIZADOS, MENSURÁVEiS TÁCITOS, DE DIFÍCIL MENSURAÇÃO Projetos e programas de pesquisa Instalações ou equipamentos Método de gestão ETC Desenvolvimento de técnicas de pesquisa ainda não consolidadas Nível de interação inter departamental ETC

15 DINÂMICA Fluxo Estoque Capacidade de Formação de RH em saúde
Índice de circulação de conhecimentos Fluxo dos RH para outras regiões Capacidade de assistência à saúde Incorporação de métodos de gestão institucional Produção Acadêmica Geração de RH

16 Instrumento metodológico de avaliação
Hipótese de trabalho Uma metodologia que integre várias dimensões da interface ciência, tecnologia e sociedade, deve ser construída de maneira a considerar dois elementos fundamentais: a) ser participativa, incluindo no processo de avaliação os atores envolvidos nos programas b) considerar as especificidades das diferentes dimensões de avaliação, de forma a preservar suas características essenciais quando da tomada de decisão.

17 Instrumento metodológico de avaliação
Desafios divergência quanto aos critérios que devem ser empregados, sendo muitos deles conflitantes opiniões com graus variados de divergência, decorrentes tanto de viéses técnicos diferenciados como de distintos interesses disponibilidade assimétrica de dados e informações dificuldades de precisar eficiência, eficácia e efetividade das atividades institucionais

18 O instrumento metodológico capaz de suportar o sistema de avaliação deve:
SER MULTI-CRITÉRIO SER MULTI-ATRIBUTO INCORPORAR A DIMENSÃO TEMPORAL TORNAR TANGÍVEIS MUITOS ASPECTOS INTANGÍVEIS DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA À SAÚDE PERMITIR UMA AVALIAÇÃO SISTÊMICA, DINÂMICA, INTEGRATIVA E COMPREENSIVA

19 Continuação... SER GERADO ENDOGENAMENTE
SER INSTRUMENTO DE RESPONSABILIZAÇÃO E NÃO DE COBRANÇA SERVIR COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS capaz de democratizar as tomadas de decisão, tornando-as transparentes SERVIR COMO INSTRUMENTO DE NEGOCIAÇÃO JUNTO AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS DE FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO E PESQUISA

20 SER PONTO DE PARTIDA, E NÃO DE CHEGADA (GERAR INDICADORES...)
Continuação... SER PONTO DE PARTIDA, E NÃO DE CHEGADA (GERAR INDICADORES...) SER CONSTRUÍDO SOB REGRAS DE RIGOR CIENTÍFICO, APRESENTAR FORTE BASE TEÓRICO-CONCEITUAL APOIADA EM LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ASSIM COMO EM EXPERIÊNCIAS REAIS DE AVALIAÇÃO

21 SER ACEITO E INTERNALIZADO PELA COMUNIDADE SER DE SIMPLES UTILIZAÇÃO
Continuação... SER ACEITO E INTERNALIZADO PELA COMUNIDADE SER DE SIMPLES UTILIZAÇÃO REVELAR-SE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM INSTITUCIONAL, DE MODO QUE SEU AGENTES POSSAM EXTRAVASAR ESTA EXPERIÊNCIA PARA OUTRAS ESFERAS DO ESTADO

22 PÚBLICA QUE PERMITA A GESTÃO ESTRATÉGICA DA UNIFESP
REPRESENTAR UMA FERRAMENTA DE POLÍTICA PÚBLICA QUE PERMITA A GESTÃO ESTRATÉGICA DA UNIFESP (MÉDIO E LONGO PRAZOS)

23 Passos para a construção do Modelo Multicritério e Multi-atributo
I. Construir árvore/famílias de critérios II. Verificar interações III. Verificar independência IV. Verificar axiomas (utilidade esperada) V. Atribuir pesos (probabilísticos ou intencionais) VI. Validar o modelo e os pesos VII. Medir indicadores no campo

24 Passos para a construção do Modelo Multicritério e Multi-atributo
O modelo deve apresentar: Adequação cognitiva - passos I, V e VI Adequação formal - passos II, III e IV Para atingir uma situação satisfatoriamente adequada utilizar um procedimento interativo, refazendo os passos imediatamente anteriores sempre que for detectada possibilidade de melhorar a descrição do problema e o entendimento das implicações dos critérios

25 Sobre as famílias de critérios...
- devem ser exaustivas: a família deve ser completa - devem ser mínimas: o modelo deve ser funcional - os critérios não devem ser redundantes - a família deve poder ser decomposta: avaliações parciais - distinguir critérios/objetivos fundamentais das proxies - indicadores e escalas devem ser operacionais no campo

26 TRÊS GRANDES DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO
(ensaio sobre uma árvore de critérios) Organização Institucional Infra-estrutura física e logística Corpo Social Corpo Técnico Administrativo Corpo Docente Corpo Discente Produção C&T&I Dedicação Docência Indicadores Bibliométricos (autoria, co-autoria,etc) Indicadores Cientométricos ETC Nível dos indicadores institucionais Métrica e sistema de agregação

27


Carregar ppt "Avaliação Institucional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google