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PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.

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1 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL) MERCADOS ENVOLVIDOS (HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL) CONCORRENTES (DIRETOS E INDIRETOS) PÚBLICOS ENVOLVIDOS (DECISOR E INFLUENCIADOR) ANÁLISE DE DEMANDA (HISTÓRICO E TENDÊNCIAS) PESQUISA (OBJETIVO DO PROJETO) Análise Situacional: Aula de 30 de março de 2010.

2 Uma empresa ou qualquer projeto em desenvolvimento somente poderá ter sucesso de acordo com sua capacidade de comunicação.

3 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Atenção Interesse Desejo Ação

4 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Qualidades Estruturais Qualidades De Conteúdo Qualidade da comunicação Resposta do público-alvo à comunicação 1. Impacto (Atenção despertada) 2. Atratividade (atenção mantida ao longo da comunicação – 1 vez) 3. Durabilidade (atenção mantida ao longo da comunicação – repetições) 1. Clareza (entendimento dos significados desejados) 2. Relevância (entendimento e identificação pessoal com o conteúdo) 3. Credibilidade (aceitação do conteúdo persuasivo) 1. Lembrança do conteúdo principal (reconhecimento de elementos verbais e visuais) 2. Reprodução do conteúdo principal 3. Manifestação de agrado, prazer em ver, vontade de ver mais, lembrança permanente 1. Interpretação correta da mensagem principal, relações e associações positivas com a mensagem principal 2. Manifestação de interesse e desejo de de estar nas situações apresentadas. 3. Reação receptiva, manifestação de confiança na honestidade das intenções, na veracidade das promessas.

5 COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING Sistema de gerenciamento e integração de todos os elementos de comunicação de marketing, onde haja otimização dos investimentos em comunicação e maximização dos resultados esperados.

6 COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Formado por: Publicidade/Propaganda Venda Pessoal Relações Públicas Assessoria de Imprensa Promoção de Vendas Merchandising Marketing Direto Marketing Digital Eventos Outras formas de comunicação...

7 COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING Sistema de gerenciamento e integração de todos os elementos de comunicação de marketing, onde haja otimização dos investimentos em comunicação e maximização dos resultados esperados. Plano de marketing Plano de Comunicação Integrada Análise da Concorrência Disponibilidade de recursos Definição de Orçamentos

8 PLANEJAMENTO Análise Ambiental Missão/Visão/Valores Objetivos Estratégias

9 Análise Econômica Estudo de mercado, faturamento e verba publicitária Análise Político-Legal Estudo de leis, regulamentações e pressões políticas Análise Social Estudo de cultura e valores Análise Tecnológica Estudo da evolução, inovações e invenções, além de transferência de dados e pesquisa Análise Competitiva Estudo da concorrência, visando encontrar vantagens competitivas PLANEJAMENTO: Análise Ambiental

10 PLANEJAMENTO: Missão/Visão/Valores Declaração, informando a razão pela qual ou para a qual a organização existe ou o projeto de dispõe. O que fazer em relação a produtos e serviços Como agir com os clientes, funcionários e comunidade, expressando seus valores Ajuda a concentrar esforços numa direção comum

11 PLANEJAMENTO: Objetivos Uma vez declarada a missão, fica muito mais fácil definir os objetivos Descrevem resultados pretendidos, posição de mercado, reputação, responsabilidade social, nível de qualidade. Objetivos por escrito Mensuráveis e com tempo definido para sua realização Definem especificamente “quem faz o que e para que” Linguagem simples, de fácil compreensão

12 PLANEJAMENTO: Estratégias Crescimento Aumento de vendas ou participação no mercado Liderança de Custos Esforço na redução de custos Diferenciação Diferencial significativo da organização ou do projeto Foco Concentração na escolha de um ou mais públicos ou mercados Estabilidade Mantém as vendas da fase de crescimento Redução Estabelece a rotatividade, o desinvestimento ou a liquidação É o caminho percorrido para atingir os objetivos.

13 PLANEJAMENTO: Táticas Realizado por todos os departamentos ou profissionais envolvidos, subordinados à diretoria geral da organização ou à coordenação maior do projeto. Também compreende a definição dos objetivos e estratégias no nível tático.

14 PLANEJAMENTO: Operação Compreende os planos de ação e a determinação de quem realizará cada tarefa. Deve ser realizado em todos os setores subordinados ao planejamento tático.

15 1ª ETAPA DO PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA O TCC:

16 Análise Econômica Estudo de mercado, faturamento e verba Análise Político-Legal Estudo de leis, regulamentações e pressões políticas Análise Social Estudo de cultura e valores Análise Tecnológica Estudo da evolução, inovações e invenções, além de transferência de dados e pesquisa Análise Competitiva Estudo da concorrência, visando encontrar vantagens competitivas PLANEJAMENTO Análise Ambiental


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