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RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.

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Apresentação em tema: "RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades."— Transcrição da apresentação:

1 RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades da atenção primária à saúde na promoção de ações de pesquisa e extensão multidisciplinar e de forma integrada, vinculada à interação ensino-seviço-comunidade, servindo como ferramenta de complementação da formação profissional multidisciplinar e coletiva dos acadêmicos das mais diversas áreas do conhecimento da UFRN. Destacam o desenvolvimento das principais atividades que são realizadas pela liga: seminários temáticos periódicos, projetos de extensão, atividades de pesquisa, rodas de discussão, estágios nos serviços de saúde (USF). Todas essas atividades têm o intuito de ressaltar a importância da consolidação do saber e da prática pautados na Saúde da Família e Comunidade enquanto eixo central e estruturador da Estratégia em Saúde da Família, ESF, atual política pública de atenção básica em nosso país. Desde sua fundação, há 1 ano e meio, a LASFACE já desenvolveu estágios supervisionados nas férias em 2 USFs da cidade, promove periodicamente rodas de discussão sobre temas relacionados com a atenção básica ministradas por profissionais convidados que atuam nesta área, realiza anualmente seleção de novos membros, sendo feito, antes da seleção propriamente dita, um curso introdutório sobre a atenção básica e funcionamento da liga ministrado por seus membros para todos aqueles com interesse de fazer parte da mesma. Palavras-Chave: atenção básica, PSF  RESULTADOS  DISCUSSÃO Os cursos de graduação da área da saúde vêm passando por processos de reforma curricular que consideram, na construção do perfil do profissional de saúde, as diretrizes curriculares nacionais, as necessidades sócio-epidemiológicas e realidade sanitária do SUS. Nesta perspectiva a Lasface, fundada em 2008, se propõe em implementar ações no fortalecimento do debate e inserção de estudantes na realidade da ABS desde o início da sua formação, uma vez que a ABS e a ESF são hoje norteadores das políticas públicas de saúde no Brasil..  CONCLUSÕES Os resultados alcançados mostram que a LASFACE tem conseguido cumprir o seu papel, pois vem proporcionando uma maior discussão a respeito das temáticas: saúde da família, multidisciplinaridade e educação popular, ainda tão ignoradas e importantes para o almejado bom funcionamento do SUS.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília/DF, 2006. Disponível em:. Acesso em: 25 setembro 2009.  BRASIL. Ministério da Saúde. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-SAÚDE. Brasília/ DF. Disponível em:. Acesso em: 25 setembro 2009.  CAMPOS, G. W. S.; CHAKOUR, M. & SANTOS, R. C. Análise crítica sobre especialidades médicas e estratégias para integrá-las ao Sistema Único de Saúde (SUS). Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 13(1):141-144, jan-mar, 1997 LASFACE – Fonte de incentivo à Atenção Básica Autor: SILVA, J. R.. Co-autoras: TEIXEIRA, L. A.; TRINDADE, T. R. O.; COSTA, P. M. Professora Orientadora: Nadja de Sa Pinto Dantas Rocha – CCS/DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA  MATERIIAS E MÉTODOS Através de metodologias ativas na construção do processo ensino-aprendizagem que proporcionem o desenvolvimento crítico-reflexivo dos participantes, permitindo uma construção do saber e da prática de forma compartilhada entre discentes, docentes, profissionais de saúde e comunidade em geral, tais como: Estágios em Unidades de Saúde da Família (USF), através do acompanhamento e tutoria das equipes multiprofissionais para o desenvolvimento de suas atividades. Realização dos Ciclos de Debates baseada na metodologia da problematização, em que todos constroem o conhecimento de forma compartilhada e com criticidade, em conjunto com usuários dos serviços de saúde, profissionais da área, e docentes. Elaboração de artigos científicos divulgando os principais resultados vivenciados neste processo, a serem apresentados em Congressos e eventos científicos relacionados ao tema da gestão do cuidado e da formação multidisciplinar. Avaliação da gestão das ações do projeto, monitorando e avaliando as possíveis dificuldades, seus principais resultados e produtos alcançados. Estratégia de formação para atuar como monitores do PET Saúde, possibilitando uma pontuação diferencial no processo seletivo.  INTRODUÇÃO Na área de Saúde há um consistente esforço para a substituição do modelo tradicional de organização do cuidado em saúde, historicamente centrado na doença e no atendimento hospitalar. Nesse sentido, a Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.3 E a expansão e a qualificação da atenção básica, organizadas pela Estratégia Saúde da Família, compõem parte do conjunto de prioridades políticas apresentadas pelo Ministério da Saúde e aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde. Conforme essa realidade, o Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS), instituíram o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e, mais recentemente, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Nesse contexto, a Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular (Lasface) representa uma estratégia de mudança na formação acadêmica, uma vez que valoriza a inserção de estudantes e professores na realidade das unidades de saúde da família. Busca promover o debate crítico reflexivo em torno dos problemas de saúde vigentes, com apropriação de temas relevantes da saúde coletiva e do cuidado integral. Busca a utilização do contexto da atenção primária à saúde na promoção de ações de pesquisa, ensino e extensão multidisciplinar e interação ensino-serviço-comunidade.


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